Diário de um Trabalhador da Antiguidade

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Trabalho e formas de organização social e cultural

Nesta atividade interdisciplinar e criativa, os alunos explorarão as civilizações antigas, como Egito ou Mesopotâmia, a partir da perspectiva dos trabalhadores dessas eras. A atividade está distribuída em três aulas, onde os alunos começarão com uma pesquisa prévia em casa sobre a organização social e as profissões dessas sociedades. Em seguida, em sala, desenvolverão esboços para seus diários, promovendo discussões e aprendizado colaborativo. Finalizando, na terceira aula, os alunos se engajarão em uma prática criativa, ilustrando as páginas dos seus diários com desenhos e esquemas, tornando o aprendizado envolvente e significativo. Além de envolver História, o plano integra conceitos da Arte e habilidades de Língua Portuguesa, como leitura e escrita, proporcionando um desenvolvimento amplo das competências dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem foram definidos para ampliar o entendimento dos alunos sobre o contexto histórico e social das civilizações antigas e suas dinâmicas de trabalho. A atividade visa a desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica, estimulando a escrita criativa e a expressão artística para reforçar o aprendizado. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de contextualizar os conhecimentos sobre as antigas civilizações e avaliar criticamente suas organizações sociais, aplicando esses conceitos em suas produções escritas e visuais. Essa abordagem alinhada com metodologias ativas promove a interação e a participação ativa dos alunos, favorecendo o protagonismo e a aprendizagem significativa.

  • Ampliar o entendimento sobre a organização social e o trabalho nas civilizações antigas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão escrita e artística.
  • Estimular o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa por meio de metodologias ativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI01: Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
  • EF06HI03: Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
  • EF06HI04: Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo das civilizações do Egito e Mesopotâmia, focando-se na sua organização social e nas diferentes profissões que compunham essas sociedades. Aspectos culturais, econômicos e políticos serão integrados, destacando a importância do trabalho no desenvolvimento social e na estruturação das relações humanas ao longo da história. Além disso, a atividade contempla o desenvolvimento de habilidades de escrita criativa e artísticas, através da construção dos diários fictícios, incentivando a reflexão crítica sobre os modos de vida antigos e sua relevância contextual. Esta abordagem interdisciplinar garante que o estudante perceba a ligação entre o passado e o presente, inspirando uma análise crítica e reflexiva.

  • Estudo das civilizações Egito e Mesopotâmia.
  • Organização social e diversidade de profissões históricas.
  • Desenvolvimento de habilidades de escrita criativa e expressão artística.

Metodologia

Neste plano de aula, diversas metodologias ativas são aplicadas para fomentar um aprendizado proativo e colaborativo, respeitando a diversidade cognitiva dos alunos. A primeira aula faz uso da Sala de Aula Invertida, na qual os alunos realizam pesquisas prévias sobre as civilizações antigas. Na segunda aula, implementa-se a Aprendizagem Baseada em Projetos, para que trabalhem em grupos na elaboração dos diários, promovendo a autonomia e o trabalho em equipe. Na terceira aula, a metodologia de Atividade Mão-na-massa permite que os alunos materializem suas ideias em produções criativas e visuais, engajando-os e fortalecendo seu protagonismo e expressão pessoal dentro do processo de aprendizagem.

  • Sala de Aula Invertida para pesquisa prévia.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para elaboração dos diários.
  • Atividade Mão-na-massa para produção criativa final.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma das aulas foi elaborado para maximizar a eficiência e engajamento dos alunos, com distribuição equilibrada dos conteúdos a serem abordados. Na primeira aula, dedicada à Sala de Aula Invertida, os alunos levam para a sala o que aprenderam com as pesquisas prévias, incentivando discussões construtivas. A segunda aula foca em discussões em grupos com base na Aprendizagem Baseada em Projetos, onde esboços dos diários são criados. A finalização ocorre na terceira aula, com uma atividade prática mão-na-massa, que envolve a criação das páginas ilustradas dos diários, permitindo que os alunos apliquem o que aprenderam e demonstrem suas habilidades artísticas.

  • Aula 1: Discussão das pesquisas e compreensão inicial (Sala de Aula Invertida).
  • Momento 1: Introdução e Motivação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando o objetivo da atividade, que é explorar as civilizações antigas sob a perspectiva dos trabalhadores da época. Use recursos visuais, como imagens ou vídeos curtos, para capturar o interesse dos alunos. É importante que explique a importância histórica do Egito e da Mesopotâmia de forma breve e contextualize com as pesquisas realizadas individualmente pelos alunos. Pergunte aos alunos o que descobriram durante a pesquisa em casa para criar um entendimento inicial coletivo.

    Momento 2: Discussão em Duplas (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em duplas, permitindo que compartilhem suas descobertas sobre as civilizações antigas, focando em organização social e profissões. Circule pela sala, observando as discussões e intervenha quando necessário para manter o foco nas profissões e suas características. Peça aos alunos para anotarem pontos em comum e diferenças em um papel.

    Momento 3: Discussão em Grupo Grande (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma em um grupo grande e permita que algumas duplas compartilhem suas anotações. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas provocativas como Por que vocês acham que essas profissões eram importantes naquela época?. Registre no quadro as principais ideias levantadas para que todos possam visualizar o resultado da discussão coletiva.

    Momento 4: Reflexão e Anotações Finais (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que tirem cinco minutos para refletirem e anotarem em seus cadernos o que aprenderam de novo sobre a organização social e as profissões nas civilizações antigas. Reforce que essas anotações serão úteis na próxima aula para criar os esboços dos diários. Recolha algumas impressões finais dos alunos para avaliar o entendimento inicial do tema.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para incluir alunos com deficiência auditiva, ofereça anotações das discussões e, se possível, providencie um intérprete de LIBRAS. Use recursos visuais lo mais frequentemente, como imagens e textos. Para alunos com TEA, forneça instruções claras e, se necessário, materiais visuais simplificados. Para apoiar alunos com deficiência intelectual, ofereça orientações diretas e apoio individualizado, acompanhando suas reflexões e anotações para garantir que têm o entendimento básico do conteúdo discutido.

  • Aula 2: Elaboração de esboços e debates em grupos (Aprendizagem Baseada em Projetos).
  • Momento 1: Revisão e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula revisando rapidamente os principais insights da última aula com os alunos. Utilize o quadro para anotar os pontos-chave e faça perguntas que ajudem os alunos a lembrar do que já foi discutido. É importante que relembre o objetivo principal desta etapa do projeto: elaborar esboços criativos baseados nas pesquisas anteriores. Permita que os alunos formulem objetivos pessoais para os seus diários, que servirão de guia durante o desenvolvimento dos esboços.

    Momento 2: Desenvolvimento dos Esboços (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua os alunos a começarem a elaborar os esboços dos seus diários de trabalhadores da Antiguidade. Distribua materiais de escrita e desenho e faça sugestões para ajudar aqueles que estejam com dificuldades para iniciar. Circule pela sala, observe se os alunos estão utilizando corretamente as informações de suas pesquisas e ofereça suporte individualizado conforme necessário. Promova um ambiente colaborativo, incentivando os alunos a trocar ideias com seus colegas para enriquecerem seus esboços.

    Momento 3: Discussão em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em grupos pequenos para que compartilhem suas ideias e esboços. Instrua-os a fornecer feedback construtivo e a coletar sugestões de melhoria. Mantenha-se disponível para intervir com orientações adicionais e para assegurar que as discussões permaneçam focadas e produtivas. Cada grupo deve escolher um porta-voz para apresentar ao final o trabalho discutido.

    Momento 4: Reflexão Final e Ajustes (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna a turma e permita que alguns porta-vozes apresentem as ideias de seus grupos para a classe. Incentive reflexões coletivas sobre o que foi discutido e peça que todos registrem em seus cadernos os principais pontos de melhoria identificados. Oriente-os a refletir sobre o feedback recebido e a considerar essas sugestões nos ajustes finais dos seus esboços antes da próxima aula.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência auditiva, ofereça sempre que possível resumos por escrito das instruções e principais falas das discussões. Se houver um intérprete de LIBRAS disponível, coordene seu apoio especialmente durante discussões em grupo. Alunos com TEA podem precisar de um espaço mais tranquilo para trabalhar; permita adaptações no ambiente, como mesas dispostas em local menos movimentado. Ofereça apoio visual simplificado, como listas de verificação, para esses alunos seguirem durante as atividades. Para alunos com deficiência intelectual, forneça exemplos concretos e modelos de esboços para ajudar na compreensão da tarefa. Busque interagir por meio de instruções claras, verificando frequentemente se as atividades estão sendo compreendidas.

  • Aula 3: Criação prática dos diários com desenhos (Atividade Mão-na-massa).
  • Momento 1: Revisão dos Esboços e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo aos alunos que revisem seus esboços de diários feitos nas aulas anteriores. Facilite uma breve discussão sobre o que pretendem criar nesta aula prática, incentivando-os a expressar suas ideias e planejar as etapas da criação de suas páginas de diário. É importante que os alunos definam o que desejam incluir em seus desenhos e ilustrações, considerando o conteúdo histórico abordado.

    Momento 2: Execução Criativa (Estimativa: 30 minutos)
    Distribua materiais de arte, como lápis de cor, papel especial para desenho, canetinhas e outros materiais necessários, e incentive os alunos a começarem a criar a parte ilustrativa dos diários. Circule pela sala, observe as atividades dos alunos e auxilie aqueles que possam estar enfrentando dificuldades técnicas ou criativas. Permita que os alunos trabalhem livremente, mas lembre-os de utilizar as informações das pesquisas e esboços como guia para suas produções artísticas. Ofereça feedback em tempo real para fomentar a confiança e a criatividade dos alunos, e incentive o compartilhamento de ideias entre eles.

    Momento 3: Exposição e Feedback Coletivo (Estimativa: 10 minutos)
    Nos momentos finais, organize a sala para que os alunos possam expor suas páginas ilustradas aos colegas. Incentive cada aluno a explicar brevemente suas escolhas artísticas e como elas se relacionam com a vida dos trabalhadores de civilizações antigas. Proporcione um ambiente acolhedor para feedback construtivo dos pares. Use este momento para avaliar a compreensão do conteúdo histórico e a habilidade de expressão artística dos alunos através da análise dos trabalhos expostos e das discussões. Finalize a aula parabenizando o esforço coletivo e individual dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência auditiva, observe se eles estão bem integrados nas atividades e ofereça instruções escritas sempre que possível. Caso haja um intérprete de LIBRAS, coordene seu apoio durante as explicações e feedbacks. Para alunos com TEA, providencie um ambiente mais calmo e organizado, permitindo que escolham um espaço que os deixe confortáveis para a atividade. Ofereça apoio visual com exemplos de páginas de diário para ajudá-los na execução. Para alunos com deficiência intelectual, forneça assistência individual para orientação específica, ajudando-os a planejar suas atividades e oferecendo modelos para inspiração. Estimule a todos a compartilharem suas ideias e valorizem a diversidade de estilos e formas de expressão.

Avaliação

O processo avaliativo para esta atividade é pensado de forma a considerar tanto o desenvolvimento das habilidades definidas quanto as necessidades dos alunos. A avaliação formativa é utilizada ao longo das aulas, com feedback contínuo, especialmente para alunos com necessidades especiais, permitindo a adaptação do ensino conforme necessário. A avaliação final consistirá na análise dos diários fictícios, considerando critérios como a criatividade, a compreensão do conteúdo histórico, a capacidade de expressão escrita e visual, e a participação no processo colaborativo. Uma opção de avaliação adaptativa para alunos com deficiência auditiva inclui a criação de apresentações visuais em vez de relatórios escritos, enquanto alunos com TEA podem ser avaliados com base em uma versão simplificada dos diários. Feedbacks construtivos são fundamentais para apoiar o progresso contínuo dos alunos e garantir a inclusão, respeitando o ritmo e necessidades individuais.

  • Avaliação formativa contínua com feedback.
  • Análise final dos diários com critérios claros.
  • Opção de apresentações visuais para alunos com deficiência auditiva.
  • Versão simplificada dos diários para alunos com TEA.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade diversificam-se entre tecnologias educacionais, materiais físicos e audiovisuais, promovendo um aprendizado inovador e acessível. Ferramentas digitais como vídeos e apresentações interativas serão utilizadas para facilitar o entendimento do conteúdo histórico. Já materiais de arte serão essenciais para a criação dos diários ilustrados, incentivando a expressão criativa. Recursos visuais e ferramentas tecnológicas como software de voz para texto podem ser disponibilizados conforme as adaptações necessárias, garantindo que a atividade seja acessível a todos os alunos, fortalecendo o envolvimento e a integração através do uso ético e seguro dessas tecnologias.

  • Ferramentas digitais e apresentações interativas.
  • Materiais de arte para criação dos diários.
  • Recursos visuais e software de voz para texto.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a dedicação necessária dos professores para adaptar o ensino garantindo a inclusão e acessibilidade de todos os alunos. É essencial que as atividades sejam equânimes, representativas e respeitosas quanto à diversidade. Recomenda-se o uso de um intérprete de LIBRAS para alunos com deficiência auditiva, além de materiais visuais ricos que possibilitam compreensão por imagens. Para alunos com TEA, a implementação de cronogramas visuais e sessões de apoio individualizadas podem ser criadas para facilitar a compreensão do fluxo da atividade e a comunicação com a família deve ser constante para alinhar estratégias. Alunos com deficiência intelectual podem se beneficiar de versões simplificadas das atividades, acompanhadas de apoio nas tarefas orais e escritas. Tais estratégias permitem que o professor adapte seu plano de ação de acordo com o progresso e as necessidades dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e seguro.

  • Intérprete de LIBRAS e materiais visuais para alunos com deficiência auditiva.
  • Cronogramas visuais para alunos com TEA e comunicação regular com a família.
  • Versões simplificadas das atividades para alunos com deficiência intelectual.

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