A atividade 'Caça ao Tesouro Tech' propõe um envolvente desafio aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, combinando o aprendizado de Língua Inglesa com o uso de tecnologias atuais. Através de uma caça ao tesouro digital, utilizando QR Codes estrategicamente espalhados pela escola, os alunos terão a oportunidade de praticar a leitura em inglês de um modo dinâmico e inovador. Cada QR Code contém um trecho de um texto em inglês, e as equipes, munidas de dispositivos móveis, devem localizar, escanear os códigos e reunir todos os trechos. O desafio final é montar o texto na sequência correta e realizar a tradução para o português. Esta atividade estimula não apenas a prática da leitura e interpretação em língua estrangeira, mas também promove o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a familiaridade com o uso de novas tecnologias, aspectos fundamentais na educação contemporânea.
O principal objetivo desta atividade é incentivar a prática da leitura em inglês, fortalecendo as habilidades de compreensão e interpretação de texto dos alunos. Além disso, visa integrar o uso de tecnologias digitais ao processo de aprendizado, promovendo assim a familiaridade dos estudantes com ferramentas tecnológicas modernas. O trabalho em equipe é outro pilar desta atividade, fomentando as habilidades sociais e colaborativas entre os alunos. Ao final, espera-se que os participantes tenham desenvolvido maior autonomia na leitura em língua inglesa e na tradução de textos, assim como uma maior competência digital e a capacidade de trabalhar coletivamente em busca de objetivos comuns.
O conteúdo programático abrange a leitura e interpretação de textos em língua inglesa, com ênfase na construção de significado e tradução. Os alunos serão introduzidos ao uso educacional de tecnologias como QR Codes e dispositivos móveis, explorando suas potencialidades em contextos de aprendizagem. O desenvolvimento de competências sociais e colaborativas através do trabalho em equipe também será enfatizado, juntamente com a prática da atenção ao detalhe, ao seguirem pistas e reunirem informações de forma estratégica.
A metodologia adotada para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que permite aos alunos engajarem-se ativamente no processo de aprendizado através de uma caça ao tesouro digital. Divididos em pequenas equipes, os alunos utilizarão dispositivos móveis para escanear QR Codes e coletar trechos de textos em inglês. Esta abordagem promove uma experiência de aprendizagem dinâmica e interativa, estimulando a curiosidade, a colaboração entre os participantes e a aplicação prática de conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A atividade terá uma duração total de 8 horas, divididas em sessões de aproximadamente 50 minutos cada. Inicialmente, haverá uma introdução ao projeto, seguida pela formação das equipes e explicação das regras. Posteriormente, os estudantes partirão para a caça dos QR Codes, finalizando com a montagem dos textos, tradução e avaliação em grupo. Este cronograma é desenhado para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados de forma eficiente e divertida.
A avaliação será contínua e baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos em todas as fases da atividade. A qualidade da tradução e a correção na ordenação dos trechos dos textos também serão consideradas. Além disso, avaliar-se-á a habilidade de trabalhar em equipe e o uso eficaz das tecnologias. O processo de avaliação levará em conta a capacidade dos alunos de aplicar estratégias de leitura em inglês e suas habilidades de interpretação e tradução, assim como a competência em resolver problemas de forma colaborativa.
Os recursos necessários para esta atividade incluem dispositivos móveis com capacidade de leitura de QR Codes, acesso à internet, QR Codes impressos com trechos de texto em inglês e espaços adequados na escola para a distribuição dos códigos. Além disso, materiais de apoio para a anotação e organização das informações coletadas pelas equipes e recursos digitais para a facilitação da tradução e compilação dos textos também serão essenciais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula