A atividade Mapa-Mundi Interativo: Desbravando Fronteiras é uma proposta pedagógica que visa engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma aprendizagem ativa e colaborativa. Através desta atividade, os estudantes serão chamados a trabalhar em grupos para investigar, desenhar e debater sobre as fronteiras políticas atuais do mundo. Eles começarão com um mapa-mundi sem nenhuma fronteira demarcada, cabendo a eles a tarefa de pesquisar e identificar não apenas os limites territoriais entre os países, mas também territórios disputados e áreas de conflito internacional. Utilizando ferramentas digitais para acessar as informações mais recentes, os alunos desenvolverão habilidades críticas e técnicas, desde a leitura de dados geográficos até o uso ético e consciente de fontes de informação. Ao final do projeto, cada grupo apresentará um seminário para explicar as decisões tomadas durante o processo de desenho das fronteiras, os desafios enfrentados e suas conclusões sobre a importância dos territórios e suas disputas no contexto global atual.
Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento de competências ligadas à análise crítica da formação e transformação de territórios, a habilidade de utilizar ferramentas digitais e linguagens cartográficas para comunicar ideias complexas, e o fomento do entendimento sobre a importância dos territórios e das fronteiras no mundo atual. Os alunos aprenderão a trabalhar em equipe, a buscar e validar informações com ética e a apresentar argumentos de forma coesa e persuasiva através de um seminário. Esta atividade visa também sensibilizar para as questões de conflitos territoriais e a complexidade por trás das linhas que dividem países no mapa, promovendo uma visão global e crítica sobre geopolítica e relações internacionais.
O conteúdo programático da atividade abordará conceitos fundamentais da geografia política, com ênfase em territórios, territorialidades, fronteiras e conflitos internacionais. Além disso, os alunos serão introduzidos a técnicas de pesquisa online e avaliação de fontes, fomentando o uso ético da informação. As habilidades de leitura e interpretação de mapas serão aprofundadas, assim como o desenvolvimento da capacidade de apresentar argumentos e informações de forma estruturada durante o seminário.
A metodologia da atividade será centrada na Aprendizagem Baseada em Jogos, com alunos divididos em grupos para estimular a colaboração e o engajamento através de desafios práticos. Inicialmente, será feita uma introdução aos temas e objetivos da atividade, seguida de uma fase de pesquisa e construção do mapa, utilizando recursos digitais. O processo incluirá debates intermediários para troca de ideias e esclarecimentos. A culminação será a apresentação de seminários, onde cada grupo exibirá o seu trabalho, promovendo não apenas a exposição das informações coletadas mas também a defesa de pontos de vista e conclusões alcançadas.
A atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos cada, organizadas da seguinte maneira: na primeira aula, ocorrerá a introdução aos objetivos e à metodologia da atividade, além do início da pesquisa. Na segunda aula, os alunos continuarão a pesquisa e iniciarão o desenho das fronteiras no mapa. A terceira e última aula será destinada à finalização dos mapas e à preparação dos seminários.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o processo de pesquisa e elaboração do mapa, na qualidade e precisão das informações apresentadas nos mapas, e na clareza e persuasão dos argumentos no seminário. Será considerado o uso ético das fontes e a capacidade de trabalhar em equipe. Cada grupo receberá um feedback construtivo que enfatizará os pontos fortes e as áreas a melhorar. A avaliação será formativa, visando o desenvolvimento das competências definidas como objetivos de aprendizagem da atividade.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a computadores com internet para a pesquisa, mapas-mundi sem fronteiras para cada grupo, materiais de escritório para desenho das fronteiras, e eventualmente, acesso a softwares de design gráfico para a elaboração mais precisa dos mapas. Além disso, será importante disponibilizar uma lista de fontes confiáveis de informações geopolíticas e geográficas para orientar a pesquisa dos alunos.
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