Esta atividade prática envolve a construção de uma estação meteorológica caseira por alunos do 1º ano do Ensino Médio, utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso. O objetivo é promover o entendimento sobre os fenômenos meteorológicos e o impacto destes no cotidiano, além de incentivar a prática da sustentabilidade e a inovação no processo de aprendizagem. Grupos de alunos pesquisarão sobre instrumentos meteorológicos básicos - como termômetros, pluviômetros, anemômetros e barômetros - e desenvolverão versões simplificadas desses instrumentos. Após a construção, os grupos serão responsáveis por coletar dados climáticos na área da escola durante uma semana. Os dados recolhidos serão posteriormente apresentados e comparados com as informações fornecidas por estações meteorológicas profissionais. Essa comparação tem como propósito não apenas verificar a precisão dos instrumentos construídos mas também proporcionar uma compreensão mais profunda da importância e influência dos elementos climáticos no cotidiano.
O objetivo desta atividade é duplo: primeiramente, visa fornecer aos alunos conhecimentos práticos sobre a meteorologia, através do estudo e da construção de instrumentos meteorológicos simples. Em segundo lugar, busca-se fomentar a consciência ambiental e a prática da sustentabilidade, por meio da reutilização de materiais recicláveis na construção dos instrumentos. Com isso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades em pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e inovação, além de uma melhor compreensão da influência do clima em suas vidas e na sociedade como um todo.
O conteúdo programático abrange o estudo dos elementos básicos da meteorologia, incluindo a compreensão e a medição dos principais fenômenos climáticos. Além disso, há uma forte ênfase na sustentabilidade, demonstrada pela reutilização de materiais recicláveis na construção dos instrumentos meteorológicos. A atividade também proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos de ciências em um contexto prático, melhorando assim seu entendimento sobre a ciência como um todo.
Utilizaremos a metodologia ativa na execução desta atividade, onde os alunos serão os protagonistas de seu próprio aprendizado. Trabalhando em grupos, eles realizarão pesquisas, construirão os instrumentos meteorológicos e coletarão dados climáticos, seguindo uma abordagem hands-on. Esta metodologia promove a aprendizagem através da experiência direta e favorece o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe e o pensamento crítico.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em 2.0 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos farão pesquisa sobre os instrumentos meteorológicos e iniciarão sua construção. Na segunda aula, serão finalizados os instrumentos e planejada a coleta de dados.
A avaliação será baseada na participação e engajamento dos alunos em todo o processo da atividade, na qualidade e criatividade dos instrumentos meteorológicos construídos, assim como na precisão e apresentação dos dados coletados. A forma como os grupos realizam a comparação entre os dados coletados e os dados de estações profissionais também será levada em consideração. Será estimulado o feedback entre os grupos para promover a melhora contínua e o aprendizado colaborativo.
Os materiais necessários para a atividade incluem diversos itens recicláveis como garrafas plásticas, tubos de cartão, e outros materiais de fácil acesso que serão utilizados na construção dos instrumentos meteorológicos. Também será necessário acesso à internet para a pesquisa sobre como construir os instrumentos e sobre dados meteorológicos de estações profissionais para comparação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula