Mural das Cores do Dia

Desenvolvida por: Solemi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Associação de cores e objetos do cotidiano

Esta atividade visa promover o aprendizado de vocabulário em inglês através da associação de cores a objetos do cotidiano. Cada aluno escolherá um objeto e sua respectiva cor, realizando um desenho ou pintura que será parte de um mural colaborativo na sala de aula. Ao apresentar seus desenhos, eles deverão pronunciar em inglês a cor do objeto escolhido, o que incentiva a prática oral e o reconhecimento das cores em um novo idioma. A exposição do mural serve não apenas como forma de reforço contínuo do aprendizado, mas também para que os alunos sintam orgulho e valorização do seu trabalho criativo. Essa atividade promove a autoestima, a cooperação e introduz conceitos de educação socioemocional, como respeito e empatia, ao encorajar os alunos a valorizar o trabalho dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade de reconhecer e utilizar vocabulário básico em inglês, como nomes de cores. A atividade também busca promover a criatividade através do desenho e da pintura, enquanto incentiva as habilidades sociais e de comunicação, já que os alunos precisam apresentar seus trabalhos para a turma. Essa combinação visa proporcionar uma experiência de aprendizagem rica e envolvente, alinhada ao desenvolvimento integral dos alunos, contemplando tanto competências cognitivas quanto socioemocionais.

  • Reconhecer e pronunciar corretamente as cores em inglês.
  • Associar cores a objetos do cotidiano em atividades práticas.
  • Desenvolver habilidades de apresentação oral básica em inglês.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LI03: Explorar, em interação com os colegas, o uso de palavras em inglês que fazem parte do seu cotidiano escolar (músicas, regras de jogos, etc.).
  • EF01LI05: Identificar e nomear em inglês as partes do corpo humano, as cores, os membros da família, os animais e diferentes objetos presentes nas atividades escolares cotidianas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a introdução e o reconhecimento das cores em inglês, uma parte fundamental do vocabulário básico da língua. Através da associação desses vocábulos com objetos do cotidiano, os alunos poderão aplicar o que aprenderam em contextos reais e significativos para eles. Essa abordagem prática é essencial para maximizar a retenção de conhecimento e garantir que os alunos possam fazer uso do idioma em diferentes situações comunicativas. Além disso, a atividade inclui elementos de artes visuais, que complementam o aprendizado linguístico através da expressão artística.

  • Vocabulário básico em inglês: cores.
  • Associação de cores a objetos do cotidiano.
  • Habilidades artísticas através de desenho e pintura.
  • Apresentação oral em inglês.

Metodologia

A metodologia aplicada será centrada em uma abordagem prática e integradora, que permite aos alunos aprender através da experiência e do uso ativo da língua em situações reais. O uso de uma atividade artística como veículo para o aprendizado do inglês representa uma integração interdisciplinar, que não só reforça o aprendizado linguístico, mas também permite que os alunos explorem sua criatividade. A colaboração em um mural coletivo promove valores sociais importantes, além de estimular a participação ativa de todos os alunos em seu próprio processo de aprendizagem. Esse método garante que o aprendizado seja significativo e relevante para todos os participantes.

  • Abordagem prática e integradora.
  • Uso de atividades artísticas para ensino de línguas.
  • Estímulo à criatividade e participação ativa.
  • Trabalho colaborativo e desenvolvimento de habilidades sociais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a execução da atividade será de uma aula de 40 minutos. Durante esse período, os alunos terão tempo suficiente para criar seus desenhos e apresentar suas cores em inglês para a turma. A estrutura da aula permitirá que cada aluno tenha seu momento para explicar sua escolha, ficando o restante da turma responsável por valorizar e apreciar o trabalho dos colegas. Essa dinâmica não só garante que cada aluno participe ativamente, mas também que se sinta apoiado e encorajado em seu processo de aprendizado.

  • Aula 1: Introdução à atividade, escolha e desenho dos objetos em uma cor específica, seguida pela apresentação oral em inglês, onde cada aluno apresenta seu trabalho. A aula termina com um momento de apreciação coletiva do mural finalizado.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explicando que hoje será realizada uma atividade divertida para aprender cores em inglês. Utilize cartões coloridos para introduzir o vocabulário básico das cores. Pronuncie cada cor e peça para que os alunos repitam em coro. É importante que todos participem, então cuide para que todos estejam prestando atenção. Avalie a participação pela resposta vocal e pela interação.

    Momento 2: Escolha e Desenho dos Objetos (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua papel e materiais de arte para os alunos. Instrua-os a desenhar ou pintar um objeto do cotidiano (como uma fruta, brinquedo ou item escolar) em uma cor específica que eles tenham escolhido. Circule pela sala oferecendo suporte e motivação. Observe se todos estão engajados e auxiliem aqueles que possam estar com dificuldades na escolha do objeto ou cor. Avalie a criatividade e o envolvimento individualmente, incentivando o esforço de cada um.

    Momento 3: Apresentação Oral em Inglês (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma pequena apresentação onde cada aluno, em sua vez, mostra aos colegas seu desenho, dizendo a cor do objeto em inglês. É importante que cada aluno sinta-se confiante, então mantenha um clima de incentivo e acolhimento. Corrija gentilmente erros de pronúncia e elogiem as tentativas bem-sucedidas. Avalie a habilidade de apresentação oral pela clareza e esforço de cada aluno.

    Momento 4: Apreciação Coletiva do Mural (Estimativa: 5 minutos)
    Junte todos os desenhos em um mural na sala de aula. Promova um momento de apreciação coletiva, onde os alunos possam observar e elogiar os desenhos dos colegas. Estimule a valorização do trabalho em equipe e o respeito mútuo. Pergunte o que eles acharam da atividade e elogiem o empenho de todos, reforçando a importância da cooperação. Use essa apreciação como uma avaliação da integração social dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere o uso de cores mais marcantes e brilhantes para alunos que possam ter dificuldades visuais. Considere pausar mais tempo para alunos com dificuldades de fala, proporcionando-lhes um momento individual de prática anterior à apresentação. Incentive a colaboração entre os alunos, para que aqueles que já têm facilidade possam ajudar os colegas que encontram mais desafios. Lembre-se que o intuito é a inclusão e que todos se sintam parte ativa e valorizada da atividade. Você está fazendo um excelente trabalho, e este clima inclusivo é essencial para o aprendizado de todos.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa e contínua, focando principalmente na observação direta e no feedback imediato. Durante a aula, o professor poderá avaliar a capacidade dos alunos de pronunciar corretamente as cores em inglês, sua criatividade nos desenhos e a habilidade de apresentar os trabalhos para a turma. Um critério importante será o envolvimento e o respeito demonstrados durante a atividade, incentivando a apreciação do trabalho alheio. Exemplos práticos de aplicação incluem a observação espontânea dos alunos enquanto desenvolvem suas atividades e fornecimento de feedback verbal para reforçar o aprendizado e corrigir possíveis erros de pronúncia ou compreensão. Para atender a todos os alunos de forma justa e inclusiva, o professor poderá adaptar as avaliações, oferecendo mais tempo ou apoio para aqueles que demonstrarem necessidade de suporte adicional.

  • Observação direta com foco na pronúncia correta das cores.
  • Avaliação da criatividade nos desenhos.
  • Avaliação da habilidade de apresentação.
  • Feedback contínuo e construído refletem o respeito e colaboração.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para esta atividade envolvem suprimentos tradicionais de arte, como papel, lápis de cor, marcadores e tintas. O uso de materiais disponíveis na escola é essencial para evitar custos adicionais, mantendo a atividade acessível e sustentável. Além disso, um espaço adequado para a montagem do mural é necessário, incentivando um ambiente físico estimulante e colaborativo. Recursos de tecnologia não são essenciais para esta atividade, mas podem ser considerados para amplificar a experiência e revisão, como o uso de tablets ou quadros interativos para visualizar exemplos adicionais ou expandir o vocabulário.

  • Papel e materiais de arte (lápis de cor, marcadores, tintas).
  • Espaço para a montagem do mural.
  • Opcional: uso de recursos digitais para enriquecer a atividade.

Inclusão e acessibilidade

Prezando pela inclusão e acessibilidade, são sugeridas estratégias que consideram o contexto da sala de aula sem onerar o professor. Pequenas adaptações podem facilitar a compreensão do conteúdo para alunos que requisitam atenção diferenciada, como garantir que todos os estudantes possam visualizar adequadamente o mural e se expressar. Seria benéfico proporcionar atividades que respeitem o tempo de cada aluno, possibilitando que todos participem de forma justa. A valorização das diferenças de expressão e criatividade deve ser encorajada, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo. Além disso, construindo uma comunicação aberta e empática, o professor deve encorajar a interação contínua com as famílias dos alunos para otimizar o apoio ao aprendizado.

  • Adaptações de ritmo para atividades práticas.
  • Valorização de diferentes formas de expressão.
  • Comunicação aberta e empática com as famílias dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo