Cidade Sustentável dos Sonhos

Desenvolvida por: Geders… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Cidades Sustentáveis e Desenvolvimento Urbano

A atividade 'Cidade Sustentável dos Sonhos' tem como objetivo engajar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em um projeto colaborativo de design de uma cidade sustentável. Os alunos trabalharão em grupos para criar maquetes utilizando materiais recicláveis, que representarão uma cidade planejada que integra práticas sustentáveis em sua infraestrutura. O processo pedagógico visa conscientizar os alunos sobre os impactos do crescimento urbano no meio ambiente e como soluções inovadoras podem ser implementadas para mitigar esses efeitos negativos. Durante a atividade, os alunos investigarão temas como poluição, uso responsável dos recursos naturais e inclusão social. Ao final, cada grupo apresentará sua 'cidade dos sonhos', explicando as soluções sustentáveis propostas nas dimensões social, econômica e ambiental. Essa prática estimula o pensamento crítico e sustentável, encorajando os estudantes a serem agentes de mudança em suas comunidades.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade incluem desenvolver a conscientização ambiental dos alunos, estimulando-os a compreender as implicações sociais, econômicas e ambientais do crescimento urbano. Através da construção de maquetes de cidades sustentáveis, os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de geografia e ciências, reforçando conceitos de urbanismo e sustentabilidade.

  • Compreender os impactos negativos do crescimento urbano descontrolado sobre o meio ambiente.
  • Propor soluções criativas e sustentáveis para problemas urbanos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05GE03: Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
  • EF05GE10: Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).
  • EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda as diversas facetas da urbanização e seus impactos nas três dimensões do desenvolvimento sustentável. Os estudantes se aprofundarão no entendimento das características das cidades, as dinâmicas de crescimento e os desafios enfrentados na busca por sustentabilidade.

  • Urbanização e suas consequências.
  • Práticas de sustentabilidade urbana.
  • Desenvolvimento urbano inclusivo e responsável.

Metodologia

A metodologia adotará uma abordagem prática e colaborativa, facilitando o aprendizado ativo e a troca de ideias. Os alunos serão incentivados a aplicar a criatividade e o pensamento crítico na construção de suas maquetes e escolha de soluções sustentáveis.

  • Trabalho em grupo para promover a cooperação e o diálogo.
  • Uso de materiais recicláveis para incentivar a criatividade e a responsabilidade ambiental.
  • Discussões guiadas sobre os desafios urbanos e soluções sustentáveis.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será organizado em três aulas de 40 minutos, totalizando 2 horas. Cada sessão seguirá uma sequência estruturada para garantir que os alunos tenham tempo adequado para explorar, criar e apresentar suas ideias de forma eficaz.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação de grupos.
  • Aula 2: Planejamento e construção das maquetes.
  • Aula 3: Apresentação dos projetos e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação será conduzida de forma holística, considerando tanto o processo quanto o produto final. Os alunos serão avaliados com base na criatividade, aplicação de conceitos sustentáveis e colaboração em grupo. Exemplos de critérios incluem inovação nas soluções apresentadas, clareza na apresentação do projeto e a capacidade de inter-relacionar diferentes dimensões de sustentabilidade na maquete. Além do feedback dos colegas, o professor fornecerá uma análise construtiva de cada apresentação, destacando pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem uma variedade de materiais recicláveis e ferramentas básicas de construção, que permitirão aos alunos explorar de maneira tangível suas ideias de sustentabilidade urbana. Esses recursos auxiliares fornecerão suporte prático para o projeto e permitirão a expressão criativa dos alunos.

  • Materiais recicláveis (papelão, garrafas plásticas, latas, etc.).
  • Ferramentas de corte e fixação (tesouras, cola, fita adesiva).
  • Materiais para apresentação (cartolinas, canetas, cores variadas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo