Exploradores do Futuro: Missão Meio Ambiente

Desenvolvida por: Ronald… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências da Natureza]
Temática: [Sustentabilidade e Inovação]

A atividade 'Exploradores do Futuro: Missão Meio Ambiente' visa conscientizar estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre a importância de encontrar soluções sustentáveis para problemas ambientais atuais. Os alunos atuarão como exploradores, utilizando metodologias ágeis para pesquisar e propor estratégias inovadoras para a conservação do meio ambiente. O objetivo é desenvolver a responsabilidade e a cidadania, bem como promover o trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. A atividade culmina em uma apresentação multimídia com propostas viáveis para serem aplicadas na comunidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula são fortalecer a consciência ambiental dos alunos e capacitá-los a utilizar metodologias ágeis para a solução de problemas, promovendo habilidades sociais e cognitivas essenciais. Através de um trabalho colaborativo, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e comunicação eficazes, incentivando a responsabilidade cidadã e pensando criticamente sobre o papel das suas ações no meio ambiente.

  • Desenvolver a consciência ambiental e responsabilidade cidadã.
  • Fomentar o trabalho em equipe e o pensamento crítico.
  • Promover a pesquisa e comunicação eficaz utilizando metodologias ágeis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT105: Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente que promovam o desenvolvimento sustentável e a transformação social.
  • EM13CHS104: Discutir as consequências do uso de recursos naturais no meio ambiente, nas sociedades e nas economias.
  • EM13MAT104: Aplicar algoritmos para a resolução de problemas contextualizados, priorizando o desenvolvimento sustentável.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se na investigação de questões locais de sustentabilidade e na proposição de soluções inovadoras. É estruturado para que os alunos adquiram competências em técnicas de pesquisa, no uso de tecnologia para apresentações multimídia e em metodologias ágeis de trabalho. Este conteúdo não apenas prepara os alunos para a elaboração de propostas ambientais, mas também fortalece suas habilidades de comunicação e pensamento crítico em relação ao meio ambiente.

  • Investigação de problemas ambientais locais.
  • Proposição de soluções inovadoras e sustentáveis.
  • Uso de tecnologias para apresentação multimídia.
  • Aplicação de metodologias ágeis.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade integra a pesquisa ativa com abordagens colaborativas. Utiliza-se de metodologias ágeis para gerir o processo de descoberta de problemas e proposição de soluções. Essa combinação é crucial para instigar o engajamento ativo dos alunos no aprendizado. O foco é encorajar a comunicação contínua entre os participantes e a aplicação prática das soluções propostas, através de simulações e feedback em grupo, potencializando o processo de construção do conhecimento.

  • Pesquisa ativa sobre questões ambientais.
  • Trabalho colaborativo e em equipe.
  • Gestão ágil para descoberta e solução de problemas.
  • Simulações e feedback em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividida em duas aulas de 60 minutos, totalizando 2 horas de trabalho, onde os alunos mergulharão em uma investigação ativa conduzida por metodologias ágeis. Durante a primeira aula, os alunos se dividirão em grupos, identificando e explorando questões ambientais locais. Na segunda aula, desenvolvem soluções sustentáveis e preparam apresentações multimídia para compartilhar suas propostas de intervenção comunitária.

  • Aula 1: Formação de grupos e investigação de problemas ambientais locais.
  • Aula 2: Desenvolvimento de soluções sustentáveis e elaboração de apresentações multimídia.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios qualitativos e quantitativos, focando na eficácia das soluções propostas, no desempenho colaborativo e na qualidade das apresentações multimídia. Os alunos serão avaliados por sua capacidade de identificar problemas, desenvolver soluções criativas e comunicar suas ideias de maneira eficaz. Exemplos de critérios de avaliação incluem a coerência da proposta com o problema identificado, a inovação da solução, a clareza da apresentação e o engajamento durante o processo colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, os recursos selecionados visam facilitar tanto a pesquisa quanto a apresentação. Incluem ferramentas tecnológicas para investigar e documentar questões ambientais e softwares para o desenvolvimento de apresentações. Além disso, acesso a bibliotecas digitais e plataformas de comunicação online permite uma troca eficiente de informações entre os alunos, contribuindo para o sucesso do trabalho em equipe.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Softwares de apresentação (como PowerPoint ou Google Slides).
  • Acesso a bibliotecas digitais (para pesquisa de dados).
  • Plataformas de comunicação online (como Google Classroom).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo