A atividade 'Construindo nosso mapa cultural' pretende engajar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na compreensão mais aprofundada sobre a diversidade cultural e territorial de diferentes grupos sociais no Brasil, tais como povos indígenas, comunidades quilombolas, caiçaras, entre outros. Através da criação colaborativa de mapas culturais, usando materiais simples como cartolinas e marcadores, os estudantes terão a oportunidade de explorar e representar as complexas territorialidades, aspectos culturais, sociais e espaciais dessas comunidades. Esta abordagem prática estabelece uma base para acomodar diversos estilos de aprendizagem e promover a inclusão, permitindo que os alunos expressem suas compreensões de maneira criativa. Após a elaboração dos mapas, uma gincana de perguntas e respostas será organizada, adotando a Aprendizagem Baseada em Jogos, para revisar e consolidar o conhecimento adquirido de maneira dinâmica e interativa.
O principal objetivo desta atividade é promover a valorização e o respeito pela diversidade cultural e territorial das comunidades estudadas, desenvolvendo competências relacionadas ao reconhecimento de suas histórias, direitos e contribuições para a sociedade. Busca-se também desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e trabalho colaborativo, essenciais para o exercício da cidadania consciente e ativa. Além disso, visa-se fomentar a criatividade dos alunos e melhorar as habilidades de comunicação, ao expressarem suas ideias e conhecimentos através dos mapas culturais e na participação da gincana.
A atividade se insere no contexto do estudo das territorialidades e diversidade cultural no Brasil, abordando direitos legais e formas de organização social, econômica e cultural de comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, entre outras. Com ênfase na compreensão crítica e respeitosa dessas diversidades, os alunos serão instigados a investigar e representar a vida, costumes, tradições e conflitos territoriais desses grupos, utilizando-se de recursos visuais e interativos.
A metodologia adotada incita a participação ativa dos alunos por meio da criação de mapas culturais em pequenos grupos, promovendo a colaboração, pesquisa e expressão criativa. A Roda de Debate será utilizada para discutir ideias, esclarecer dúvidas e compartilhar aprendizados ao longo do processo de criação dos mapas. A Aprendizagem Baseada em Jogos entrará em cena através de uma gincana de perguntas e respostas sobre os mapas, incentivando a revisão do conteúdo de maneira lúdica e competitiva.
A atividade será realizada em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, divididos em grupos e começarão a pesquisar e criar seus mapas culturais. A segunda aula será dedicada à finalização dos mapas e realização da gincana de perguntas e respostas.
A avaliação será formativa e contínua, baseando-se na participação individual e em grupo, na qualidade e criatividade dos mapas culturais produzidos, bem como na atuação durante a gincana de perguntas e respostas. Aspectos como pesquisa, colaboração, argumentação e respeito pelas ideias alheias serão igualmente valorizados. Exemplos de atitudes e entregas conforme esperado incluirão a correta identificação e representação dos aspectos culturais das comunidades escolhidas, participação ativa nas discussões e contribuição para o sucesso da equipe na gincana.
Para a realização desta atividade, utilizaremos cartolinas, marcadores coloridos, lápis, borrachas, acesso à internet para pesquisa e qualquer outro material que possa auxiliar na criação dos mapas culturais, como tecidos e papéis coloridos. Além disso, será necessário um espaço adequado para a exposição dos mapas e realização da gincana.
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