Desafio do IBGE: Exploradores de Dados

Desenvolvida por: Lucas … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e suas Tecnologias
Temática: Análise de Dados Estatísticos do Brasil

Esta atividade é projetada para incentivar os alunos a explorarem dados estatísticos atualizados sobre o Brasil, oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de uma abordagem prática e colaborativa. Organizados em equipes, os alunos serão guiados a acessar o site do IBGE, escolher um tema entre os vários disponíveis - como população, educação, saúde, entre outros - e analisar os dados encontrados. Com base nessa análise, cada equipe elaborará uma apresentação, utilizando os dados estatísticos como fonte para argumentar sobre a situação atual do país no tema escolhido. Segue-se uma Roda de Debate, onde cada equipe compartilha suas descobertas e perspectivas, permitindo a confrontação de ideias e a ampliação do entendimento sobre a realidade brasileira. Este exercício visa não somente estimular o pensamento crítico sobre a leitura e interpretação de informações estatísticas, mas também promover a habilidade de argumentação e a capacidade de trabalhar colaborativamente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de competências críticas e analíticas relacionadas à interpretação e argumentação baseada em dados estatísticos, além de aprimorar habilidades colaborativas entre os alunos. Espera-se que, ao final, os participantes tenham uma compreensão ampliada sobre as diferentes realidades do Brasil, conforme mostrado pelos indicadores estatísticos, e que sejam capazes de discutir essas realidades com base em evidências. Além disso, almeja-se que os alunos desenvolvam uma maior fluidez no uso de ferramentas de pesquisa de dados e na elaboração de apresentações argumentativas eficazes.

  • Entender e interpretar dados estatísticos sobre o Brasil.
  • Desenvolver habilidades de argumentação baseada em evidências.
  • Ampliar a capacidade de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular o pensamento crítico sobre as informações estatísticas e sua representação.
  • Aprimorar habilidades de apresentação e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT101 - Utilizar ferramentas físicas ou digitais para construir e interpretar representações gráficas de frequências e de medidas resumo, tais como gráficos de barras, histogramas e box plots, em investigações de natureza estatística.
  • EM13MAT102 - Interpretar e analisar criticamente diferentes tipos de representações de dados (tabelas, gráficos, mapas, infográficos), considerando a fonte dos dados, identificando possíveis manipulações e construindo argumentos com base nessa análise.
  • EM13MAT104 - Analisar dados estatísticos presentes em notícias, artigos, relatórios de pesquisa, utilizando o raciocínio estatístico e probabilístico para avaliar a validade das afirmações.
  • EM13LGG103 - Utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzindo e compartilhando conteúdos e informações.
  • EM13LGG102 - Analisar, de forma crítica e ética, as informações e notícias veiculadas por diferentes linguagens e mídias, desenvolvendo e divulgando produções que integrem diferentes linguagens, a partir de redes de cooperação e colaboração.

Conteúdo Programático

Com base no acesso ao site do IBGE, os alunos entrarão em contato direto com uma vasta gama de informações estatísticas sobre o Brasil. Essa exposição direta aos dados permitirá uma imersão profunda nos contextos social, econômico e cultural brasileiro, por meio da análise de indicadores diversos. O processo de seleção de um tema, análise de dados e preparação de uma apresentação argumentativa é projetado para incentivar os alunos a construir um entendimento crítico das realidades nacionais, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento de competências importante como trabalho em equipe, pesquisa e síntese de informações, e comunicação eficaz.

  • Introdução à estatística e análise de dados.
  • Uso efetivo de ferramentas digitais para pesquisa de dados estatísticos.
  • Interpretação e representação de dados estatísticos.
  • Preparação e apresentação de argumentos baseados em dados.
  • Dinâmicas de grupo e técnicas de debate.

Metodologia

A metodologia empregada tem como eixo central a aprendizagem ativa e colaborativa. Inicialmente, os estudantes serão introduzidos ao site do IBGE e ao conceito de análise de dados estatísticos, seguido de uma divisão em equipes para escolha dos temas. A pesquisa e análise dos dados realizar-se-ão com suporte dos professores. As apresentações serão preparadas utilizando ferramentas digitais apropriadas, seguidas de uma Roda de Debate, que será o momento de compartilhamento dos aprendizados, confrontação de ideias e desenvolvimento do pensamento crítico. Este processo favorece não apenas a compreensão do tema escolhido, mas também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, síntese, argumentação e colaboração entre os pares.

  • Utilização da plataforma do IBGE para pesquisa de dados.
  • Análise e interpretação de dados em equipe.
  • Preparação de apresentações em formatos digitais.
  • Realização de Roda de Debate para discussão dos temas.
  • Feedback e reflexão coletiva pós-debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao site do IBGE, escolha dos temas e início das pesquisas. A segunda aula será dedicada à preparação das apresentações e à realização da Roda de Debate, permitindo a partilha de descobertas e a ampliação das perspectivas sobre a realidade brasileira.

  • Aula 1: Introdução e início da pesquisa de dados.
  • Aula 2: Preparação das apresentações e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como a precisão e relevância da análise de dados, a eficácia e criatividade da apresentação, e a capacidade de argumentação e participação no debate. Cada aspecto será pontuado, permitindo uma avaliação integral da aprendizagem e do desenvolvimento das competências visadas pela atividade. Será dado especial atenção à utilização crítica de dados para construir argumentos e à habilidade de trabalho em equipe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos essenciais para a realização desta atividade incluem acesso a computadores ou dispositivos móveis com conexão à internet, para pesquisa no site do IBGE, além de ferramentas para criação de apresentações digitais, como Google Slides ou PowerPoint. Será também necessário um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, promovendo um ambiente colaborativo e respeitoso.

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet.
  • Plataforma do IBGE para acesso aos dados.
  • Ferramentas digitais para criação de apresentações (Google Slides, PowerPoint).
  • Espaço adequado para a Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo