Roma Antiga em Cena

Desenvolvida por: Josele… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: EF06HI11-Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental irão explorar o processo de formação da Roma Antiga através de uma dramatização. A proposta é compreender, de forma dinâmica e inovadora, a estruturação social e política de Roma nos períodos monárquico e republicano. Inicialmente, os estudantes criarão figurinos e cenários que representem as diversas classes sociais da época. Em seguida, através de aulas expositivas, aprofundarão o estudo sobre a monarquia e a república romana, focando na organização social e política para, posteriormente, escreverem roteiros que encenem essas transições históricas. No ato final, organizarão uma apresentação teatral ilustrando a passagem de um período para o outro, destacando as dinâmicas sociais e as resoluções políticas envolvidas. Tal atividade não só facilita o aprendizado histórico, como também incentiva competências socioemocionais, como o trabalho em grupo e a empatia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados na construção de um conhecimento sólido sobre a Roma Antiga, desde sua formação até as mudanças políticas e sociais que marcaram a transição da monarquia à república. Ao trabalhar com dramatizações, os alunos vivenciam diferentes etapas do processo histórico, facilitando a internalização do conteúdo por meio da prática teatral e do envolvimento ativo. Almeja-se desenvolver habilidades de pesquisa histórica, escrita e de expressão verbal e corporal. Além disso, ao realizar um trabalho coletivo, é possível estimular a responsabilidade, o respeito e a colaboração entre pares, o que só reforça o aprendizado programático e alinha-se com as competências gerais da BNCC.

  • Interpretação de fontes históricas através da dramatização.
  • Estabelecimento de conexões entre a história e práticas sociais atuais.
  • Desenvolvimento de habilidades de expressão verbal e corporal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI11: Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
  • EF06HI12: Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
  • EF06HI13: Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui detalhes sobre a monarquia e a república romana, com ênfase nas estruturas sociais e políticas correspondentes a cada época. Os alunos investigarão como as dinâmicas de poder, cidadania e estamentos sociais determinaram a formação de Roma. A questão da cidadania, profundamente enraizada na integração e exclusão, será essencial no entendimento dos conceitos cívicos. Além disso, entenderão o papel das diversas classes sociais na composição política e as mudanças que ocorreram ao longo dos períodos estudados. Por fim, o conteúdo trará uma análise crítica sobre a transição das formas de governo, oferecendo um contexto robusto que possibilita aos estudantes uma compreensão global sobre o tema abordado.

  • Estudo das estruturas sociais romanas na monarquia.
  • Análise da transição de Roma entre a monarquia e a república.
  • Discussão sobre cidadania na Roma Antiga.

Metodologia

As metodologias empregadas nesta atividade misturam abordagens expositivas e práticas, reforçando a integração entre teoria e prática necessária para promover o aprendizado profundo. Na primeira aula, será aplicada a metodologia 'Mão-na-Massa', onde o engajamento manual facilita a compreensão dos contextos históricos por meio da construção de figurinos e cenários. As aulas expositivas subsequentes trarão o conteúdo teórico necessário de forma estruturada, utilizando cronogramas históricos, debates guiados e atividades de leitura. Por fim, uma nova atividade 'Mão-na-Massa' na preparação final para a peça teatral auxiliará os alunos a sintetizarem e aplicarem seus conhecimentos de forma colaborativa e criativa, culminando na efetiva dramatização que integra o aprendizado teórico e prático.

  • Criação colaborativa de figuras e cenários.
  • Aulas expositivas interativas sobre estruturas sociais e políticas.
  • Dramatização criativa envolvendo todos os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em quatro aulas de 50 minutos cada, estruturadas para maximizar a retenção de conteúdos e o desenvolvimento das competências desejadas. A primeira aula focará na 'Atividade Mão-na-Massa', na qual os alunos se dividirão em grupos para criar figurinos e cenários que refletem as diferentes classes sociais de Roma. Nas duas aulas expositivas seguintes, os alunos estudarão profundamente os períodos monárquicos e republicanos, abordando suas estruturas políticas e sociais e estabelecendo roteiros para a apresentação teatral. A última aula consistirá na execução da 'Atividade Mão-na-Massa' final, em que os alunos ensaiarão e apresentarão a dramatização preparada, consolidando seu aprendizado por meio da prática teatral.

  • Aula 1: Planejamento e confecção de figurinos/cenários romanos.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade e a importância de entender o contexto social e político da Roma Antiga. Esclareça que os alunos estarão participando de uma atividade prática onde criarão figurinos e cenários para uma dramatização. Faça perguntas iniciais para despertar o interesse e o conhecimento prévio dos alunos sobre Roma Antiga.

    Momento 2: Planejamento dos Figurinos e Cenários (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e atribua a cada grupo uma classe social da Roma Antiga (como patrícios, plebeus, escravos, senadores). Peça que pesquisem nos materiais disponíveis para discutir e esboçar ideias de figurinos e cenários que melhor representam suas classes. Ameace supervisione as discussões e ofereça sugestões quando necessário. Avalie a participação e o envolvimento de cada grupo no planejamento.

    Momento 3: Confecção dos Figurinos e Cenários (Estimativa: 20 minutos)
    Forneça materiais de arte e recicláveis para que os alunos comecem a criar seus figurinos e cenários. Incentive a criatividade e a colaboração entre os membros dos grupos, lembrando-os de seguir o planejamento realizado anteriormente. Observe se os alunos estão dividindo as funções e trabalhando juntos de forma harmônica. Intervenha caso algum grupo apresente dificuldades técnicas ou de relacionamento.

    Momento 4: Apresentação Rápida do Trabalho (Estimativa: 5 minutos)
    Reserve os minutos finais para que cada grupo apresente brevemente sua progressão e ideias dos figurinos e cenários para a sala. Isso incentivará a troca de ideias e insights entre os grupos. Avalie o empenho dos alunos na apresentação e a conexão entre os elementos criados e o material histórico.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para promover a inclusão, organize grupos mistos para que alunos com diferentes habilidades colaborativas possam se ajudar. Incentive o uso de materiais táteis para estudantes que possam se beneficiar de estímulos sensoriais. Se necessário, flexibilize a atribuição de papéis e tarefas para acomodar os interesses e conforto de cada aluno. É importante que todos os alunos se sintam valorizados pelo que podem contribuir, mesmo que de formas diferentes das previstas inicialmente.

  • Aula 2: Estudo das estruturas sociais e políticas da monarquia.
  • Momento 1: Introdução às Estruturas Sociais e Políticas da Monarquia Romana (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando brevemente o conhecimento que os alunos possuem sobre a Roma Antiga, focando nos aspectos da monarquia. Explique que o foco da aula será compreender como eram organizadas as estruturas sociais e políticas durante este período. Estimule a participação dos alunos através de perguntas introdutórias e faça anotações no quadro com base nas respostas deles para organizar o conteúdo a ser trabalhado.

    Momento 2: Aula Expositiva Interativa (Estimativa: 20 minutos)
    Prepare uma exposição sobre as classes sociais (rei, senadores, patrícios, plebeus e escravos) e o funcionamento do sistema político romano na monarquia. Utilizando recursos visuais, como cartazes ou desenhos no quadro, demonstre as hierarquias sociais e as funções políticas. Durante a explicação, faça pausas estratégicas para permitir perguntas e tirar dúvidas dos alunos. Incentive a participação ao solicitar que alguns alunos venham ao quadro representar as relações entre as classes sociais.

    Momento 3: Dinâmica em Grupo de Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e entregue a cada grupo uma situação hipotética da sociedade romana da época. Peça que discutam como as decisões políticas e sociais seriam tomadas por suas respectivas classes e se preparem para apresentar ao restante da turma. Circule pelas mesas ajudando na mediação das discussões e esclarecendo possíveis dúvidas. Avalie o nível de compreensão dos grupos através de suas discussões e da capacidade de relacionar-se com o contexto histórico.

    Momento 4: Compartilhamento e Revisão (Estimativa: 5 minutos)
    Solicite que cada grupo apresente suas conclusões em voz alta para a turma. Utilize esse momento para reforçar conceitos-chave e corrigir possíveis equívocos. Para finalizar, promova uma rápida revisão dos pontos principais das exposições e das discussões em grupo, abrindo espaço para últimas perguntas e comentários.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    É importante que, durante a divisão em grupos, você envolva alunos com diferentes níveis de habilidade para promover colaboração e inclusão. Utilize recursos táteis e visuais para auxiliar alunos que possam necessitar de estímulos adicionais. Caso algum aluno tenha dificuldades de fala ou expressão, permita o uso de cartões para responder às perguntas e participar das dinâmicas. Lembre-se de valorizar diferentes formas de participação e contribuição, incentivando todos os alunos a expressarem suas ideias da maneira mais confortável para eles.

  • Aula 3: Exploração das configurações da república e roteiro teatral.
  • Momento 1: Introdução à República Romana (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula esclarecendo aos alunos que o foco será o período histórico da República Romana. Explique resumidamente como ocorreu a transição da monarquia para a república, destacando as mudanças principais nas estruturas sociais e políticas. Faça perguntas estimulantes para engajar a turma e resgatar o que já foi aprendido na aula anterior. Utilize um mapa histórico para situar os alunos geograficamente.

    Momento 2: Aula Expositiva sobre Instituições Republicanas (Estimativa: 15 minutos)
    Aprofunde o estudo das instituições políticas da república, como o Senado e as Assembleias. Descreva as funções e a importância de cada uma delas, comparando-as com a estrutura moderna de estados democráticos, se apropriado. Use quadros e diagramas para facilitar a compreensão. Permita perguntas e ofereça esclarecimentos de forma a garantir que todos entendam os conceitos discutidos.

    Momento 3: Planejamento do Roteiro Teatral (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos, e peça que se concentrem na elaboração dos roteiros para uma dramatização sobre a República Romana. Cada grupo pode focar em um aspecto ou instituição específica para detalhar sua representação. Incentive que explorem conflitos e debates históricos significativos para criar um enredo envolvente. Circule entre os grupos, oferecendo feedback e sugestões para garantir a precisão histórica e a criatividade nos roteiros.

    Momento 4: Revisão e Compartilhamento de Ideias (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma breve sessão para que cada grupo apresente um esboço do seu roteiro à classe. Incentive a colaboração através de comentários e sugestões respeitosas entre os colegas. Destaque ideias inovadoras e a precisão histórica, e oriente ajustes quando necessário para melhorar o entendimento e a representação dos conceitos relevantes. Finalize incentivando a revisão contínua dos roteiros antes da apresentação final.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Organize os grupos de modo que alunos com diferentes habilidades possam se complementar. Em apresentações ou discussões, possibilite o uso de recursos visuais e táteis para alunos que se beneficiam de estímulos adicionais. Incentive o uso de linguagem acessível para todos, e permita que alunos que tenham dificuldade em se expressar verbalmente façam uso de anotações e ilustrações. Valorize diferentes formas de contribuição e interação, garantindo um ambiente de aprendizagem inclusivo e colaborativo.

  • Aula 4: Apresentação do teatro sobre Roma Antiga.
  • Momento 1: Preparação e Organização do Espaço (Estimativa: 10 minutos)
    Comece organizando a sala ou o espaço onde ocorrerá a apresentação. Disponha as cadeiras ou mesas em semicírculo para que todos possam assistir facilmente. Oriente os alunos a organizar os materiais e cenários que serão usados, conferindo se estão todos posicionados e prontos para o uso. É importante que haja um ensaio rápido da entrada e saída de cena para evitar confusões.

    Momento 2: Introdução à Apresentação (Estimativa: 5 minutos)
    Explique brevemente para os alunos e qualquer público presente (se for o caso) a importância da atividade e o que será encenado. Destaque os principais elementos históricos que serão abordados e como a dramatização ajudará a entender melhor essas estruturas. Incentive os alunos a darem o seu melhor e a se divertirem no processo.

    Momento 3: Apresentação do Teatro (Estimativa: 25 minutos)
    Permita que os grupos de alunos executem suas dramatizações em sequência. Observe a clareza na execução dos roteiros, a compreensão dos alunos sobre os papéis sociais e políticos, e a interação entre as cenas. Estimule os alunos espectadores a prestarem atenção e a refletirem sobre as cenas representadas. Durante as apresentações, apenas intervenha se estritamente necessário, como para manter a ordem ou auxiliar em um improviso necessário.

    Momento 4: Feedback e Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre o que foi aprendido. Pergunte aos alunos o que acharam das dramatizações, o que aprenderam sobre a Roma Antiga, e como se sentiram quanto ao seu desempenho. Incentive feedback positivo e construtivo entre os colegas. Avalie a atividade em termos de engajamento, cooperação e a precisão histórica demonstrada nos roteiros.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    É importante criar um ambiente de apoio e inclusão durante toda a atividade. Se houver alunos que se sintam desconfortáveis em se apresentar, ofereça-lhes papéis de apoio, como organização dos cenários ou operação dos acessórios. Estimule o uso de roteiros simplificados e ilustrações para facilitar a compreensão para todos. Incentive o respeito e a valorização das habilidades únicas de cada aluno, garantindo que todos tenham um papel ativo e significativo, mesmo que não sejam os protagonistas. Ofereça um espaço seguro para que todos compartilhem suas experiências e sentimentos sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada, visando capturar o entendimento dos alunos sobre a Roma Antiga de maneira abrangente e significativa. A primeira abordagem avaliativa será por observação, onde o professor monitorará o envolvimento dos alunos durante as atividades práticas e a participação nas discussões, identificando seu conhecimento sobre o tema e sua habilidade de colaboração. Uma segunda forma de avaliação será através dos roteiros produzidos pelos alunos, avaliando a correção histórica e a criatividade na representação dos períodos romanos. Durante a peça teatral, serão avaliadas as habilidades de expressão e coerência com o conteúdo estudado. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do processo para guiar o melhoramento contínuo dos estudantes, promovendo a autoavaliação e reflexão sobre o próprio aprendizado, o que também pode servir para adaptar estratégias pedagógicas conforme necessário para melhor atender às necessidades da turma.

  • Observação do engajamento e colaboração dos alunos.
  • Avaliação dos roteiros e sua precisão histórica.
  • Análise da coerência e expressão na dramatização.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação deste plano de aula, serão utilizados recursos predominantemente analógicos, alinhando-se com a restrição de não utilização de tecnologias digitais durante estas aulas. Materiais de arte, como papel pardo, tecido, tintas e materiais recicláveis, serão essenciais para a confecção dos figurinos e cenários que auxiliarão na construção do aspecto visual da dramatização. Além disso, livros e xerox de textos históricos fornecerão o suporte teórico necessário para as aulas expositivas, enquanto scripts impressos serão desenvolvidos como parte das atividades em grupo para guiar as apresentações teatrais. Estes recursos não só enriquecem o aprendizado sensorial e colaborativo, como também incitam a criatividade e a apropriação dos alunos sobre o conteúdo histórico desenvolvido no contexto das aulas.

  • Materiais de arte e recicláveis para figurinos.
  • Livros e textos sobre a Roma Antiga.
  • Scripts impressos para dramatizações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho dos professores pode ser intensa, mas garantir que todos os alunos sejam incluídos e apoiados em suas necessidades diversas é essencial para o sucesso educativo. Neste plano de aula, enfatizamos a importância de criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e inclusivo. Embora a turma não possua condições ou deficiências identificadas, o plano propõe estratégias para um aprendizado mais equitativo. Por exemplo, garantir que as atividades respeitem diferentes ritmos de aprendizagem, oferecendo suporte adicional, se necessário. A sala de aula pode ser organizada em grupos heterogêneos, encorajando a participação de todos e promovendo a interação cultural e social. Em atividades práticas, como a dramatização, o foco está em acolher e valorizar diferentes ideias e formas de expressão, criando um espaço onde os alunos sintam-se seguros para compartilhar sua perspectiva. Essa abordagem inclusiva não só favorece um aprendizado igualitário para todos os estudantes, como também enriquece o ambiente escolar com diversidade de visões.

  • Distribuição de tarefas respeitando ritmos e habilidades.
  • Promoção de grupos heterogêneos de trabalho.
  • Valorização de diferentes formas de expressão.

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