[Esta atividade prática incentiva alunos do 9º ano a criarem um blog, onde publicarão textos curtos ou resenhas sobre vídeos ou textos em inglês encontrados na internet. Trabalhando em pequenos grupos, os alunos utilizarão plataformas de blog gratuitas para discutir e analisar conteúdos de seu interesse. Durante a tarefa, aprenderão a usar recursos de edição de texto e imagem, desenvolvendo tanto suas habilidades na língua inglesa quanto suas competências digitais. Esta atividade visa não apenas aprimorar a fluência na escrita e interpretação em inglês, mas também estimular a criatividade e habilidade de colaboração entre os estudantes.]
[Os objetivos de aprendizagem da atividade incluem o desenvolvimento das habilidades de comunicação escrita em língua inglesa e o aprimoramento das competências digitais. Através da prática de elaboração e publicação de textos em um ambiente digital, os alunos terão a oportunidade de aperfeiçoar o manejo de plataformas online e as técnicas de edição de textos e imagens, o que é essencial para a preparação de estudantes perante as demandas do mundo moderno.]
[O conteúdo programático se concentrará na produção e revisão de textos em inglês, bem como na familiarização com plataformas de blog gratuitas e recursos de edição digital. Ao longo da atividade, os alunos desenvolverão a capacidade de coletar, analisar e interpretar informações de forma crítica, aplicando-as na produção escrita e apresentação em formato de blog.]
[Serão adotadas metodologias ativas e colaborativas, com a perspectiva de aprendizagem por projetos e resolução de problemas. A atividade será conduzida de forma a estimular a criação e o trabalho em grupos pequenos, favorecendo a troca de ideias e experiências entre os alunos, bem como a identificação e superação de desafios comuns na elaboração de conteúdo digital e escrito.]
[O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados à atividade, divididos em grupos, e começarão a planejar e pesquisar conteúdo para o blog. Na segunda aula, os grupos deverão criar o blog, finalizar os textos e publicá-los, seguidos de uma apresentação dos resultados à turma.]
[A avaliação será contínua e processual, centrando-se na observação do envolvimento dos alunos e na qualidade das produções textuais e digitais. Critérios específicos incluem a coerência e coesão dos textos, o apropriado uso do inglês, a criatividade das postagens e a cooperação entre os membros do grupo. Exemplos incluem a avaliação de um post publicado quanto à clareza no desenvolvimento das ideias e correção gramatical. Também será avaliada a participação ativa de cada membro do grupo no processo de elaboração e publicação dos blogs.]
[Os recursos utilizados incluirão acesso a computadores ou dispositivos móveis com conexão à internet, além de acesso a plataformas de blog online gratuitas, como Blogger ou WordPress. Adicionalmente, os alunos poderão utilizar editores de texto e imagem para aprimorar suas postagens, complementando o processo de aprendizagem tecnológica com o desenvolvimento de habilidades práticas.]
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula