Na atividade 'Vloggers do Tempo', os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental se transformarão em vloggers por um dia, com o intuito de aplicar, de forma prática e dinâmica, o uso dos tempos verbais em inglês, passado simples e contínuo. Para iniciar, será solicitado como tarefa de casa que os alunos assistam a vlogs em inglês, anotando o uso dessas estruturas verbais e informações pertinentes. Posteriormente, em classe, participarão de uma Roda de Debate com o propósito de compartilhar suas experiências e observações. Avançando para a próxima etapa, por meio da estratégia metodológica Sala de Aula Invertida, os estudantes serão divididos em grupos para a criação de minivlogs. Os conteúdos destes vídeos variarão entre rotinas diárias e eventos significativos vivenciados pelos alunos, com uma narrativa fundamentada no uso do passado simples e contínuo. Este projeto ambiciona não apenas aprimorar as habilidades oral e escrita dos estudantes em inglês, mas também melhorar a capacidade de compreensão auditiva, além de estimular a expressão pessoal e criativa através de um formato moderno e divertido. Os minivlogs resultantes serão compartilhados com a classe, fomentando um aprendizado colaborativo e interativo.
Este plano de aula tem como objetivos fundamentais habilitar os alunos a entender e aplicar as estruturas de passado simples e contínuo em inglês de maneira autêntica e contextualizada, aprimorar as habilidades de escuta ativa e produção oral através da visualização e criação de vlogs, e fomentar a capacidade de trabalhar em equipe, criatividade, e reflexão pessoal. Busca-se também incentivar o pensamento crítico dos alunos em relação ao conteúdo visual e escrito em inglês, através da discussão e análise dos vlogs assistidos em casa, além de sensibilizá-los para a importância da narrativa pessoal e da expressão criativa.
O plano de aula convida os alunos a explorar as nuances das estruturas temporais em inglês, com especial enfoque no passado simples e contínuo, através de uma abordagem que mescla teoria e prática. Além de proporcionar uma revisão gramatical desses tempos verbais, a atividade promove uma imersão na cultura contemporânea digital através do formato de vlogs, facilitando a identificação e compreensão de contextos onde essas estruturas são empregadas naturalmente.
A atividade inicia-se com a Roda de Debate, estratégia que permite aos alunos trocar percepções e insights adquiridos através da observação dos vlogs assistidos como preparação prévia. Essa discussão contribui para a construção conjunta de conhecimento. Posteriormente, recorrendo à metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos mergulharão na produção de seus próprios minivlogs. Esse método, caracterizado pela preparação prévia e pelo protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, maximiza o tempo de aula para discussões e práticas mais significativas.
A atividade será distribuída em duas sessões de 50 minutos cada, abrangendo a visualização e discussão dos vlogs, seguida da criação dos minivlogs pelos alunos em grupos.
A avaliação contemplará tanto o produto final, os minivlogs, quanto o processo de aprendizagem dos alunos. Será avaliado o entendimento e a aplicação adequada dos tempos verbais passado simples e contínuo, a habilidade de trabalho em equipe, criatividade, e a capacidade de análise crítica e reflexão expressa durante a Roda de Debate. A avaliação será formativa, enfocando o progresso e envolvimento dos alunos ao longo da atividade. O critério de avaliação incluirá a correção linguística, a coesão e coerência da narrativa, assim como a originalidade e o engajamento com o público-alvo.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet para assistir a vlogs em inglês, dispositivos móveis ou câmeras para a gravação dos minivlogs, e ambiente digital para compartilhamento dos projetos finais, como uma plataforma escolar online ou redes sociais educativas. Materiais adicionais, como microfones ou tripés, podem enriquecer a qualidade técnica dos vídeos, porém não são essenciais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula