Paisagens do Passado

Desenvolvida por: Danilo… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Paisagem e Tempo

Neste plano de aula, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental irão explorar as transformações das paisagens locais ao longo do tempo, a partir de uma atividade que combina pesquisa individual em casa, com a metodologia da Sala de Aula Invertida, e compartilhamento do conhecimento em classe, através de uma Roda de Debate. Os estudantes serão desafiados a investigar como determinadas áreas eram utilizadas no passado e identificar as ações humanas que provocaram mudanças nessas paisagens. A atividade visa desenvolver um senso crítico sobre o impacto das ações humanas no ambiente e promover uma compreensão mais profunda da interação entre sociedade e natureza. Os alunos trabalharão em pequenos grupos para pesquisar, discutir e apresentar suas descobertas, favorecendo a colaboração, o pensamento crítico e a comunicação efetiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos compreendam as dinâmicas de transformação das paisagens locais ao longo do tempo e reconheçam o papel das ações humanas nesses processos. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de comparar as modificações das paisagens nos lugares de vivência em diferentes períodos, analisar o impacto das sociedades, incluindo os povos originários, nas alterações paisagísticas e descrever a relação entre as ações humanas e os ambientes naturais. Este entendimento contribuirá para o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica e o respeito pela diversidade cultural e histórica das paisagens.

  • Comparar as paisagens locais em diferentes períodos históricos.
  • Identificar e analisar as ações humanas que contribuíram para a transformação das paisagens.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação efetiva.
  • Promover a consciência ambiental e o respeito pela diversidade cultural e histórica das paisagens.

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda conceitos fundamentais da Geografia, como paisagem, tempo, espaço, e a interação entre sociedade e natureza. Incorpora uma reflexão crítica sobre o impacto das atividades humanas nas paisagens e promove uma compreensão integrada da importância de preservar o meio ambiente e valorizar o patrimônio cultural e histórico dos locais estudados. Através da metodologia ativa e do aprendizado colaborativo, os alunos são incentivados a se envolverem ativamente no processo de construção do conhecimento.

  • Conceitos de paisagem, espaço e tempo na Geografia.
  • Impacto das ações humanas nas paisagens.
  • Importância da preservação ambiental e patrimônio cultural.

Metodologia

A atividade combina a Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão pesquisas em casa sobre as paisagens locais e as transformações ocorridas, com a metodologia da Roda de Debate em classe, promovendo a troca de informações e discussões críticas. Este formato permite que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado, estimula o pensamento crítico, a argumentação baseada em evidências e o respeito pelas diferentes perspectivas dentro do grupo.

  • Sala de Aula Invertida
  • Roda de Debate
  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa individual

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é planejada para ser executada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão instruídos sobre a tarefa de pesquisa e organização em grupos. No intervalo entre as duas aulas, os alunos realizarão a pesquisa em casa. Na segunda aula, os grupos compartilharão suas descobertas e participarão da Roda de Debate.

  • Aula 1: Instruções e divisão em grupos
  • Intervalo: Pesquisa em casa
  • Aula 2: Roda de Debate e apresentações dos grupos

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de pesquisa individual e colaboração em grupo quanto na participação e contribuição durante a Roda de Debate. Os critérios incluirão a qualidade da pesquisa realizada (clareza e profundidade), a eficácia da comunicação das descobertas, a participação ativa na discussão e o respeito pelas opiniões dos colegas. O professor pode considerar a criação de uma rubrica de avaliação que detalhe os aspectos a serem avaliados, permitindo feedback claro e direcionado.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, será necessário o acesso a recursos digitais para a pesquisa (computadores, internet), imagens das paisagens locais em diferentes períodos, materiais para anotações (cadernos, canetas) e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Recomenda-se também o uso de um quadro ou projetor para as apresentações dos grupos.

  • Computadores com acesso à internet
  • Imagens de paisagens locais
  • Material de anotação
  • Espaço para Roda de Debate
  • Quadro ou projetor

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo