Esta atividade prática visa envolver os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma imersão nos esforços globais de manutenção da paz e intervenções humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU). Os estudantes serão divididos em grupos e irão explorar, por meio de pesquisa em casa seguindo o modelo de Sala de Aula Invertida, diversas missões de paz e intervenções realizadas pela ONU em diferentes momentos e locais ao redor do mundo. Utilizando mapas-múndi, sejam eles físicos ou digitais, cada grupo identificará e marcará os locais específicos de atuação da ONU, elaborando um relatório que abrange o contexto histórico, objetivos, resultados alcançados e desafios enfrentados em cada missão. A apresentação destes mapas e relatórios em sala de aula promoverá uma discussão enriquecedora sobre o impacto e a importância das ações globais da ONU, favorecendo a compreensão crítica dos alunos sobre temas complexos como conflitos internacionais, diplomacia, direitos humanos e esforços de reconstrução pós-conflito.
Os objetivos desta atividade incluem fomentar a compreensão crítica sobre o papel da ONU nas relações internacionais e em esforços de manutenção da paz global, desenvolver habilidades de pesquisa e análise de fenômenos geopolíticos complexos, incentivar a capacidade de trabalho em equipe, e promover a aplicação prática de conhecimentos de geografia e história através do mapeamento e análise de intervenções globais. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos estejam mais aptos a compreender as nuances e desafios das missões de paz e intervenções humanitárias, e como estes esforços se inserem no contexto maior das relações internacionais e do direito internacional humanitário.
O conteúdo programático abordará as estruturas e objetivos da ONU, histórico e importância de suas missões de paz e intervenções humanitárias ao redor do mundo. Serão explorados casos específicos de intervenção, seus contextos históricos, desafios enfrentados e resultados obtidos. Através de uma perspectiva geográfica, os alunos entenderão a distribuição geográfica dos conflitos e áreas de atuação da ONU, destacando a interconexão entre eventos globais e as ações internacionais para a manutenção da paz e segurança mundial.
A metodologia adotada nesta atividade, combinando Sala de Aula Invertida e Mão-na-massa, possibilita um aprendizado ativo por meio da pesquisa em casa e aplicação prática em sala. Os alunos, organizados em grupos, realizarão pesquisas prévias sobre diferentes missões de paz e intervenções da ONU, selecionando informações chave para apresentação. Em sala, cada grupo utilizará mapas para visualizar e discutir as áreas de atuação da ONU, proporcionando um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo, onde o compartilhamento de conhecimento e a discussão em grupo são incentivados.
A atividade será realizada em um total de 4 horas, divididas em 6 aulas de 40 minutos. As primeiras duas aulas serão destinadas à introdução do projeto e orientações para a pesquisa. A terceira e quarta aulas serão dedicadas à pesquisa em casa, seguindo o formato da Sala de Aula Invertida. Na quinta aula, os alunos apresentarão suas pesquisas e mapeamentos em sala. A sexta aula será reservada para discussões finais, reflexões e avaliação da atividade.
A avaliação será baseada no engajamento dos alunos durante a pesquisa e a apresentação, a qualidade e profundidade da análise histórica e geográfica das missões de paz e intervenções da ONU, assim como a capacidade de trabalhar em equipe. Será criado um rubrica contemplando critérios como a qualidade da pesquisa, clareza e criatividade na apresentação, precisão na marcação dos mapas, e contribuição para as discussões em sala. Exemplos de avaliação incluem a avaliação por pares entre grupos, autoavaliação e avaliação formativa pelo professor com feedback construtivo.
Para o sucesso desta atividade, será necessário o uso de mapas-múndi físicos ou acesso a mapas digitais interativos, computadores ou tablets para pesquisa, acesso à internet, material para apresentação como projetor ou smart TV, e acesso a bibliotecas ou bases de dados online para pesquisa das missões de paz e intervenções da ONU. Além disso, recomenda-se a utilização de software de apresentação, como PowerPoint ou Prezi, para enriquecer as apresentações dos grupos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula