Tempo e Clima ao Meu Redor

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Geografia
Temática: Observação do Tempo e Clima

A atividade 'Tempo e Clima ao Meu Redor' é destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar e compreender os fenômenos do clima e do tempo atmosférico de uma maneira prática e interativa. Ao longo de uma semana, os estudantes serão incentivados a observar, registrar e analisar as mudanças climáticas diárias, utilizando termômetros e higrômetros construídos com materiais simples. Esses instrumentos permitirão aos alunos medir a temperatura e a umidade do ar em diferentes momentos, além de observar as condições do céu e o tipo de nuvens presentes. As anotações diárias feitas pelos alunos serão fundamentais para discutir em sala de aula os padrões e variações observados, comparando-os com condições climáticas de outras partes do mundo. Esta atividade prática não apenas desenvolve habilidades de observação e registro científico, mas também promove a consciência ambiental e a compreensão da influência do tempo e clima em nossas vidas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal desenvolver nos alunos a capacidade de observar, registrar e analisar fenômenos naturais, focando nas mudanças do tempo e clima. Pretende-se, através da metodologia ativa, engajar os alunos em um processo de aprendizagem autônomo, incentivando a curiosidade científica e o pensamento crítico. A prática de medição usando instrumentos simples visa familiarizá-los com o método científico, introduzindo conceitos básicos de meteorologia. Além disso, ao comparar suas observações com informações climáticas globais, os alunos expandirão seus conhecimentos geográficos e sua consciência ambiental, entendendo melhor a dinâmica do planeta Terra.

  • Desenvolver habilidades de observação e registro científico relacionadas ao clima e ao tempo.
  • Incentivar a curiosidade científica e o pensamento crítico.
  • Familiarizar os alunos com o método científico e conceitos básicos de meteorologia.
  • Expandir conhecimentos geográficos comparando dados climáticos locais com globais.
  • Promover a consciência sobre a importância do clima e tempo na vida cotidiana e no meio ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE05: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
  • EF01GE06: Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a exploração do conceito de clima e tempo atmosférico, introdução às ferramentas de medição do clima como termômetros e higrômetros, e práticas de observação e registro do clima. Os alunos aprenderão a identificar diferentes tipos de nuvens e condições climáticas (ensolarado, chuvoso, nublado) e realizarão comparações entre os dados climáticos coletados por eles e por outras regiões do mundo. O debate em sala sobre as observações e comparações realizadas contribuirá para o desenvolvimento de habilidades analíticas e de raciocínio crítico.

  • Conceitos básicos de clima e tempo
  • Introdução às ferramentas de medição climática
  • Práticas de observação e registro do clima
  • Identificação de tipos de nuvens e condições climáticas
  • Comparação entre dados climáticos locais e globais

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada nesta atividade para encorajar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos conceitos de clima e tempo e aprenderão a construir seus próprios termômetros e higrômetros. Posteriormente, serão orientados a observar e registrar as condições climáticas diárias. As observações serão partilhadas e discutidas em sala, promovendo o desenvolvimento de habilidades analíticas e de pensamento crítico. Esta abordagem prática, que combina teoria e prática, visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre os conceitos estudados e incentivar a curiosidade e investigação.

  • Construção de instrumentos de medição do clima (termômetros e higrômetros)
  • Observação diária e registro das condições climáticas
  • Discussão em grupo das observações realizadas
  • Comparação dos dados climáticos com informações globais
  • Reflexão sobre a importância do clima e tempo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos construirão os termômetros e higrômetros, iniciando as observações climáticas. A segunda aula será dedicada à discussão dos dados coletados, análise e comparação com informações climáticas de outras regiões do mundo.

  • Aula 1: Construção de instrumentos e início das observações climáticas.
  • Aula 2: Discussão, análise e comparação dos dados climáticos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da observação e análise dos registros feitos pelos alunos, considerando a frequência e o detalhamento das observações. A participação nas discussões em grupo e a capacidade de fazer conexões entre os dados observados e as condições climáticas globais também serão critérios avaliativos. Será valorizada a capacidade de reflexão sobre a influência do clima e tempo na vida diária e a compreensão da importância da preservação ambiental.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais para a construção dos termômetros e higrômetros caseiros, como garrafas plásticas, álcool colorido, canudos e fita adesiva. Serão utilizados também cadernos ou folhas de papel para o registro das observações, além de acesso à internet para a comparação com dados climáticos globais.

  • Garrafas plásticas, álcool colorido, canudos, fita adesiva
  • Cadernos ou folhas de papel para registros
  • Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo