Meu Lugar Favorito

Desenvolvida por: Jonata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Artes
Temática: Espaços Públicos e Lazer

Esta atividade visa promover a valorização dos espaços públicos como locais de lazer e a expressão individual dos alunos. Inicialmente, cada aluno escolherá um espaço público que considera seu lugar favorito para o lazer, como parques, praças, entre outros. Com o uso de materiais diversificados, como papel, lápis de cor e revistas para recortes, os alunos criarão cartazes que representem esses espaços e as atividades realizadas neles. Esta tarefa permitirá aos estudantes explorarem sua criatividade e habilidades artísticas. Após a criação dos cartazes, haverá uma sessão de apresentação onde cada aluno descreverá o seu local favorito e as razões de sua escolha, promovendo o desenvolvimento das habilidades de falar em público. Essa experiência não apenas enfatiza a importância dos espaços públicos para o lazer, mas também estimula a consciência comunitária e a valorização das áreas de lazer disponíveis na comunidade.

Objetivos de Aprendizagem

Com esta atividade, objetiva-se promover nos alunos a capacidade de observar e descrever características dos espaços públicos que frequentam, identificando suas preferências por determinados lugares para lazer e as atividades que realizam nesses espaços. Além disso, busca-se estimular a expressão individual e a criatividade por meio da criação de cartazes, bem como o desenvolvimento da oratória ao compartilharem suas experiências com a turma. Importante também é a habilidade de reconhecer a importância de espaços de lazer na comunidade, fomentando a valorização e o cuidado com tais locais.

  • Desenvolver a capacidade de observação e descrição de espaços públicos.
  • Estimular a expressão individual e a criatividade na representação de espaços.
  • Promover habilidades de falar em público.
  • Fomentar a valorização dos espaços de lazer na comunidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
  • EF01GE02: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
  • EF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.

Conteúdo Programático

Este projeto enfoca o reconhecimento e a valorização dos espaços públicos enquanto locais de lazer e interação social, explorando a relação das crianças com tais espaços. Os alunos terão a oportunidade de observar e descrever ambientes familiares, refletindo sobre suas experiências e percepções, o que contribuirá para o desenvolvimento de uma consciência comunitária e apreciação pela diversidade de lazeres disponíveis em sua comunidade.

  • Espaços públicos e sua importância para o lazer comunitário
  • Expressão artística e representação de espaços
  • Desenvolvimento da oratória e expressão de ideias

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade se baseia na aprendizagem ativa, incentivando os estudantes a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem. Dessa forma, os alunos estarão engajados na escolha do espaço público, na criação artística do cartaz e na apresentação de suas ideias para a turma. Essa abordagem promove uma experiência imersiva e participativa, na qual os estudantes exploram seus interesses pessoais, desenvolvem habilidades socioemocionais e cognitivas, além de fortalecerem suas capacidades de comunicação e expressão criativa.

  • Escolha individual de espaços públicos para representação
  • Criação de cartazes utilizando materiais diversos
  • Apresentação oral para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a escolha dos espaços públicos e o início da criação dos cartazes. Na segunda aula, os alunos finalizarão seus cartazes e farão as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Escolha do espaço público e início da criação do cartaz.
  • Aula 2: Finalização dos cartazes e apresentações orais.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, observando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a seleção do espaço público até a apresentação para a turma. Será avaliada a capacidade de expressão individual por meio do cartaz, considerando criatividade e composição, bem como a habilidade de comunicação durante a apresentação. Feedback construtivo será fornecido, valorizando o esforço individual e a colaboração com os colegas, incentivando assim a continuação do desenvolvimento das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários papéis de tamanho A3 como base para os cartazes, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, revistas para recorte e cola. Tais materiais estimularão a criatividade dos alunos, permitindo uma ampla gama de expressões artísticas. Além disso, será necessário um espaço amplo para acomodar as apresentações e garantir que todos os alunos consigam visualizar os cartazes e ouvir as falas.

  • Papel A3 para cartazes
  • Lápis de cor, giz de cera e canetinhas
  • Revistas para recorte
  • Cola
  • Espaço para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo