Construindo nosso mapa cultural

Desenvolvida por: Waness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Culturas e territorialidades

A atividade 'Construindo nosso mapa cultural' pretende engajar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na compreensão mais aprofundada sobre a diversidade cultural e territorial de diferentes grupos sociais no Brasil, tais como povos indígenas, comunidades quilombolas, caiçaras, entre outros. Através da criação colaborativa de mapas culturais, usando materiais simples como cartolinas e marcadores, os estudantes terão a oportunidade de explorar e representar as complexas territorialidades, aspectos culturais, sociais e espaciais dessas comunidades. Esta abordagem prática estabelece uma base para acomodar diversos estilos de aprendizagem e promover a inclusão, permitindo que os alunos expressem suas compreensões de maneira criativa. Após a elaboração dos mapas, uma gincana de perguntas e respostas será organizada, adotando a Aprendizagem Baseada em Jogos, para revisar e consolidar o conhecimento adquirido de maneira dinâmica e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a valorização e o respeito pela diversidade cultural e territorial das comunidades estudadas, desenvolvendo competências relacionadas ao reconhecimento de suas histórias, direitos e contribuições para a sociedade. Busca-se também desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e trabalho colaborativo, essenciais para o exercício da cidadania consciente e ativa. Além disso, visa-se fomentar a criatividade dos alunos e melhorar as habilidades de comunicação, ao expressarem suas ideias e conhecimentos através dos mapas culturais e na participação da gincana.

  • Reconhecer a diversidade cultural e territorial de diferentes comunidades no Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações.
  • Promover o trabalho colaborativo e a expressão criativa.
  • Fomentar o respeito e a valorização das diversas culturas estudadas.
  • Estimular o uso de metodologias ativas para aprendizagem de conteúdos geográficos e históricos.

Conteúdo Programático

A atividade se insere no contexto do estudo das territorialidades e diversidade cultural no Brasil, abordando direitos legais e formas de organização social, econômica e cultural de comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, entre outras. Com ênfase na compreensão crítica e respeitosa dessas diversidades, os alunos serão instigados a investigar e representar a vida, costumes, tradições e conflitos territoriais desses grupos, utilizando-se de recursos visuais e interativos.

  • Povos indígenas: territorialidades e culturas.
  • Comunidades Quilombolas: história e atualidades.
  • Caiçaras: modo de vida e desafios contemporâneos.
  • Aspectos culturais, sociais e espaciais das comunidades estudadas.
  • Direitos territoriais e legais das comunidades.

Metodologia

A metodologia adotada incita a participação ativa dos alunos por meio da criação de mapas culturais em pequenos grupos, promovendo a colaboração, pesquisa e expressão criativa. A Roda de Debate será utilizada para discutir ideias, esclarecer dúvidas e compartilhar aprendizados ao longo do processo de criação dos mapas. A Aprendizagem Baseada em Jogos entrará em cena através de uma gincana de perguntas e respostas sobre os mapas, incentivando a revisão do conteúdo de maneira lúdica e competitiva.

  • Criação colaborativa de mapas culturais.
  • Roda de Debate para troca de ideias e informações.
  • Pesquisa sobre as comunidades selecionadas.
  • Gincana de perguntas e respostas para revisão do conteúdo.
  • Avaliação reflexiva dos mapas criados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, divididos em grupos e começarão a pesquisar e criar seus mapas culturais. A segunda aula será dedicada à finalização dos mapas e realização da gincana de perguntas e respostas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da criação dos mapas.
  • Aula 2: Finalização dos mapas e realização da gincana.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, baseando-se na participação individual e em grupo, na qualidade e criatividade dos mapas culturais produzidos, bem como na atuação durante a gincana de perguntas e respostas. Aspectos como pesquisa, colaboração, argumentação e respeito pelas ideias alheias serão igualmente valorizados. Exemplos de atitudes e entregas conforme esperado incluirão a correta identificação e representação dos aspectos culturais das comunidades escolhidas, participação ativa nas discussões e contribuição para o sucesso da equipe na gincana.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos cartolinas, marcadores coloridos, lápis, borrachas, acesso à internet para pesquisa e qualquer outro material que possa auxiliar na criação dos mapas culturais, como tecidos e papéis coloridos. Além disso, será necessário um espaço adequado para a exposição dos mapas e realização da gincana.

  • Cartolinas e marcadores coloridos
  • Lápis, borrachas e apontadores
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para decoração dos mapas
  • Espaço adequado para exposição dos trabalhos e realização da gincana

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