Minha Rua, Minha História

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: O lugar em que vive

A atividade 'Minha Rua, Minha História' visa promover um entendimento profundo sobre o espaço cultural e histórico em que os alunos vivem. Através da exploração direta da rua onde a escola está localizada e a construção de maquetes, os alunos desenvolvem uma compreensão tangível e prática das mudanças e evoluções em sua comunidade. A iniciativa se desdobra em etapas: inicialmente, os alunos exploram as características das construções ao redor da escola, tanto antigas quanto modernas. Em seguida, participam de uma aula expositiva que contextualiza as mudanças urbanas e culturais. A atividade prática de criação de maquetes e o jogo de cartas para associar locais a eventos históricos facilitam a aprendizagem de forma lúdica e dinâmica. Finalizando, os alunos são desafiados a redigir um artigo sobre um edifício local, estimulando a escrita e reflexão crítica sobre o ambiente ao seu redor, destacando particularidades e curiosidades.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são explorados através do incentivo à observação crítica, pesquisa e reflexão pessoal. Os alunos desenvolverão a habilidade de associar eventos históricos com estruturas físicas do cotidiano, promovendo a contextualização de mudanças urbanas. Além disso, eles serão estimulados a expressar suas descobertas e opiniões por meio da escrita, adquirindo capacidades narrativas e argumentativas. A atividade reforçará a habilidade de trabalhar em equipe, discussão em grupo e respeito por diferentes perspectivas e opiniões, essenciais para o desenvolvimento social nesta fase inicial da educação formal.

  • Compreender a relação entre construções urbanas e seus contextos históricos e culturais.
  • Estimular a investigação e a documentação de dados históricos locais.
  • Desenvolver capacidades de observação, análise crítica e síntese através da construção de maquetes e redação de pequenos artigos.
  • Promover o trabalho colaborativo entre os alunos, valorizando a diversidade de opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03HI03: Identificar diferentes grupos sociais e étnicos constituintes do Brasil, suas origens, características e transformações ao longo do tempo.
  • EF03HI06: Compreender a organização do espaço geográfico do local de vida e formas de ocupação e transformações pelas ações humanas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a exploração dos conceitos de geografia e história locais, a identificação de relevâncias culturais nas estruturas cotidianas e o desenvolvimento de habilidades de investigação visual e documental. A abordagem integra a contextualização dos espaços físicos e suas significâncias históricas como base para o aprendizado. Trabalhando esses elementos de maneira prática e observacional, busca-se a formação de um cidadão mais consciente sobre o espaço em que vive e a história que o forma.

  • História da rua em que a escola está localizada.
  • Características arquitetônicas de construções antigas e modernas.
  • Interpretação de eventos históricos locais e seu impacto na comunidade.
  • Técnicas básicas de construção de maquetes.
  • Redação de artigos descritivos e investigativos.

Metodologia

A metodologia empregada visa a integração de atividades práticas e teóricas, promovendo tanto a observação direta quanto a reflexão crítica através de metodologias ativas e baseadas em experiência. A saída de campo inicial estabelece as bases para o engajamento com o conteúdo, trazendo o aprendizado para o contexto real e cotidiano dos alunos. As atividades práticas como a construção de maquetes e a atividade de aprendizagem baseada em jogos incentivam o protagonismo estudantil, permitindo que os alunos tomem decisões e explorem temas de interesse com liberdade e criatividade. Essas metodologias são projetadas para maximizar a aplicação prática do conteúdo e desenvolver habilidades de cooperação e comunicação eficazes entre os alunos.

  • Aprendizado por observação prática durante saída de campo.
  • Aula expositiva para contextualizar conhecimento teórico.
  • Construção de maquetes para fomentar o trabalho coletivo e a aplicação de conceitos.
  • Uso de jogos de cartas para aprender de forma lúdica e interativa.
  • Encerrar com elaboração de um artigo crítico e reflexivo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade se desdobra em cinco aulas distintas, cada uma focada em um aspecto específico da aprendizagem. Inicia-se com a exploração prática e visual do ambiente local na saída de campo, segue-se a uma aula expositiva para contextualização teórica. A construção de maquetes em duas fases promove mão-na-massa e aprendizado experimental, intercaladas por uma sessão de jogo que conecta aprendizado com diversão. Concluímos com a preparação e a elaboração de um artigo, que articula todo o aprendizado de forma escrita e analisada. Esse cronograma visa oferecer um equilíbrio entre prática e teoria, trabalhando diversas habilidades dos alunos de maneira integrativa.

  • Aula 1: Saída de Campo - Observação das construções da rua onde a escola está localizada, listando características e identificando diferenças entre edificações antigas e modernas.
  • Momento 1: Introdução à Saída de Campo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando os alunos sobre o objetivo da saída de campo. Explique a importância de observarmos nossa rua, suas construções e aprendermos a distinguir entre edifícios antigos e modernos. É importante que você forneça exemplos práticos para que possam visualizar o que será observado. Incentive as crianças a discutir o que esperam encontrar durante a saída de campo. Verifique se todos entenderam o objetivo da atividade.

    Momento 2: Observação e Registro (Estimativa: 30 minutos)
    Leve os alunos para a rua em que a escola está localizada. Oriente-os a observarem cuidadosamente as construções ao redor. Divida a turma em pequenos grupos e atribua a cada grupo uma área específica para observar. Instrua cada grupo a registrar em suas pranchetas características marcantes, como formas, cores, materiais e qualquer detalhe que possa indicar a idade e o estilo da edificação. Caminhe pelos grupos, ajude-os com perguntas orientadoras e garanta que todos estejam participando ativamente.

    Momento 3: Compartilhamento de Observações (Estimativa: 15 minutos)
    Retorne à sala de aula e permita que cada grupo compartilhe suas observações. Incentive os alunos a destacarem semelhanças e diferenças entre os edifícios que observaram. Anote as observações principais no quadro para facilitar a comparação entre as construções antigas e modernas. Faça perguntas que estimulem a análise crítica e a reflexão sobre como a evolução das construções reflete mudanças na história local.

    Momento 4: Revisão e Conclusões (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a atividade recapitulando os principais aprendizados da aula. Pergunte aos alunos o que mais os surpreendeu durante a saída de campo. Reforce a importância de compreender o contexto cultural e histórico das construções. Avalie a participação e o interesse dos alunos ao longo da atividade como forma de avaliação formativa.

  • Aula 2: Contextualização Histórica - Aula expositiva sobre a história das ruas e sua evolução cultural, vinculando a observação feita no campo com o contexto teórico.
  • Momento 1: Introdução à Aula Expositiva (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recapitulando a saída de campo realizada anteriormente. Pergunte aos alunos sobre as observações e registros que fizeram, incentivando-os a compartilhar suas impressões. Destaque como a aula de hoje ajudará a entender a história por trás das construções observadas. Prepare os alunos para a transição de um contexto prático para o teórico, enfatizando a importância de conhecer a história das ruas.

    Momento 2: Apresentação da História Local (Estimativa: 20 minutos)
    Apresente um breve histórico sobre a rua em que a escola está localizada. Utilize materiais visuais, como fotos antigas e atuais (impressas), para mostrar a evolução cultural e arquitetônica desta área. Explique como diferentes períodos históricos influenciaram as edificações e o estilo de vida do bairro. É importante que você conte histórias e curiosidades que gerem interesse nos alunos, garantindo que a aula seja interativa. Faça pausas para perguntas e contribuições dos alunos.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e entregue a cada grupo uma ficha com perguntas orientadoras sobre a aula. As perguntas podem abordar temas como 'Qual foi a construção mais interessante que vocês observaram?' ou 'Como vocês acham que as mudanças na rua impactaram a comunidade local?'. Permita que discutam entre si e incentive o pensamento crítico enquanto exploram o contexto histórico apresentado. Circule entre os grupos para esclarecer dúvidas e fomentar a discussão. Observe se todos estão participando ativamente.

    Momento 4: Compartilhamento e Conclusão (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os alunos novamente e peça que cada grupo compartilhe uma conclusão ou ponto interessante de sua discussão. Resuma as principais ideias discutidas e conecte-as com o conteúdo da aula. Reforce a importância de entender a história local para valorizar a cultura e identidade do bairro. Avalie a participação e a compreensão dos alunos através de questionamentos orais e incentivando-os a refletirem criticamente sobre o que foi aprendido nesta aula.

  • Aula 3: Construção de Maquetes - Primeira etapa de elaboração das maquetes com base na observação da saída de campo.
  • Momento 1: Introdução à Construção de Maquetes (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando com os alunos as observações realizadas durante a saída de campo. Explique que eles agora irão transformar essas observações em maquetes. Distribua cartolinas, papelão, cola e tesouras. Dê exemplos de como materiais simples podem ser utilizados para representar edifícios. É importante que você demonstre ou mostre exemplos de maquetes prontas para motivá-los.

    Momento 2: Planejamento das Maquetes (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que se reunam nos mesmos grupos da saída de campo. Incentive-os a discutir como farão a maquete da área que observaram. Permita que os alunos esbocem um plano em papel antes de iniciar a construção para organizar suas ideias. Observe se estão dividindo as tarefas de forma equitativa e ofereça orientações para o planejamento, se necessário.

    Momento 3: Construção das Maquetes (Estimativa: 25 minutos)
    Cada grupo começará a construção de suas maquetes utilizando os materiais disponíveis. Circule pela sala, observando os progressos e oferecendo ajuda ou sugestões quando necessário. Permita que explorem sua criatividade, mas oriente para que mantenham foco nas características observadas durante a saída de campo, como formas, cores e estilos de edifícios. Proponha que analisem formas geométricas básicas ao construir. Avalie a participação de cada aluno, a cooperação em equipe e o uso dos materiais.

    Momento 4: Apresentação Inicial e Ajustes (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo deverá apresentar brevemente o progresso de sua maquete para a turma, explicando as escolhas feitas e a conexão com as observações da saída de campo. Incentive os colegas a darem feedbacks construtivos sobre os trabalhos uns dos outros. Permita que ajustem pequenos detalhes a partir das sugestões. Avalie o engajamento e a capacidade dos alunos de argumentar e justificar suas escolhas.

  • Aula 4: Jogo de Cartas - Associação de lugares da rua com eventos históricos, estimulando a memória e o aprendizado de maneira lúdica.
  • Momento 1: Introdução ao Jogo de Cartas (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula relembrando brevemente os principais eventos e locais históricos discutidos nas aulas anteriores. Explique que a atividade de hoje será um jogo de cartas onde os alunos deverão associar locais da rua com eventos históricos. Distribua as cartas de modo que cada grupo tenha as mesmas categorias de cartas. É importante que você explique as regras do jogo de forma clara e demonstre uma ou duas rodadas de maneira simulada para garantir a compreensão.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Distribuição das Cartas (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, assegurando que cada grupo tenha cinco ou seis alunos. Distribua os baralhos de cartas aos grupos. Assegure-se de que cada baralho contenha cartas de locais e eventos para que possam ser associadas. Instrua os alunos sobre a importância de trabalharem juntos e ouvirem uns aos outros. Observe os grupos para garantir a participação equitativa de todos.

    Momento 3: Rodadas do Jogo de Cartas (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que os alunos iniciem o jogo em suas mesas. Cada rodada deve envolver a escolha de uma carta de evento e a busca entre as cartas de locais para associar corretamente ao evento escolhido. Circule entre os grupos, fazendo perguntas que possibilitem a reflexão sobre as escolhas feitas, por exemplo, 'Por que vocês acham que esse evento ocorreu aqui?'. Sugira estratégias para os alunos que possam ter dificuldades e estimule-os através de elogios às boas associações feitas. Avalie o envolvimento dos grupos através da observação da dinâmica do jogo e da discussão interna de cada grupo.

    Momento 4: Revisão e Conclusões (Estimativa: 10 minutos)
    Após o jogo, reúna a turma e peça que cada grupo compartilhe uma ou duas associações que acharam mais interessantes ou desafiadoras. Facilite uma discussão sobre quais associações foram mais fáceis ou difíceis e o porquê. Resuma o aprendizado, destacando a importância de entender o contexto histórico dos locais ao nosso redor. Encoraje os alunos a continuarem observando e investigando a história da sua comunidade. Utilize esta discussão como forma de avaliação ao observar a capacidade dos alunos de justificar suas associações e refletir criticamente sobre o jogo.

  • Aula 5: Redação do Artigo - Elaboração de um artigo sobre um edifício ou espaço da rua, destacando histórias e curiosidades, com revisão por pares.
  • Momento 1: Introdução à Redação do Artigo (Duração: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o objetivo de escrever um artigo sobre um edifício ou espaço importante da rua. Explique como poderão destacar histórias e curiosidades coletadas durante as saídas de campo. É importante que você forneça exemplos de artigos ou textos curtos, destacando sua estrutura básica com introdução, desenvolvimento e conclusão. Verifique se todos entenderam a tarefa e incentive a escolha de um local que mais lhes chamou a atenção.

    Momento 2: Planejamento do Artigo (Duração: 10 minutos)
    Oriente os alunos a planejarem suas ideias em um esboço antes de iniciar a escrita. Peça que listem as informações relevantes sobre o edifício ou espaço escolhido, incluindo qualquer história ou curiosidade. Incentive-os a colaborarem com colegas, compartilhando ideias e feedbacks. Observe se estão organizando o planejamento de maneira coerente. Sugira que, durante o planejamento, já comecem a pensar na estrutura que desejam seguir no artigo final.

    Momento 3: Escrita do Rascunho (Duração: 20 minutos)
    Permita que os alunos comecem a redigir o rascunho de seus artigos. Circule pela sala para oferecer apoio e responder a perguntas. Encoraje-os a usar uma linguagem clara e objetiva, contando as histórias como pequenos narradores locais. Avalie a capacidade de expressar ideias de forma escrita e a coerência do que está sendo elaborado. Dê sugestões para aprimorar o texto e garanta que todos estão acompanhando o desenvolvimento do rascunho.

    Momento 4: Revisão por Pares (Duração: 15 minutos)
    Instrua os alunos a trocarem seus rascunhos com um colega para que leiam e façam comentários construtivos. Oriente sobre como dar avaliações construtivas, focando em clareza, coerência e riqueza de detalhes. Peça aos alunos que, ao receberem o feedback, façam ajustes em seus textos com base nas sugestões recebidas. Avalie a habilidade dos alunos em analisar criticamente o texto do colega e a capacidade de aceitar críticas e sugestões para melhorar seu próprio artigo.

    Momento 5: Conclusão e Partilha (Duração: 5 minutos)
    Reúna a turma e peça que alguns alunos voluntariamente compartilhem excertos dos seus artigos. Faça uma breve apreciação dos diferentes estilos e abordagens utilizadas. Valorize o esforço e a criatividade dos alunos, reforçando o aprendizado sobre a importância de documentar e relatar histórias locais. Conclua a aula parabenizando a todos pelo trabalho realizado e incentivando a continuação do interesse por histórias locais.

Avaliação

A avaliação será contínua e multifacetada, envolvendo observação participativa, revisões por pares e feedbacks formativos, além de entrega final de projeto. Essa abordagem diversificada visa englobar todas as habilidades desejadas, desde a observação e análise crítica até a colaboração e comunicação escrita. O progresso dos alunos será avaliado através de sua participação ativa nas etapas práticas, sua capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade e precisão na construção das maquetes, a inserção de conhecimentos teóricos na discussão em grupo e a qualidade e originalidade dos artigos finais. Exemplo de aplicação: um critério de avaliação poderia ser como o aluno organiza as informações coletadas e a forma como ele reflete sobre elas em seu artigo, analisando tanto o conteúdo quanto a coesão e coerência do texto produzido.

  • Avaliação formativa contínua durante a atividade prática e teórica.
  • Revisões por pares para a atividade de redação do artigo.
  • Participação ativa e colaboração durante atividades de maquete e jogo.
  • Entrega final da maquete e artigo escritos.

Materiais e ferramentas:

Recursos materiais são selecionados para cobrir diversos aspectos da aprendizagem sem sobrecarregar o professor ou demandar muitos recursos financeiros. Serão utilizadas ferramentas simples e acessíveis para apoiar a criação de maquetes e a redação de artigos. Esses recursos visam estimular o aprendizado prático e colaborativo, enriquecendo o processo de ensino através de materiais que incentivem tanto a criatividade dos alunos quanto a análise documental. A utilização de cartões ilustrativos no jogo reforça essa estratégia, promovendo o aprendizado ativo e experiencial, sem necessidade de tecnologias digitais.

  • Cartolinas, papelão, cola e tesoura para construção de maquetes.
  • Cartões ilustrativos para o jogo de associação histórica.
  • Papel e lápis para atividade de redação de artigos.
  • Fotos e materiais visuais da saída de campo para consultas durante a aula.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos que os professores estão sobrecarregados com várias responsabilidades, mas é essencial promover um ambiente inclusivo e acessível para todos os alunos. As estratégias para inclusão nesta atividade se focam principalmente na adaptação simples do ambiente de aprendizagem e na personalização do apoio oferecido. Garantimos que todos os materiais estejam acessíveis e que a comunicação seja clara e direta. Na ausência de deficiências específicas na turma, as adaptações focam em simplificar e esclarecer instruções, além de promover a diversidade cultural nas discussões, facilitando o engajamento de todos os alunos e suas famílias. Monitoramento contínuo do progresso e participação de todos os alunos tornam-se fundamentais para garantir que nenhuma necessidade específica passe despercebida.

  • Garantia de acessibilidade dos materiais e clareza nas instruções.
  • Promoção de diversidade cultural para engajar todos os alunos.
  • Monitorar progresso individual sem comprometer o objetivo pedagógico.
  • Facilitação da comunicação com as famílias, promovendo engajamento no projeto escolar.

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