Caixa do Tempo da Minha Família

Desenvolvida por: Jéssic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Contexto histórico e cultural

Nesta atividade, os alunos irão explorar objetos e documentos pessoais e de suas famílias para compreender o contexto histórico e cultural. Na primeira aula, o professor apresentará a importância de objetos como fotografias e cartas antigas, contextualizando seu uso e significado na história familiar. Durante a segunda aula, os alunos trarão objetos ou documentos de suas casas para criar uma 'Caixa do Tempo' da turma, compartilhando com os colegas suas histórias e os significados associados a esses itens pessoais. Este projeto incentiva o entendimento da história pessoal e coletiva, promovendo a valorização do patrimônio cultural e familiar.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada do conceito de história pessoal e coletiva através de objetos e documentos. Ao trazer elementos do contexto familiar e da comunidade para o ambiente escolar, os alunos desenvolvem habilidades de análise e reflexão sobre suas origens e histórias. Este exercício contribui para a formação de uma identidade mais consciente, ao mesmo tempo que enriquece o entendimento das diversas culturas e tradições presentes no cotidiano escolar.

  • Compreender o contexto histórico e cultural através de objetos familiares.
  • Valorizar a história pessoal e coletiva.
  • Desenvolver habilidades de análise e reflexão.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a interseção entre a história pessoal e a história coletiva, destacando a importância dos objetos e documentos antigos como fontes de informação cultural e social. Os alunos aprenderão a analisar e interpretar a função e significado desses objetos dentro de seu contexto familiar e comunitário. O programa inclui discussões sobre tradições, memórias e as histórias que cada objeto pode contar, incentivando uma visão crítica e reflexiva sobre o material apresentado.

  • História pessoal e coletiva.
  • Análise de objetos e documentos históricos.
  • Interpretação cultural e social de itens históricos.

Metodologia

A atividade será conduzida utilizando metodologias ativas que envolvem tanto a exposição de conteúdo quanto a interação prática dos alunos com materiais históricos. Durante a primeira aula, será utilizada uma abordagem expositiva para introduzir conceitos e discutí-los de forma crítica com os alunos. Já na segunda aula, será aplicada a metodologia 'mão-na-massa', onde os estudantes terão a oportunidade de apresentar e discutir os objetos trazidos de suas casas, promovendo a participação ativa e a troca de histórias entre os colegas, reforçando o aprendizado baseado na experiência.

  • Aula expositiva
  • Atividade mão-na-massa
  • Troca de histórias

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula segue um cronograma dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, iniciaremos com a apresentação teórica sobre a importância de objetos históricos e documentos pessoais, com discussões orientadas em sala de aula. Na segunda aula, será dedicada à prática de trazer objetos de casa e compartilhar suas histórias com a turma, permitindo que os alunos criem uma 'Caixa do Tempo'. Esta divisão oferece um equilíbrio entre a introdução teórica e a aplicação prática, garantindo um aproveitamento integral da atividade.

  • Aula 1: Apresentação teórica sobre a importância de objetos históricos
  • Momento 1: Introdução à aula e acolhimento (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula recebendo os alunos de forma acolhedora e deixe claro o propósito da aula. Explique que eles vão aprender sobre a importância dos objetos históricos e como eles nos ajudam a contar histórias. Pergunte se algum aluno já viu um objeto antigo em casa e o que achou interessante sobre ele. Este momento inicial serve para engajar os alunos e despertar sua curiosidade.

    Momento 2: Apresentação teórica (Estimativa: 20 minutos)
    Realize uma explicação expositiva sobre o que são objetos históricos. Utilize exemplos de itens como fotografias antigas, cartas, brinquedos antigos e documentos. Explique como cada um desses objetos pode contar uma história e por que é importante preservá-los. Utilize uma linguagem simples e acessível ajustando a complexidade ao entendimento da turma.

    Momento 3: Discussão em grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e forneça a cada grupo uma fotografia antiga ou cópia de uma carta (pode ser reproduzida a partir de bancos de imagem que você já tenha disponível, impressa previamente como recurso para a aula). Peça que discutam o que acham que o objeto representa e que contexto ele poderia ter quando foi criado ou utilizado. Circule pela sala e participe das discussões, estimulando os alunos a expressarem suas ideias. Essa atividade reforça o entendimento e favorece a troca de ideias entre os alunos.

    Momento 4: Compartilhamento de ideias (Estimativa: 10 minutos)
    Solicite que cada grupo compartilhe o que discutiram sobre o objeto que receberam. Incentive a turma a ouvir atentamente e fazer perguntas. É importante que se crie um ambiente respeitoso e acolhedor para a troca de informações. Registre as percepções compartilhadas por cada grupo em um quadro ou cartolina como um mural de ideias.

    Momento 5: Conclusão e orientações para a próxima aula (Estimativa: 5 minutos)
    Reforce os principais pontos discutidos na aula e a importância de compartilhar as histórias e o significado dos objetos pessoais. Explique aos alunos sobre o que será feito na próxima aula, a criação da Caixa do Tempo da turma, e peça que tragam um objeto ou documento importante de casa para compartilhar. Ofereça exemplos de itens que podem trazer, como brinquedos, fotos ou certificados antigos. Conclua agradecendo a participação de todos e ressaltando o quanto a história pessoal de cada um é valiosa.

  • Aula 2: Criação e compartilha de histórias para a 'Caixa do Tempo'
  • Momento 1: Introdução à atividade e preparação dos materiais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie esclarecendo o objetivo da aula: criar uma ‘Caixa do Tempo’ da turma. Peça aos alunos que exponham os objetos ou documentos que trouxeram. Oriente que coloque-os em suas mesas para facilitar a apresentação. Reforce a importância de cuidar e respeitar os itens uns dos outros.

    Momento 2: Apresentação dos objetos e suas histórias (Estimativa: 30 minutos)
    Organize a turma em um círculo e permita que cada aluno apresente seu objeto para os colegas, contando a história e o significado pessoal ou familiar. Estimule perguntas dos colegas para promover uma interação envolvente. Oriente o respeito ao tempo de fala de cada aluno e faça registros escritos ou desenhos em um quadro, sintetizando as histórias compartilhadas.

    Momento 3: Montagem da Caixa do Tempo (Estimativa: 15 minutos)
    Após todas as apresentações, reúna a turma para decidir como irão organizar os objetos dentro da Caixa do Tempo. Permita que ajudem na disposição dos itens, consultando o consentimento de cada proprietário sobre como seu objeto será guardado. É importante que o professor incentive o trabalho em equipe e o respeito mútuo durante a montagem.

    Momento 4: Reflexão e conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a atividade fazendo um breve resumo das experiências vividas na aula e da importância de entender a própria história e a dos outros. Peça que cada aluno compartilhe algo que aprendeu ou uma história que lhe chamou a atenção. Finalize agradecendo pela participação e dedicação de toda a turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através de múltiplos métodos que incluem observação, autoavaliação e feedback dos colegas. O objetivo é avaliar a compreensão dos alunos sobre o contexto histórico e cultural dos objetos apresentados, bem como suas habilidades em conectar esses elementos à sua história pessoal. Os critérios incluirão a capacidade de descrição clara dos objetos, a relevância das histórias contadas e a participação ativa nas discussões. Exemplos práticos de aplicação incluem a organização de uma roda de conversa para feedback dos colegas e o uso de autoavaliação escrita, onde cada aluno refletirá sobre o que aprendeu a partir dos objetos discutidos.

  • Observação durante apresentações
  • Autoavaliação escrita
  • Feedback dos colegas

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão utilizados recursos que incentivem a exploração e o diálogo, como fotografias, cartas antigas, objetos pessoais dos alunos e materiais para a criação da Caixa do Tempo. A escolha destes materiais está alinhada aos objetivos de proporcionar uma experiência prática e significativa, que conecte os alunos às suas histórias pessoais e às histórias coletivas da turma. A incorporação de recursos tangíveis facilita a compreensão abstrata do conceito de história e cultura, promovendo um aprendizado interativo e engajante.

  • Fotografias antigas
  • Cartas ou documentos pessoais
  • Materiais para a Caixa do Tempo

Inclusão e acessibilidade

A compreensão das necessidades e desafios diários enfrentados pelos professores é essencial para garantir que estratégias de inclusão e acessibilidade sejam práticas e efetivas. Para esta atividade, é recomendado que as histórias e objetos compartilhados considerem a diversidade cultural dos alunos, valorizando diferentes perspectivas e experiências. Estratégias como formar pares ou pequenos grupos para atividades práticas podem promover melhor interação e inclusão. Além disso, materiais que possam ser manuseados por todos devem ser disponibilizados, adaptando a abordagem conforme necessário para garantir a inclusão de todas as crianças, respeitando suas particularidades e proporcionando um ambiente acolhedor e inclusivo.

  • Valorização da diversidade cultural
  • Formação de grupos heterogêneos
  • Adaptação de atividades conforme necessário

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo