Blogueiros na Prática

Desenvolvida por: Sileid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Estrangeira Moderna]
Temática: [Produção de Texto e Habilidades Digitais]

[Esta atividade prática incentiva alunos do 9º ano a criarem um blog, onde publicarão textos curtos ou resenhas sobre vídeos ou textos em inglês encontrados na internet. Trabalhando em pequenos grupos, os alunos utilizarão plataformas de blog gratuitas para discutir e analisar conteúdos de seu interesse. Durante a tarefa, aprenderão a usar recursos de edição de texto e imagem, desenvolvendo tanto suas habilidades na língua inglesa quanto suas competências digitais. Esta atividade visa não apenas aprimorar a fluência na escrita e interpretação em inglês, mas também estimular a criatividade e habilidade de colaboração entre os estudantes.]

Objetivos de Aprendizagem

[Os objetivos de aprendizagem da atividade incluem o desenvolvimento das habilidades de comunicação escrita em língua inglesa e o aprimoramento das competências digitais. Através da prática de elaboração e publicação de textos em um ambiente digital, os alunos terão a oportunidade de aperfeiçoar o manejo de plataformas online e as técnicas de edição de textos e imagens, o que é essencial para a preparação de estudantes perante as demandas do mundo moderno.]

  • [Desenvolver a habilidade de escrita em inglê

Habilidades Específicas BNCC

  • [EF09LI0

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático se concentrará na produção e revisão de textos em inglês, bem como na familiarização com plataformas de blog gratuitas e recursos de edição digital. Ao longo da atividade, os alunos desenvolverão a capacidade de coletar, analisar e interpretar informações de forma crítica, aplicando-as na produção escrita e apresentação em formato de blog.]

  • [Produção de textos em inglê

Metodologia

[Serão adotadas metodologias ativas e colaborativas, com a perspectiva de aprendizagem por projetos e resolução de problemas. A atividade será conduzida de forma a estimular a criação e o trabalho em grupos pequenos, favorecendo a troca de ideias e experiências entre os alunos, bem como a identificação e superação de desafios comuns na elaboração de conteúdo digital e escrito.]

  • [Aprendizagem por projeto

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados à atividade, divididos em grupos, e começarão a planejar e pesquisar conteúdo para o blog. Na segunda aula, os grupos deverão criar o blog, finalizar os textos e publicá-los, seguidos de uma apresentação dos resultados à turma.]

  • [Aula 1: Apresentação da atividade, formação de grupos e pesquisa de conteúd

Avaliação

[A avaliação será contínua e processual, centrando-se na observação do envolvimento dos alunos e na qualidade das produções textuais e digitais. Critérios específicos incluem a coerência e coesão dos textos, o apropriado uso do inglês, a criatividade das postagens e a cooperação entre os membros do grupo. Exemplos incluem a avaliação de um post publicado quanto à clareza no desenvolvimento das ideias e correção gramatical. Também será avaliada a participação ativa de cada membro do grupo no processo de elaboração e publicação dos blogs.]

Materiais e ferramentas:

[Os recursos utilizados incluirão acesso a computadores ou dispositivos móveis com conexão à internet, além de acesso a plataformas de blog online gratuitas, como Blogger ou WordPress. Adicionalmente, os alunos poderão utilizar editores de texto e imagem para aprimorar suas postagens, complementando o processo de aprendizagem tecnológica com o desenvolvimento de habilidades práticas.]

  • [Computadores ou dispositivos móveis com interne

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo