O Caminho das Mercadorias

Desenvolvida por: Joel D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geopolítica mundial e relações internacionais
Temática: Globalização e Comércio Internacional

O objetivo da atividade 'O Caminho das Mercadorias' é explorar as rotas comerciais internacionais e entender os impactos econômicos e sociais das trocas comerciais entre países. Inicialmente, os alunos participarão de uma palestra sobre globalização e comércio internacional, onde conceitos básicos serão introduzidos e discutidos. A compreensão do fluxo de mercadorias será aprofundada através da criação de um diagrama que ilustra o percurso de uma mercadoria, identificando os agentes envolvidos, como produtores, transportadores e consumidores finais. A discussão sobre barreiras comerciais e protecionismo visa desenvolver o pensamento crítico dos alunos, promovendo a análise sobre como tais aspectos influenciam o comércio global. A atividade culminará em uma roda de debate, promovendo uma reflexão crítica sobre as vantagens e desvantagens do comércio globalizado, incentivando os alunos a aplicarem seus conhecimentos na discussão sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais envolvidos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula visam promover uma compreensão holística e crítica sobre as rotas comerciais e seus impactos. Os alunos deverão ser capazes de analisar e criticar as dinâmicas globais, reconhecendo os agentes e as barreiras que influenciam o comércio. Além de fomentar o pensamento crítico, busca-se desenvolver competências práticas, como a criação de diagramas e a participação ativa em debates. A prática dessas habilidades prepara os alunos para compreender complexidades do mundo real, onde esses fatores interagem constantemente. Importante ressaltar que tais objetivos estão alinhados com os princípios orientadores da Base Nacional Comum Curricular, incentivando a formação de cidadãos conscientes e participativos.

  • Explorar rotas comerciais internacionais
  • Analisar impactos econômicos e sociais das trocas comerciais
  • Criar diagramas de percurso de mercadorias
  • Debater sobre barreiras comerciais e protecionismo
  • Refletir sobre vantagens e desvantagens do comércio globalizado

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS201: Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
  • EM13CHS204: Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange temas centrais para a compreensão das relações internacionais contemporâneas, como a globalização, o fluxo de mercadorias e a interdependência econômica entre os países. Os alunos serão introduzidos à análise crítica das dinâmicas comerciais e às variadas formas de intervenção estatal, como as barreiras comerciais e o protecionismo. Além disso, será incentivada a reflexão sobre os impactos sociais e ambientais do comércio global, auxiliando na formação de visões críticas e embasadas sobre o tema. Este conteúdo não apenas apresenta teorias e conceitos, mas também os conecta com o contexto atual, valorizando o conhecimento integrado.

  • Introdução à globalização e comércio internacional
  • Análise do fluxo de mercadorias e agentes envolvidos
  • Barreiras comerciais e protecionismo
  • Impactos sociais e econômicos do comércio global
  • Debate sobre vantagens e desvantagens do comércio globalizado

Metodologia

As metodologias utilizadas nesta atividade englobam aulas expositivas, atividades práticas e discussões em sala de aula invertida. Na primeira aula, os alunos participarão de uma palestra para adquirir conhecimentos teóricos necessários como base para as próximas atividades. Em seguida, aplicarão o aprendizado na prática, criando diagramas que exemplifiquem fluxos comerciais de mercadorias. A sala de aula invertida será empregada para permitir que os alunos estudem previamente materiais sobre barreiras comerciais, promovendo uma discussão mais rica e informada. A atividade final envolverá uma roda de debate, promovendo o protagonismo dos estudantes e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

  • Aula Expositiva
  • Atividade Mão-na-massa
  • Sala de Aula Invertida
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em quatro aulas de 60 minutos, cada uma, com atividades progressivas para o desenvolvimento das competências e objetivos de aprendizagem esperados. A primeira aula consiste em uma introdução teórica através de uma aula expositiva sobre globalização e comércio internacional. Na segunda aula, os alunos desenvolverão um diagrama representando o fluxo de uma mercadoria, integrando conhecimento teórico e prático. A terceira aula adota o modelo de sala de aula invertida, estimulando alunos a pesquisarem previamente sobre barreiras comerciais e protecionismo para, então, discutirem suas percepções em aula. Por fim, a quarta aula será dedicada a uma roda de debate sobre comércio globalizado, permitindo que os alunos expressem suas análises e opiniões de maneira estruturada e crítica. Isso promove o reforço do aprendizado, habilidades de comunicação e pensamento crítico.

  • Aula 1: Introdução à globalização e comércio internacional
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Globalização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma introdução ao conceito de globalização. Peça aos alunos que compartilhem suas ideias iniciais sobre o que entendem por globalização. É importante que, ao apresentar o tema, incorpore exemplos atuais e relevantes que ajudem a ilustrar a interconexão global. Utilize recursos visuais, como gráficos ou imagens, para apoiar a explicação. Observe se os alunos demonstram compreensão básica do conceito.

    Momento 2: Palestra sobre Comércio Internacional (Estimativa: 20 minutos)
    Realize uma exposição sobre comércio internacional, explicando os principais aspectos como importação, exportação, e balança comercial. Utilize slides ou vídeos curtos para tornar a apresentação mais dinâmica e visual. Permita que os alunos façam perguntas ao longo da apresentação para esclarecer dúvidas. Avise que tomarão notas durante a palestra, o que facilitará a discussão posterior e as etapas seguintes da sequência didática.

    Momento 3: Interação e Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Forme pequenos grupos e incentive os alunos a discutirem entre si sobre como a globalização afeta suas vidas diárias. Dê exemplos de produtos do dia a dia e fale sobre sua origem internacional. Como forma de avaliação, permita que cada grupo compartilhe uma reflexão ou uma descoberta nova com a turma. Isso fomentará a análise e a troca de ideias. Monitore as discussões e forneça feedback imediato quando necessário.

    Momento 4: Síntese Coletiva e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Finalize a aula promovendo uma reflexão coletiva sobre o que foi discutido. Questione os alunos sobre o que aprenderam de mais relevante e como esses conhecimentos podem ser aplicados no entendimento de questões econômicas atuais. Proporcione um momento para que expressem suas opiniões sobre os principais benefícios e desafios decorrentes da globalização. A participação ativa dos alunos será um bom indicador de aprendizagem e engajamento.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, é essencial criar um ambiente acessível e acolhedor. Considere utilizar recursos de apoio, como legendas nos vídeos e mídias visuais de boa qualidade para alunos com dificuldades auditivas ou visuais. Ofereça uma transcrição dos materiais apresentados para facilitar o acompanhamento. Durante as discussões, incentive os alunos a se expressarem de maneiras alternativas, como por meio de desenhos ou por escrito. Estimule a cooperação entre pares, possibilitando que os alunos se ajudem mutuamente nas atividades.

  • Aula 2: Criação de diagrama sobre fluxo de mercadorias
  • Momento 1: Introdução à Atividade de Diagramação (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos o objetivo da atividade: criar um diagrama que ilustre o fluxo de uma mercadoria desde sua produção até seu consumo final. Utilize exemplos claros para ilustrar a importância de compreender o caminho das mercadorias. É importante que você apresente os principais elementos a serem considerados no diagrama, como produtores, transportadores e consumidores. Garanta que os alunos entendam o que é esperado da atividade.

    Momento 2: Pesquisa e Planejamento do Diagrama (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos trabalhem em pares ou pequenos grupos para pesquisar a trajetória de uma mercadoria específica, usando recursos como livros, artigos ou a internet. Incentive-os a identificar os principais envolvidos e etapas do processo. Durante essa etapa, observe se os alunos conseguem identificar corretamente os elementos necessários para o diagrama. Ofereça suporte e sugestões conforme necessário, ajudando-os a buscar fontes confiáveis.

    Momento 3: Criação do Diagrama (Estimativa: 20 minutos)
    Cada grupo deverá começar a criar seu diagrama utilizando papel ou ferramentas digitais disponíveis na escola. Oriente os alunos a serem claros e objetivos em suas ilustrações, garantindo que todos os elementos identificados sejam incluídos. Incentive a criatividade e originalidade. Circule pela sala e ofereça feedback imediato, destacando pontos fortes e áreas de melhoria nos diagramas.

    Momento 4: Apresentação e Discussão dos Diagramas (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos grupos que apresentem seus diagramas brevemente para a turma. É importante que cada grupo explique suas escolhas e o raciocínio por trás das conexões feitas em seu diagrama. Facilite uma discussão coletiva sobre os diferentes caminhos e agentes apresentados, promovendo uma análise crítica. Avalie a compreensão dos alunos com base na clareza de suas explicações e na capacidade de justificar suas escolhas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Garanta que todos os materiais digitais tenham alternativas em formato impresso para alunos que possam ter dificuldades no uso de tecnologia. Forneça suporte adicional para estudantes que precisem de ajuda na pesquisa, disponibilizando uma lista de sites confiáveis ou materiais impressos. Considere a possibilidade de formatos de apresentação alternativos, como verbalizar a apresentação, para alunos que encontram dificuldades na escrita ou uso de ferramentas digitais. Estimule a acessibilidade ao promover a cooperação entre os pares, incentivando o apoio mútuo durante as atividades.

  • Aula 3: Discussão sobre barreiras comerciais e protecionismo
  • Momento 1: Introdução à Sala de Aula Invertida (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula informando os alunos sobre o conceito de Sala de Aula Invertida. Destaque que eles já tiveram acesso a materiais de pré-estudo sobre barreiras comerciais e protecionismo e que agora a aula será focada em discussão e aprofundamento. Oriente-os a terem em mãos anotações e dúvidas dos materiais previamente estudados.

    Momento 2: Discussão em Duplas sobre Pré-Estudo (Estimativa: 15 minutos)
    Peça para os alunos se organizarem em duplas para discutir o que entenderam dos materiais pré-estudados. Instrua-os a fazer perguntas entre si e a compartilhar insights sobre barreiras comerciais e protecionismo. É importante que você circule pela sala, ouvindo as discussões e oferecendo esclarecimentos quando necessário. Utilize esse momento para avaliar a compreensão inicial dos alunos.

    Momento 3: Apresentação de Casos Reais (Estimativa: 15 minutos)
    Projete ou distribua um caso recente de barreiras comerciais envolvendo países reais. Peça para que cada dupla analise os impactos desse caso tanto para os países envolvidos quanto para os consumidores. Após a leitura, permita que cada dupla compartilhe suas análises com a turma. Durante as apresentações, faça intervenções pontuais para conectar os casos com conceitos teóricos. Avalie o entendimento através da qualidade das análises e das justificativas apresentadas pelos alunos.

    Momento 4: Discussão Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Promova uma discussão coletiva sobre os diferentes tipos de barreiras comerciais e as razões por trás do protecionismo. Questione os alunos sobre os impactos sociais e econômicos dessas práticas e incentive-os a considerar diferentes perspectivas, como as de produtores locais versus consumidores. Use perguntas abertas para fomentar o debate e observe a habilidade dos alunos em argumentar e escutar ativamente.

    Momento 5: Reflexão Final e Síntese (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula com uma reflexão em grupo sobre como as barreiras comerciais influenciam o comércio global. Peça que os alunos apontem as ideias mais importantes discutidas e como essas podem ser aplicadas em questões econômicas atuais. Avalie a participação e o engajamento dos alunos durante o processo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os materiais de pré-estudo estejam disponíveis em formatos acessíveis, como PDFs com opções de leitura em voz alta. Durante as discussões, encoraje a comunicação por escrito ou desenhos para aqueles que se sentem mais confortáveis dessa forma. Garanta que todos os casos apresentados também estejam disponíveis em formato digital para alunos que possam ter dificuldades visuais. Proponha que os alunos trabalhem com colegas de apoio caso haja necessidade de assistência durante as atividades. Mantenha-se atento a sinais de que algum aluno precise de apoio adicional, estando disponível para orientações extra quando necessário.

  • Aula 4: Debate sobre vantagens e desvantagens do comércio globalizado
  • Momento 1: Introdução ao Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve introdução à atividade do debate, explicando suas etapas e objetivos. Apresente aos alunos as regras básicas do debate, garantindo que compreendam a importância do respeito às opiniões alheias e da argumentação baseada em dados e evidências. Distribua pautas de debate que contenham tópicos sugeridos, como benefícios econômicos, impactos sociais e questões ambientais. É importante que os alunos se familiarizem com essas pautas e tenham clareza sobre como será dividido o tempo de fala de cada grupo ou participante.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Pesquisa Rápida (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em grupos de tamanhos iguais, garantindo uma distribuição equilibrada de habilidades e conhecimentos. Dê a cada grupo a tarefa de defender ou criticar aspectos do comércio globalizado especificados previamente. Permita que realizem uma pesquisa rápida para reforçarem seus argumentos, utilizando artigos acadêmicos e relatórios disponibilizados. É crucial que os alunos anotem pontos-chave para seus argumentos e respostas a possíveis contra-argumentos. Durante esse momento, observe se todos os alunos estão engajados e distribua seu tempo de assistência uniformemente, ajudando grupos a encontrar boas fontes de informação.

    Momento 3: Realização do Debate (Estimativa: 25 minutos)
    Dê início ao debate, seguindo a ordem previamente estabelecida, com um grupo apresentando seus argumentos e o outro respondendo, e assim por diante. É importante que você atue como mediador, assegurando que o tempo de fala de cada grupo seja respeitado e que o ambiente do debate seja mantido colaborativo e respeitoso. Sugira intervenções quando houver pausas prolongadas ou quando um argumento não estiver claro. Incentive os alunos a utilizarem dados concretos e exemplos práticos para embasar suas falas. Avalie a capacidade dos alunos de formular argumentos sólidos, a clareza na comunicação e o respeito demonstrado pelas ideias adversárias.

    Momento 4: Reflexão e Síntese Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma reflexão coletiva sobre o debate realizado. Pergunte aos grupos sobre as principais dificuldades enfrentadas e o que aprenderam com seus colegas. Estimule a classe a refletir sobre como o comércio globalizado impacta suas próprias comunidades e vidas. Permita que os alunos compartilhem insights pessoais sobre possíveis soluções para problemas identificados durante o debate. Utilize este momento para fornecer um feedback construtivo aos alunos com base no desempenho observado durante todo o processo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para promover a inclusão, assegure-se de que as pautas de debate distribuídas aos alunos estejam disponíveis em formatos acessíveis, como documentos com recursos de leitura de áudio. Durante a realização do debate, garanta que alunos mais tímidos ou que precisem de um pouco mais de assistência tenham oportunidades estruturadas para participar, como falando por último ou recebendo apoio de colegas. Considere a possibilidade de uso de cartões de comunicação para aqueles que enfrentam dificuldades na fala. Fique atento a sinais de desconforto ou exclusão por parte de qualquer aluno e esteja pronto para intervir de maneira gentil e construtiva. Encoraje um ambiente respeitoso e acolhedor para todas as participações.

Avaliação

A avaliação será diversificada, combinando métodos formativos e somativos adaptados às habilidades desenvolvidas durante a atividade. O objetivo é avaliar a compreensão dos conceitos, a aplicação prática e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Como opção, um dos métodos será uma avaliação formativa contínua através de feedbacks nas atividades práticas, onde serão avaliadas a precisão e a criatividade dos diagramas criados. Os critérios incluirão a capacidade de identificar corretamente os agentes e etapas das rotas comerciais. Outro método incluirá a avaliação das contribuições dos alunos no debate final, considerando a clareza de expressão, argumentação lógica e a interconexão entre os tópicos discutidos. A flexibilidade da avaliação permite a inclusão de feedback construtivo, adaptando critérios para alunos com necessidades específicas e promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo.

  • Avaliação formativa contínua nas atividades práticas
  • 1. Objetivo da Avaliação:
    A avaliação formativa contínua nas atividades práticas tem como objetivo monitorar e apoiar o desenvolvimento do aluno em relação aos objetivos de aprendizagem relacionados ao comércio internacional e globalização. Essa avaliação busca identificar o nível de compreensão dos alunos sobre o fluxo de mercadorias, barreiras comerciais e o impacto do comércio globalizado. Além de verificar a capacidade dos alunos de aplicar conceitos teóricos em atividades práticas, a avaliação formativa foca no desenvolvimento de habilidades sociais, como a comunicação efetiva, a cooperação em grupo e o pensamento crítico.

    2. Critérios de Avaliação:
    Os critérios para avaliação incluem a participação ativa nas atividades, a capacidade de trabalhar em grupo, a aplicação correta e criativa dos conceitos teóricos nas atividades práticas, e o desenvolvimento efetivo de diagramas e outras representações visuais. Será avaliado também o engajamento dos alunos em discussões e debates, bem como a habilidade de fazer conexões entre o conteúdo estudado e situações do cotidiano e contextos globais.

    3. Sistema de Pontuação:
    A pontuação será de 0 a 100, distribuindo-se da seguinte forma: Participação e Engajamento: 30 pontos, Trabalho em Grupo: 20 pontos, Aplicação dos Conceitos Teóricos: 20 pontos, Desenvolvimento de Representações Visuais: 20 pontos, Habilidade Crítica e Reflexiva nas Discussões: 10 pontos.

    4. Rubricas de Avaliação:
    Critério 1: Participação e Engajamento
    Avalia a contribuição dos alunos nas atividades práticas e discussões em sala de aula.
    Pontuação:
    5 pontos: Participa ativamente e sempre traz novas perspectivas.
    4 pontos: Participa regularmente, contribuindo de maneira significativa.
    3 pontos: Participa ocasionalmente, mas com contribuições relevantes.
    2 pontos: Participação mínima, com contribuições raras.
    1 ponto: Não participa ou suas contribuições são irrelevantes.

    Critério 2: Trabalho em Grupo
    Avalia a habilidade dos alunos de colaborar eficazmente com seus colegas.
    Pontuação:
    5 pontos: Demonstra excelente cooperação e liderança em sua equipe.
    4 pontos: Trabalha bem com os outros, mostrando boa cooperação.
    3 pontos: Participa do grupo com alguma cooperação, mas de forma limitada.
    2 pontos: Cooperação limitada e dificuldades em interagir em grupo.
    1 ponto: Não coopera ou dificulta o trabalho do grupo.

    Critério 3: Aplicação dos Conceitos Teóricos
    Avalia a capacidade de aplicar conhecimentos teóricos em atividades práticas.
    Pontuação:
    5 pontos: Aplica conceitos com precisão e inovação.
    4 pontos: Aplica conceitos corretamente, com algumas inovações.
    3 pontos: Aplica conceitos corretamente, mas de forma limitada.
    2 pontos: Demonstra pouca compreensão dos conceitos.
    1 ponto: Não aplica corretamente os conceitos teóricos.

    Critério 4: Desenvolvimento de Representações Visuais
    Avalia a clareza e a precisão das representações visuais criadas pelos alunos.
    Pontuação:
    5 pontos: Cria diagramas claros, completos e originais.
    4 pontos: Cria diagramas completos, mas com pouca originalidade.
    3 pontos: Cria diagramas com informações básicas e algumas lacunas.
    2 pontos: Diagramas incompletos ou incorretos.
    1 ponto: Não cria diagramas ou cria representações incorretas.

    Critério 5: Habilidade Crítica e Reflexiva nas Discussões
    Avalia a capacidade de analisar criticamente e refletir sobre os tópicos discutidos.
    Pontuação:
    5 pontos: Demonstra pensamento crítico profundo e reflete sobre várias perspectivas.
    4 pontos: Bom nível de análise crítica e reflexão.
    3 pontos: Demonstra algum pensamento crítico, mas de forma limitada.
    2 pontos: Reflexão superficial e pouco crítica.
    1 ponto: Não demonstra capacidade de análise crítica nas discussões.

    5. Adaptações e Inclusão:
    Para garantir a equidade, a avaliação será adaptada para atender alunos com necessidades específicas. Recursos adicionais, como tempo extra, materiais em formatos acessíveis e opções de apresentação alternativa (escrita, verbal ou visual), serão disponibilizados. A colaboração entre alunos será incentivada para promover um ambiente inclusivo, onde todos possam contribuir de forma significativa, respeitando as diferenças de ritmo e estilo de aprendizado.

  • Feedback nas contribuições do debate final

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados na atividade foram selecionados para enriquecer o aprendizado enquanto incentivam a autonomia dos alunos. Materiais multimídia, como vídeos e apresentações em slides, serão usados nas aulas expositivas para facilitar a compreensão sobre globalização e comércio. Mapas e ferramentas digitais como softwares de diagramação ajudarão na criação visual dos fluxos de mercadorias. Para as pesquisas antes da aula invertida, os alunos terão acesso a artigos acadêmicos e relatórios em plataformas online. Além disso, a roda de debates utilizará materiais como pautas e guias de debate para orientar a discussão de forma organizada e equilibrada, garantindo que cada estudante tenha espaço para contribuir.

  • Materiais multimídia (vídeos, apresentações)
  • Mapas e ferramentas digitais para diagramação
  • Artigos acadêmicos e relatórios
  • Pautas e guias de debate

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos a importância de garantir que todo aluno tenha a melhor experiência de aprendizado possível. Embora não haja condições ou deficiências específicas identificadas para esta turma, sugerem-se estratégias inclusivas que não onerem o professor e que sejam aplicáveis a qualquer contexto educacional. Materiais visuais e textuais de alta qualidade são essenciais para alcançar diferentes estilos de aprendizado. Ferramentas de colaboração digital podem ser utilizadas para potencializar o trabalho em grupo e envolver todos os alunos. Orientações como feedback individual e adaptativo abordam as necessidades diversas dos alunos, além de incentivar o apoio ao desenvolvimento pleno de cada um. Ao observar sinais de dificuldades, o professor pode ajustar a abordagem, além de comunicar com as famílias para fortalecer a colaboração educativa.

  • Utilização de ferramentas digitais colaborativas
  • Oferecimento de feedback individual e adaptativo
  • Incorporação de materiais visuais e textuais diversos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo