Cantando e Aprendendo

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Música e Aprendizado

A atividade Cantando e Aprendendo objetiva utilizar a música como ferramenta de ensino-aprendizagem no processo de aquisição da língua inglesa para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Selecionaremos canções infantis simples e cativantes, em inglês, que sejam adequadas ao nível dos estudantes. Através da escuta ativa, os alunos terão a oportunidade de ouvir as músicas selecionadas e, em seguida, aprenderão as letras, com destaque para palavras-chave e frases importantes. Para facilitar a compreensão e memorização, os alunos serão incentivados a acompanhar a letra com gestos ou ações que representem o significado das palavras. Este método promove não apenas a memorização do vocabulário e das expressões em inglês, mas também incentiva a prática da pronúncia e o desenvolvimento da habilidade de escuta. É uma abordagem imersiva que visa tornar o aprendizado da língua inglesa mais dinâmico, prazeroso e eficaz, utilizando a música como ponte para o conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover a aquisição de vocabulário e expressões em inglês de uma maneira divertida e interativa, utilizando a música como um recurso didático. Almeja-se que os estudantes desenvolvam habilidades de escuta ativa e pronúncia, além de estimular a memorização e compreensão de novas palavras e frases em inglês. Espera-se que, ao integrar a música no processo de aprendizagem, os alunos encontrem prazer em aprender uma nova língua e se sintam motivados a participar ativamente das atividades propostas. Este método pedagógico baseia-se na ideia de que o aprendizado deve ser uma experiência prazerosa, que encoraje a participação e facilite a retenção de conhecimento de maneira significativa.

  • Promover a aquisição de vocabulário em inglês.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e pronúncia.
  • Incentivar a memorização através de métodos interativos.
  • Tornar o aprendizado de uma nova língua divertido e interessante.
  • Facilitar a compreensão de expressões em inglês por meio da música.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático cobrirá a seleção de canções infantis em inglês, que seja apropriada para o nível de compreensão dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Abordaremos a estrutura e significados das letras, destacando palavras-chave e frases que serão úteis para o desenvolvimento linguístico dos estudantes. Além disso, haverá uma ênfase significativa no aprendizado ativo por meio de gestos e ações que correspondam ao vocabulário abordado, permitindo uma compreensão mais profunda das palavras e frases em contexto.

  • Seleção de canções infantis em inglês.
  • Análise de letras de músicas: vocabulário e expressões.
  • Gestos e ações para representar palavras e significados.
  • Exercícios de escuta ativa e pronúncia.

Metodologia

A metodologia adotada para a atividade Cantando e Aprendendo segue os princípios das metodologias ativas de aprendizagem. Será centrada no estudante, incentivando a participação ativa através de escuta, canto, movimento e representação. Este método pedagógico é ideal para facilitar a memorização e a compreensão do vocabulário em inglês, devido à natureza interativa e envolvente da música. Além disso, as canções selecionadas, por serem adequadas à faixa etária e ao nível de entendimento dos estudantes, facilitarão a inclusão e o engajamento de todo o grupo.

  • Escuta ativa das canções selecionadas.
  • Aprendizagem e prática da letra das músicas.
  • Utilização de gestos e ações na representação de palavras.
  • Atividades de repetição e memorização.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas sessões de 60 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao vocabulário chave por meio da escuta de canções selecionadas, seguida da prática de gestos correspondentes. Na segunda sessão, haverá um reforço do aprendizado anterior, com foco na pronúncia e compreensão oral, além de atividades de canto coletivo.

  • Aula 1: Introdução ao vocabulário e prática de gestos.
  • Aula 2: Reforço do aprendizado, pronúncia, e canto coletivo.

Avaliação

A avaliação da atividade Cantando e Aprendendo será realizada de maneira formativa, observando a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de memorizar e reproduzir o vocabulário aprendido, bem como à sua pronúncia e habilidade de acompanhar a música com gestos. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo das sessões, visando melhorar a confiança e as habilidades linguísticas dos estudantes. Exemplos de situações avaliativas incluem a participação em cantos coletivos e a demonstração de compreensão de palavras e frases através de ações.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade Cantando e Aprendendo, serão necessários recursos como um dispositivo para reprodução de música (por exemplo, um notebook ou smartphone), alto-falantes para garantir que todos os alunos possam ouvir claramente e materiais visuais que auxiliem na representação das palavras e frases das canções. Além disso, podem ser utilizados instrumentos musicais simples, como chocalhos, para tornar a experiência mais interativa e envolvente.

  • Dispositivo para reprodução de música
  • Alto-falantes
  • Materiais visuais
  • Instrumentos musicais simples (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo