Cultura e Tradições Quilombolas

Desenvolvida por: Josima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: COMUNIDADE QUILOMBOLAS

Nesta atividade, os estudantes vão explorar as tradições culturais das comunidades quilombolas, comparando-as com suas próprias vivências culturais. A atividade inicia com uma apresentação de danças, músicas e culinária típica das comunidades quilombolas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para participar de um debate sobre a importância e a influência dessas tradições no Brasil atual. A atividade busca valorizar a diversidade cultural e promover o respeito entre os diferentes grupos sociais.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da atividade é explorar e compreender as tradições culturais das comunidades quilombolas, promovendo a comparação com as vivências culturais dos próprios alunos. Ao valorizar a diversidade cultural e aumentar a sensibilização acerca de grupos sociais historicamente marginalizados, os estudantes serão incentivados a desenvolver empatia e respeito pela diversidade cultural. O desenvolvimento da habilidade de debate proporcionará aos alunos a capacidade de articular suas ideias de forma clara e argumentativa, além de promover o trabalho em equipe e a troca de opiniões sobre questões relevantes para a sociedade.

  • Valorizar a diversidade cultural das comunidades quilombolas.
  • Desenvolver a capacidade de debater e articular opiniões.
  • Compreender a importância das tradições quilombolas no contexto brasileiro atual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
  • EF03HI02: Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.
  • EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui o estudo das culturas quilombolas, suas manifestações artísticas e culinárias, e a contextualização destas tradições no Brasil contemporâneo. A análise crítico-reflexiva sobre a história e contribuções dos quilombolas para a formação cultural brasileira será promovida, incentivando um olhar intercultural e transdisciplinar. Essa abordagem permite que os alunos consigam situar as tradições dos quilombolas em um espectro mais amplo de diversidade e influência cultural, reconhecendo sua relevância na composição identitária nacional.

  • Estudo das culturas quilombolas.
  • Apresentações artísticas e culinárias típicas.
  • Contextualização das tradições quilombolas no Brasil contemporâneo.

Metodologia

Serão utilizadas metodologias que fomentam o protagonismo estudantil, estimulando a curiosidade e o envolvimento ativo dos alunos. Durante a apresentação de danças, músicas e culinária quilombola, será promovida uma interação direta com os elementos culturais apresentados, permitindo que os alunos experimentem e expressem curiosidade e insights. No debate, o foco estará em uma metodologia que valoriza a colaboração e a troca de ideias, estimulando a argumentação e o respeito às diversas perspectivas. As metodologias serão ajustadas conforme o andamento da atividade, demonstrando adaptabilidade e inovação pedagógica.

  • Protagonismo estudantil através de experiências culturais diretas.
  • Debates colaborativos para desenvolver habilidades argumentativas.
  • Adaptação das metodologias conforme o contexto da turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida em uma aula de 60 minutos estruturada em duas partes principais. Na primeira metade, haverá uma apresentação cultural que introduzirá os alunos às danças, músicas e culinária quilombola. Será propícia a interação e engajamento dos alunos com os elementos culturais apresentados. Na segunda metade da aula, os alunos serão organizados em grupos para participar de um debate dirigido sobre a importância e influência das tradições quilombolas no Brasil contemporâneo. Este cronograma foi planejado para manter o interesse dos alunos, proporcionando uma experiência de aprendizagem envolvente e balanceada.

  • Aula 1: Introdução às tradições culturais quilombolas e debate sobre suas influências.
  • Momento 1: Apresentação das Tradições Culturais Quilombolas (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula com uma breve apresentação das tradições culturais das comunidades quilombolas, como danças, músicas e culinária típica. Utilize equipamentos audiovisuais para mostrar vídeos ou imagens que ilustrem essas tradições. É importante que você explique a origem histórica dos quilombos e sua relevância cultural no Brasil. Permita que os alunos façam perguntas e compartilhem o que já sabem sobre o tema. Observe se eles estão engajados e demonstre entusiasmo ao apresentar o conteúdo.

    Momento 2: Atividade em Grupo e Individual (Estimativa: 25 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua materiais impressos ou digitais sobre aspectos específicos das culturas quilombolas, como histórias, lendas ou receitas. Oriente os grupos a lerem e discutirem o material, comparando as informações com suas próprias tradições culturais. Após a discussão em grupo, peça que cada aluno escreva um parágrafo sobre como as tradições quilombolas enriqueceram a cultura brasileira. Sugira que eles incluam sentimentos ou opiniões pessoais. Revise os textos e ofereça feedback construtivo, destacando o uso de informações precisas e expressões pessoais.

    Momento 3: Debate sobre a Influência das Tradições Quilombolas (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna novamente a turma e organize um debate guiado sobre as influências das tradições quilombolas no Brasil atual. Incentive os alunos a expressarem suas opiniões, respeitando as contribuições dos colegas. Utilize perguntas abertas para estimular o pensamento crítico e a argumentação. Por exemplo, pergunte como eles percebem as tradições quilombolas no cotidiano e na cultura popular. Avalie a participação de cada aluno, observando como eles articulam suas opiniões e como respeitam as opiniões dos outros.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora a turma não tenha alunos com condições específicas, procure sempre garantir que todos tenham a oportunidade de participar ativamente. Use linguagem clara e acessível, e esteja atento a qualquer sinal de que um aluno possa estar enfrentando dificuldades. Ofereça apoio adicional, se necessário, e demonstre abertura para perguntas ou dúvidas. Incentive os alunos a ajudarem uns aos outros, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor. Utilize diferentes formas de apresentação de conteúdo para atender a diversos estilos de aprendizagem, como visual, auditivo e cinestésico.

Avaliação

A avaliação consistirá em múltiplos métodos para garantir uma análise abrangente do desenvolvimento das competências. Inicialmente, será utilizada uma avaliação formativa durante as apresentações culturais para observar engajamento, curiosidade e participação dos alunos. No debate, o foco estará na capacidade argumentativa, colaboração e respeito às opiniões diversas, avaliado por meio de rubricas específicas. Um exemplo prático seria observar como os alunos manifestam a compreensão das influências culturais quilombolas e a articulação em debates. Para flexibilidade, as avaliações poderão ser adaptadas às necessidades individuais. Feedback contínuo será oferecido, visando o aprimoramento contínuo e crescimento pessoal dos alunos.

  • Engajamento e participação durante a apresentação cultural.
  • Capacidade argumentativa e de colaboração no debate.
  • Compreensão das influências culturais quilombolas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos para a atividade incluem equipamentos audiovisuais para a apresentação das danças e músicas, além de materiais impressos ou digitais sobre a cultura e culinária quilombola. Esses recursos são essenciais para criar um ambiente de aprendizagem imersivo e culturalmente rico. Recursos como materiais audiovisuais permitem que os alunos experimentem e apreciem as tradições quilombolas de maneira dinâmica, enquanto os materiais impressos ou digitais fornecem suporte informativo complementar, fundamental para a preparação e realização do debate.

  • Equipamentos audiovisuais para apresentações culturais.
  • Materiais impressos ou digitais sobre cultura e culinária quilombola.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o professor enfrenta muitos desafios diários, no entanto, a busca por estratégias de inclusão é essencial para garantir a participação equitativa de todos os alunos. Mesmo sem condições ou deficiências específicas notificadas, é importante buscar práticas que atendam às variadas necessidades potencialmente presentes. Neste sentido, recomenda-se a personalização do conteúdo por meio de diferentes formatos, como vídeos para apresentação e guias impressos, de modo que variem em complexidade, apoiando múltiplas formas de aprendizagem. Propõe-se também o uso de linguagem clara e inclusiva durante os debates, incentivando a participação de todos, e a criação de um ambiente onde seja seguro expressar adições ou alterações nas discussões. O professor deve estar atento a sinais de desengajamento ou dificuldade, intervindo com suporte personalizado, envolvendo os alunos na avaliação das estratégias pedagógicas empregadas.

  • Uso de diferentes formatos de conteúdo.
  • Utilização de linguagem clara e inclusiva.
  • Monitoramento de engajamento e suporte personalizado.

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