Minha Rotina em Inglês

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Compartilhando rotinas diárias

Esta atividade prática tem como objetivo incentivar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a compartilhar suas rotinas diárias utilizando o inglês. Os participantes serão orientados a preparar uma breve apresentação, na qual deverão utilizar vocabulário relativo às atividades cotidianas, horários, e preferências pessoais. Para tornar a apresentação mais interativa e visualmente atraente, os alunos poderão empregar recursos visuais, tais como desenhos ou fotos, para ilustrar suas rotinas. Ao desenvolver esta atividade, os alunos terão a oportunidade de aprimorar a sua fluência oral e ganhar confiança ao falar em público, aplicando o vocabulário aprendido em situações reais. Esta prática promove não somente a aprendizagem significativa da língua inglesa, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades de comunicação e apresentação em um contexto globalizado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a fluência oral dos alunos em inglês, focando em sua capacidade de comunicar rotinas diárias, gostos, e preferências pessoais de forma clara e confidente. Adicionalmente, visa reforçar a aprendizagem de vocabulário específico relacionado às atividades cotidianas e horários, bem como encorajar o uso de recursos visuais como forma de suporte à narrativa oral. Através desta prática, os alunos também desenvolverão habilidades sociais importantes, como falar em público e escuta ativa, enquanto praticam a língua inglesa em um cenário autêntico e significativo.

  • Aprimorar a fluência oral em inglês ao descrever rotinas diárias.
  • Praticar o uso de vocabulário específico relativo a atividades cotidianas. 
  • Desenvolver confiança para falar em público em uma segunda língua.
  • Utilizar recursos visuais para apoiar a comunicação oral.
  • Promover interação e troca cultural entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LI05: Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
  • EF06LI06: Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

Conteúdo Programático

Neste programa, enfocaremos o aprendizado e aplicação de vocabulários relacionados às rotinas diárias, preferências pessoais, e o uso do tempo, além de explorar estratégias para a apresentação oral eficaz em inglês. Abordaremos maneiras de integrar recursos visuais em apresentações para torná-las mais interessantes e engajadoras, enfatizando a importância da prática oral para o desenvolvimento do idioma. Este conteúdo visa proporcionar um contexto prático e relevante para a aplicação do inglês falado, preparando os alunos para situações reais de comunicação.

  • Vocabulário de rotinas diárias em inglês.
  • Expressões de tempo e frequência.
  • Como descrever gostos e preferências pessoais.
  • Técnicas para falar em público e manter a audiência engajada.
  • Uso de recursos visuais em apresentações.

Metodologia

A metodologia ativa será adotada nesta atividade, promovendo o aprendizado por meio da prática e da experiência direta dos alunos. Eles serão incentivados a participar ativamente na construção do seu próprio conhecimento, utilizando recursos visuais para ilustrar sua apresentação. O processo incluirá brainstorming em grupo, prática individual, revisão de vocabulário em pares e ensaios de apresentações, possibilitando aprendizado colaborativo e autoavaliação. Esta abordagem visa aprofundar o entendimento e a retenção do vocabulário em inglês, além de desenvolver habilidades sociais e de apresentação.

  • Brainstorming em grupo para geração de ideias.
  • Preparação individual de apresentações.
  • Revisão de vocabulário em pares.
  • Ensaios de apresentações com feedback do grupo.
  • Apresentações finais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas, com duração total de 2 horas. Na primeira aula, introduziremos o vocabulário e faremos o brainstorming em grupo. Os alunos começarão a preparação de suas apresentações. A segunda aula será dedicada aos ensaios de apresentação e às apresentações finais, permitindo tempo para feedback e reflexão.

  • Aula 1: Introdução ao vocabulário e brainstorming (60 minutos).
  • Aula 2: Ensaios e apresentações finais (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade do aluno de se comunicar claramente em inglês sobre sua rotina diária, uso do vocabulário apropriado, eficiência na utilização de recursos visuais e habilidade de falar em público. Será considerado tanto o esforço na preparação quanto a execução da apresentação. Feedback construtivo será fornecido, focando no progresso do aluno em relação à fluência, pronúncia, e uso do idioma, além da eficácia da comunicação visual. Exemplos de critérios específicos incluem clareza na pronúncia, precisão vocabular, engajamento da audiência, e habilidade de responder a perguntas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a internet para pesquisa de vocabulário e imagens, materiais para criação de recursos visuais (papel, marcadores, revistas para recorte, etc.), além de um projetor ou smart TV para as apresentações finais. Estes recursos apoiarão a preparação e apresentação dos alunos, permitindo que explorem criativamente a expressão de suas rotinas diárias em inglês.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para criação de recursos visuais.
  • Projetor ou smart TV para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo