Exploradores Culturais

Desenvolvida por: Edeval… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Cultura Local

A atividade 'Exploradores Culturais' propõe uma imersão dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental nos aspectos culturais específicos de sua comunidade ou de grupos sociais distintos presentes na sua região. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, a proposta envolve a divisão da turma em grupos, onde cada um escolherá um aspecto cultural para investigar, como comida, danças, festas, ou vestimentas. Os alunos realizarão pesquisas, entrevistas com moradores, e coleta de materiais visuais com o objetivo de construir um conhecimento profundo sobre o tema selecionado. Como culminância do projeto, será organizado um 'Festival Cultural da Sala de Aula', permitindo que cada grupo monte uma pequena exposição para apresentar suas descobertas. Esta apresentação incentiva o desenvolvimento de habilidades de comunicação e pesquisa, além de promover a valorização das diversas expressões culturais da comunidade. A atividade possibilita uma reflexão e debate acerca das semelhanças e diferenças culturais observadas, enriquecendo o aprendizado de todos os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade englobam o desenvolvimento da capacidade de investigação e análise crítica dos alunos sobre os aspectos culturais da sua própria comunidade ou de outras culturas presentes em sua região. Busca-se promover uma valorização das diferenças, estimular a curiosidade intelectual e fortalecer as habilidades de comunicação através de entrevistas e apresentações. Além disso, visa-se fomentar o respeito mútuo e a compreensão sobre como diversos aspectos culturais contribuem para a riqueza do patrimônio cultural e histórico local.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e investigação.
  • Promover a valorização das diversas expressões culturais da comunidade.
  • Estimular a curiosidade e o respeito pelas diferenças culturais.
  • Fortalecer habilidades de comunicação oral e visual.
  • Fomentar a consciência sobre a importância da preservação cultural.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo dos aspectos culturais locais, introduzindo conceitos de cultura, diversidade e patrimônio histórico-cultural. Além disso, envolve o desenvolvimento de habilidades metodológicas de pesquisa, como a realização de entrevistas e coleta de materiais visuais, preparando os alunos para a apresentação de seus projetos no Festival Cultural.

  • Conceitos de cultura e diversidade cultural
  • Métodos de pesquisa e entrevista
  • Análise e apresentação de dados culturais
  • Preparação e realização de uma exposição

Metodologia

A metodologia utilizada incorpora Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Os alunos estarão ativamente envolvidos na pesquisa, coleta de dados e criação de materiais visuais, culminando na realização do Festival Cultural da Sala de Aula. A roda de debate após as apresentações estimulará a reflexão crítica e o compartilhamento de aprendizados.

  • Divisão da turma em grupos de pesquisa
  • Realização de entrevistas com membros da comunidade
  • Coleta e análise de materiais visuais
  • Preparação e realização do Festival Cultural da Sala de Aula
  • Condução de rodas de debate após as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvidas ao longo de 4 aulas de 50 minutos, distribuídas em etapas de planejamento, pesquisa, preparação da apresentação e realização do Festival Cultural.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos de pesquisa.
  • Aula 2: Pesquisa de campo e entrevistas com membros da comunidade.
  • Aula 3: Preparação dos materiais de apresentação e organização do Festival.
  • Aula 4: Realização do Festival Cultural da Sala de Aula e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, baseada na participação ativa, no empenho na pesquisa e coleta de dados, na qualidade e criatividade das apresentações e na contribuição para o debate. Serão avaliadas tanto as habilidades individuais quanto o trabalho em grupo, considerando o respeito aos prazos, a colaboração entre os membros do grupo e a capacidade de síntese e comunicação das informações coletadas. Exemplos específicos de avaliação incluem a análise do material visual produzido, a profundidade e originalidade das pesquisas e o nível de engajamento nas discussões.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso a equipamentos de gravação para entrevistas, materiais para a confecção de displays ou painéis expositivos, acesso à internet para pesquisa e preparação de apresentações multimídia. Será também importante contar com a colaboração de moradores da comunidade dispostos a participar das entrevistas.

  • Equipamentos de gravação (câmeras, gravadores)
  • Materiais para criação de painéis ou exposições
  • Acesso à internet
  • Apoio da comunidade para as entrevistas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo