Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão convidados a se tornarem detetives geográficos, com a missão de investigar conflitos geopolíticos contemporâneos concentrados na América e na África. Divididos em grupos, cada equipe receberá um pacote de informações contendo detalhes sobre um conflito específico. Utilizando mapas, dados disponíveis online, artigos e outras fontes de informação, os alunos deverão empregar conceitos chave da geografia como Estado, nação, território, governo e país. O objetivo é compreender profundamente as raízes, causas e desenvolvimentos desses conflitos, além de suas implicações atuais no cenário mundial. A culminância do projeto se dará com a criação de um jornal televisivo escolar, onde cada grupo apresentará suas descobertas, simulando um noticiário real que explora o conflito investigado, promovendo assim um debate rico e uma reflexão crítica sobre as tensões globais e seus impactos.
Esta atividade visa desenvolver habilidades analíticas e críticas nos alunos relacionadas à compreensão de conflitos geopolíticos contemporâneos. Através da aplicação de conceitos geográficos fundamentais, os estudantes aprofundarão seu entendimento sobre questões como identidade nacional, soberania territorial e as dinâmicas de poder entre nações. A metodologia ativa e a aprendizagem baseada em projetos fomentam o engajamento ativo dos alunos, incentivando a pesquisa, a colaboração e a comunicação eficaz. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de analisar criticamente os conflitos estudados, reconhecendo suas complexidades e o papel dos diferentes atores envolvidos.
O conteúdo programático aborda os conceitos de Estado, nação, território, governo e país, além de uma investigação detalhada sobre conflitos geopolíticos na América e na África. Os alunos explorarão as causas históricas, sociopolíticas e econômicas desses conflitos, assim como suas implicações globais. Será dada atenção especial às habilidades de pesquisa e análise crítica, essenciais para a compreensão das complexidades desses temas.
Utilizando uma abordagem de aprendizagem baseada em projetos, esta atividade promove o engajamento ativo dos alunos através de pesquisas, trabalho em equipe e uso de tecnologias digitais. A metodologia Atividade Mão-na-massa será aplicada, permitindo que os alunos mergulhem na investigação dos conflitos, manipulando diretamente informações e fontes. As apresentações em formato de jornal escolar possibilitam a prática de habilidades comunicativas, enquanto fomentam a reflexão crítica e o debate entre os alunos.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução dos conceitos chave e a divisão dos grupos, que começarão suas pesquisas. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas investigações e prepararão suas apresentações para o jornal televisivo escolar.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na aplicação dos conceitos geográficos na análise dos conflitos e na apresentação final no jornal televisivo escolar. Serão considerados critérios como profundidade da análise crítica, relevância das informações coletadas, clareza na comunicação e criatividade na apresentação. Feedback construtivo será fornecido para cada grupo, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades de pesquisa e análise crítica dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisas, computadores ou tablets, projetor para as apresentações, além de materiais de apoio como mapas e artigos. A utilização de plataformas online que permitam a colaboração em tempo real também será incentivada, a fim de facilitar o trabalho em equipe e a pesquisa coletiva.
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