Esta atividade é projetada para incentivar os alunos a explorarem dados estatísticos atualizados sobre o Brasil, oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de uma abordagem prática e colaborativa. Organizados em equipes, os alunos serão guiados a acessar o site do IBGE, escolher um tema entre os vários disponíveis - como população, educação, saúde, entre outros - e analisar os dados encontrados. Com base nessa análise, cada equipe elaborará uma apresentação, utilizando os dados estatísticos como fonte para argumentar sobre a situação atual do país no tema escolhido. Segue-se uma Roda de Debate, onde cada equipe compartilha suas descobertas e perspectivas, permitindo a confrontação de ideias e a ampliação do entendimento sobre a realidade brasileira. Este exercício visa não somente estimular o pensamento crítico sobre a leitura e interpretação de informações estatísticas, mas também promover a habilidade de argumentação e a capacidade de trabalhar colaborativamente.
O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de competências críticas e analíticas relacionadas à interpretação e argumentação baseada em dados estatísticos, além de aprimorar habilidades colaborativas entre os alunos. Espera-se que, ao final, os participantes tenham uma compreensão ampliada sobre as diferentes realidades do Brasil, conforme mostrado pelos indicadores estatísticos, e que sejam capazes de discutir essas realidades com base em evidências. Além disso, almeja-se que os alunos desenvolvam uma maior fluidez no uso de ferramentas de pesquisa de dados e na elaboração de apresentações argumentativas eficazes.
Com base no acesso ao site do IBGE, os alunos entrarão em contato direto com uma vasta gama de informações estatísticas sobre o Brasil. Essa exposição direta aos dados permitirá uma imersão profunda nos contextos social, econômico e cultural brasileiro, por meio da análise de indicadores diversos. O processo de seleção de um tema, análise de dados e preparação de uma apresentação argumentativa é projetado para incentivar os alunos a construir um entendimento crítico das realidades nacionais, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento de competências importante como trabalho em equipe, pesquisa e síntese de informações, e comunicação eficaz.
A metodologia empregada tem como eixo central a aprendizagem ativa e colaborativa. Inicialmente, os estudantes serão introduzidos ao site do IBGE e ao conceito de análise de dados estatísticos, seguido de uma divisão em equipes para escolha dos temas. A pesquisa e análise dos dados realizar-se-ão com suporte dos professores. As apresentações serão preparadas utilizando ferramentas digitais apropriadas, seguidas de uma Roda de Debate, que será o momento de compartilhamento dos aprendizados, confrontação de ideias e desenvolvimento do pensamento crítico. Este processo favorece não apenas a compreensão do tema escolhido, mas também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, síntese, argumentação e colaboração entre os pares.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao site do IBGE, escolha dos temas e início das pesquisas. A segunda aula será dedicada à preparação das apresentações e à realização da Roda de Debate, permitindo a partilha de descobertas e a ampliação das perspectivas sobre a realidade brasileira.
A avaliação será baseada em critérios como a precisão e relevância da análise de dados, a eficácia e criatividade da apresentação, e a capacidade de argumentação e participação no debate. Cada aspecto será pontuado, permitindo uma avaliação integral da aprendizagem e do desenvolvimento das competências visadas pela atividade. Será dado especial atenção à utilização crítica de dados para construir argumentos e à habilidade de trabalho em equipe.
Os recursos essenciais para a realização desta atividade incluem acesso a computadores ou dispositivos móveis com conexão à internet, para pesquisa no site do IBGE, além de ferramentas para criação de apresentações digitais, como Google Slides ou PowerPoint. Será também necessário um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, promovendo um ambiente colaborativo e respeitoso.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula