ONU em Ação: Mapeando Intervenções Globais

Desenvolvida por: George (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia, História e Ciências Sociais
Temática: Missões de paz e intervenções da ONU

Esta atividade prática visa envolver os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma imersão nos esforços globais de manutenção da paz e intervenções humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU). Os estudantes serão divididos em grupos e irão explorar, por meio de pesquisa em casa seguindo o modelo de Sala de Aula Invertida, diversas missões de paz e intervenções realizadas pela ONU em diferentes momentos e locais ao redor do mundo. Utilizando mapas-múndi, sejam eles físicos ou digitais, cada grupo identificará e marcará os locais específicos de atuação da ONU, elaborando um relatório que abrange o contexto histórico, objetivos, resultados alcançados e desafios enfrentados em cada missão. A apresentação destes mapas e relatórios em sala de aula promoverá uma discussão enriquecedora sobre o impacto e a importância das ações globais da ONU, favorecendo a compreensão crítica dos alunos sobre temas complexos como conflitos internacionais, diplomacia, direitos humanos e esforços de reconstrução pós-conflito.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem fomentar a compreensão crítica sobre o papel da ONU nas relações internacionais e em esforços de manutenção da paz global, desenvolver habilidades de pesquisa e análise de fenômenos geopolíticos complexos, incentivar a capacidade de trabalho em equipe, e promover a aplicação prática de conhecimentos de geografia e história através do mapeamento e análise de intervenções globais. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos estejam mais aptos a compreender as nuances e desafios das missões de paz e intervenções humanitárias, e como estes esforços se inserem no contexto maior das relações internacionais e do direito internacional humanitário.

  • Compreender o papel e impacto das missões de paz e intervenções da ONU
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica sobre conflitos internacionais e esforços humanitários
  • Promover habilidades de trabalho em equipe e colaboração
  • Aplicar conhecimentos teóricos de geografia e história no mapeamento de eventos globais
  • Desenvolver uma consciência global sobre questões de paz, segurança e direitos humanos

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará as estruturas e objetivos da ONU, histórico e importância de suas missões de paz e intervenções humanitárias ao redor do mundo. Serão explorados casos específicos de intervenção, seus contextos históricos, desafios enfrentados e resultados obtidos. Através de uma perspectiva geográfica, os alunos entenderão a distribuição geográfica dos conflitos e áreas de atuação da ONU, destacando a interconexão entre eventos globais e as ações internacionais para a manutenção da paz e segurança mundial.

  • História das Nações Unidas e seu papel nas relações internacionais
  • Principais missões de paz e intervenções humanitárias da ONU
  • Análise de estudos de caso específicos de intervenção da ONU
  • Mapeamento e análise geográfica de conflitos e ações da ONU
  • Discussão sobre os desafios e resultados das missões de paz e intervenções

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade, combinando Sala de Aula Invertida e Mão-na-massa, possibilita um aprendizado ativo por meio da pesquisa em casa e aplicação prática em sala. Os alunos, organizados em grupos, realizarão pesquisas prévias sobre diferentes missões de paz e intervenções da ONU, selecionando informações chave para apresentação. Em sala, cada grupo utilizará mapas para visualizar e discutir as áreas de atuação da ONU, proporcionando um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo, onde o compartilhamento de conhecimento e a discussão em grupo são incentivados.

  • Pesquisa individual ou em grupo sobre as missões de paz e intervenções da ONU
  • Aplicação do conceito de Sala de Aula Invertida com tarefas domiciliares
  • Marcação e análise em mapas-múndi das áreas de intervenção
  • Apresentações em grupo para compartilhar resultados da pesquisa
  • Discussões em sala estimuladas pelas apresentações, guiadas pelo professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 4 horas, divididas em 6 aulas de 40 minutos. As primeiras duas aulas serão destinadas à introdução do projeto e orientações para a pesquisa. A terceira e quarta aulas serão dedicadas à pesquisa em casa, seguindo o formato da Sala de Aula Invertida. Na quinta aula, os alunos apresentarão suas pesquisas e mapeamentos em sala. A sexta aula será reservada para discussões finais, reflexões e avaliação da atividade.

  • Aula 1 e 2: Introdução ao projeto e orientações para a pesquisa
  • Aula 3 e 4: Pesquisa em casa - Sala de Aula Invertida
  • Aula 5: Apresentações dos grupos e marcação no mapa
  • Aula 6: Discussão, reflexão e avaliação da atividade

Avaliação

A avaliação será baseada no engajamento dos alunos durante a pesquisa e a apresentação, a qualidade e profundidade da análise histórica e geográfica das missões de paz e intervenções da ONU, assim como a capacidade de trabalhar em equipe. Será criado um rubrica contemplando critérios como a qualidade da pesquisa, clareza e criatividade na apresentação, precisão na marcação dos mapas, e contribuição para as discussões em sala. Exemplos de avaliação incluem a avaliação por pares entre grupos, autoavaliação e avaliação formativa pelo professor com feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso desta atividade, será necessário o uso de mapas-múndi físicos ou acesso a mapas digitais interativos, computadores ou tablets para pesquisa, acesso à internet, material para apresentação como projetor ou smart TV, e acesso a bibliotecas ou bases de dados online para pesquisa das missões de paz e intervenções da ONU. Além disso, recomenda-se a utilização de software de apresentação, como PowerPoint ou Prezi, para enriquecer as apresentações dos grupos.

  • Mapas-múndi físicos ou digitais
  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Acesso a bibliotecas e bases de dados online
  • Material para apresentação (projetor, smart TV)
  • Software de apresentação (PowerPoint, Prezi)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo