Tour Pelo Sistema Solar

Desenvolvida por: Marise… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: O Universo e o Sistema Solar

Esta atividade prática permitirá aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental explorar o Sistema Solar utilizando a tecnologia de realidade aumentada ou recursos online interativos. No decorrer da atividade, eles realizarão um 'tour' virtual para conhecer os planetas, suas luas, e características marcantes. A primeira etapa envolve a coleta de informações e curiosidades durante o 'tour' virtual. Em seguida, os alunos serão agrupados e discutirão como podem representar os planetas e suas órbitas utilizando um modelo 3D simplificado, feito de materiais recicláveis. Esses modelos, uma vez completos, serão utilizados para realizar uma apresentação para a classe, incentivando o debate sobre as diferenças e semelhanças entre os diversos corpos celestes do Sistema Solar. Este plano é ideal para integrar tecnologia, ciência e criatividade, além de promover a colaboração entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência imersiva e interativa de aprendizado sobre o Sistema Solar. Por meio do 'tour' pelo Sistema Solar utilizando tecnologia de realidade aumentada ou plataformas online, os estudantes desenvolverão uma compreensão mais profunda dos planetas que compõem o nosso sistema, assim como suas características específicas e as diferenças entre eles. Além disso, a atividade visa promover habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico, enquanto os alunos discutem e implementam formas de representar espacialmente os planetas utilizando materiais recicláveis. Através desta abordagem prática e colaborativa, os alunos não somente adquirirão conhecimento sobre astronomia, mas também sobre sustentabilidade e o valor da reciclagem.

  • Explorar e compreender as características dos planetas do Sistema Solar.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação efetiva.
  • Estimular a criatividade na representação de conceitos científicos de forma tridimensional.
  • Promover a consciência sobre a sustentabilidade e o uso de materiais recicláveis.
  • Fomentar o pensamento crítico por meio da comparação e análise das diferenças e semelhanças entre os planetas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI12 - Selecionar argumentos que reconhecem a Terra como um planeta no sistema solar, que se movimenta no Universo com outros planetas, estrelas e demais corpos celestes.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará conteúdos pertinentes ao estudo do Sistema Solar e da Astronomia. Essencial para a formação básica em ciências, o entendimento do Sistema Solar constitui uma ferramenta valiosa para incitar a curiosidade científica nos alunos, permitindo-lhes não apenas reconhecer a Terra e seus vizinhos planetários, mas também refletir sobre a imensidão e complexidade do universo. A realização de um 'tour' virtual pelo Sistema Solar será um meio eficaz de apresentar estas informações de modo dinâmico e interativo, enquanto a construção de modelos 3D servirá como uma abordagem prática e criativa para solidificar este conhecimento.

  • Conceitos básicos sobre o Sistema Solar e seus componentes.
  • Utilização de tecnologias digitais para exploração espacial.
  • Técnicas para construção de modelos tridimensionais com materiais recicláveis.
  • Debate e análise crítica sobre características dos planetas.

Metodologia

A utilização de metodologias ativas nesta atividade visa engajar os alunos de maneira prática na exploração do Sistema Solar, promovendo uma aprendizagem significativa. Iniciará com um tour guiado por tecnologia de realidade aumentada ou recursos online, permitindo uma exploração interativa e rica em informações dos planetas e suas características. Posteriormente, a discussão em pequenos grupos para troca de ideias e planejamento dos modelos 3D possibilitará a aplicação prática dos conceitos aprendidos, além de desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe. A construção de modelos usando materiais reciclados enfatizará a importância da sustentabilidade. Por fim, a apresentação dos modelos fomentará a capacidade de síntese e articulação dos conhecimentos adquiridos.

  • Tour virtual pelo Sistema Solar usando realidade aumentada ou recursos online.
  • Discussões em grupo para troca de informações e planejamento dos modelos 3D.
  • Construção dos modelos 3D do Sistema Solar com materiais recicláveis.
  • Apresentação dos modelos à classe e discussão sobre as descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicialmente, 20 minutos serão dedicados ao tour virtual pelo Sistema Solar. Na sequência, 15 minutos para discussão em grupos sobre como representar os planetas em modelos 3D. Depois, 15 minutos serão para a construção dos modelos. Os últimos 10 minutos serão para as apresentações e discussões finais sobre o projeto.

  • Aula 1: Tour virtual, discussão em grupo, construção dos modelos 3D e apresentações finais.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante o tour virtual, suas contribuições para a discussão em grupo, a criatividade e o esforço demonstrado na construção dos modelos 3D, e a qualidade e clareza das apresentações finais. Será valorizada igualmente a capacidade de trabalhar em equipe, o uso criativo de materiais recicláveis e a precisão e profundidade do conhecimento demonstrado sobre o Sistema Solar. Exemplos de critérios de avaliação incluem: a precisão das informações partilhadas, a originalidade e funcionalidade dos modelos 3D, e a efetividade da comunicação durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, serão necessários recursos de tecnologia de realidade aumentada ou acesso a plataformas online que permitam o tour virtual pelo Sistema Solar. Além disso, será preciso reunir materiais recicláveis variados (como caixas de papelão, garrafas plásticas, papéis coloridos) para a construção dos modelos 3D, assim como ferramentas básicas de artesanato (cola, tesoura, fita adesiva). Esses recursos, combinados com a orientação e o acompanhamento do professor, proporcionarão uma experiência de aprendizagem rica e envolvente.

  • Tecnologia de realidade aumentada ou acesso a plataformas online para o tour virtual.
  • Materiais recicláveis para a construção dos modelos.
  • Ferramentas de artesanato (cola, tesoura, fita adesiva).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo