Debate Virtuoso: Desvendando Fake News

Desenvolvida por: Elles … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Análise de notícias virais e verificação de veracidade

A atividade consiste em uma roda de debate centrada na análise de notícias virais e sua veracidade. Os alunos usarão celulares e tablets para acessar diferentes fontes online e verificar a autenticidade de notícias previamente selecionadas. Divididos em grupos, discutirão seus achados e os defenderão, ampliando suas habilidades de análise crítica e comunicação oral, enquanto exploram dinâmicas de interação discursiva e comunicação intercultural.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de analisar criticamente informações veiculadas nas mídias digitais. Os estudantes irão aprimorar suas habilidades de leitura e interpretação, utilizando estratégias para distinguir a veracidade de diversas fontes de informação. Além disso, serão encorajados a expressar seus resultados de forma clara e coesa, desenvolvendo competências essenciais de comunicação intercultural. A atividade é projetada para fomentar o engajamento estudantil em discussões sobre ética e ciência no contexto moderno.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica da veracidade de informações.
  • Aprimorar a comunicação oral através de debates focados em notícias.
  • Promover a compreensão da comunicação intercultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LI03: Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.
  • EF09LI08: Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
  • EF09LI13: Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula abordará desde a compreensão e estruturação de textos até a avaliação crítica da informação. Será destacada a importância das novas formas de linguagem digital e seu papel na comunicação moderna. Os alunos serão introduzidos a ferramentas digitais de verificação de notícias e análise de fontes. A temática de fake news será explorada não apenas sob o viés técnico, mas também com uma perspectiva crítica e ética, incentivando a reflexão sobre o papel das mídias na sociedade e suas implicações.

  • Estruturação e interpretação de textos digitais.
  • Ferramentas digitais de verificação de informações.
  • Impacto e ética das fake news na sociedade.

Metodologia

A metodologia desta atividade será centrada em abordagens interativas e colaborativas, visando engajamento e aprendizado ativo dos alunos. A Roda de Debate permitirá que os estudantes pratiquem a argumentação e a escuta ativa em um ambiente de respeito e intercâmbio de ideias. Tecnologias digitais serão empregadas para pesquisa e verificação de informações, promovendo a alfabetização digital e a autonomia dos alunos na busca por conhecimento. A dinâmica em grupo apoiará a troca de experiências culturais e a construção coletiva do saber.

  • Roda de Debate para desenvolver argumentação e escuta ativa.
  • Uso de tecnologias digitais para pesquisa e verificação de informações.
  • Trabalho em grupo para promoção de intercâmbio cultural.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será organizada em uma única aula de 60 minutos. Nessa aula, os alunos serão introduzidos ao tema das fake news e preparados para a prática de verificação de informações. O restante da aula será dedicado aos debates em grupos, onde os alunos compartilharão suas descobertas e desenvolverão argumentos sólidos para discutir suas conclusões. Esta estrutura de tempo é adequada para garantir foco e engajamento ao longo da atividade.

  • Aula 1: Introdução às fake news, verificação de informações e debates em grupo.
  • Momento 1: Introdução às Fake News (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula explicando o que são fake news e seus impactos sociais. Utilize exemplos de casos reais para ilustrar. Permita que os alunos compartilhem suas experiências com informações enganosas na internet. É importante que o professor observe a participação e incentive todos a falarem.

    Momento 2: Verificação de Informações (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos, fornecendo a cada grupo uma notícia viral (previamente selecionada). Oriente-os a utilizar seus dispositivos móveis para pesquisar em plataformas de verificação de informações e discutir a veracidade das notícias. Intervenha para auxiliar grupos que possam estar com dificuldades. Avalie a habilidade de seleção de fontes confiáveis e a colaboração em grupo.

    Momento 3: Debates em Grupo (Estimativa: 25 minutos)
    Cada grupo deve apresentar seus achados à turma, argumentando sobre a veracidade da notícia que analisaram. Permita que os grupos façam perguntas uns aos outros, promovendo um debate saudável. Observe a clareza e a consistência das argumentações apresentadas. Após as apresentações, conduza uma reflexão final sobre a importância de verificar informações. Utilize feedback construtivo após as exposições, avaliando a argumentação e a interação.

Avaliação

A avaliação será contínua e diversificada, com foco em auto e coavaliação dos alunos durante os debates e no uso correto das ferramentas digitais. A capacidade de formular argumentos coerentes e a qualidade da interação discursiva também serão observadas. Feedbacks construtivos serão fornecidos após a atividade para apoiar o desenvolvimento contínuo. Por exemplo, os alunos poderão avaliar uns aos outros através de critérios predefinidos, como clareza na apresentação dos argumentos e uso eficiente das fontes digitais.

  • Auto e coavaliação durante debates.
  • Observação da interação e argumentação.
  • Uso de feedback construtivo pós-atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem dispositivos móveis como celulares e tablets, que os alunos usarão para acessar fontes digitais. Plataformas online de verificação de informações serão apresentadas e utilizadas pelos estudantes. Materiais físicos como quadros brancos ou cartazes também poderão ser usados para auxiliar na organização das ideias durante os debates. Estes recursos têm como objetivo apoiar a prática de habilidades digitais e estimular a criatividade na elaboração de argumentos.

  • Dispositivos móveis (celulares, tablets).
  • Plataformas online de verificação de informações.
  • Quadros brancos ou cartazes para esquematização.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos os desafios enfrentados pelos professores na hora de integrar todos os alunos de maneira inclusiva e eficaz. Assim, propomos estratégias que não sobrecarreguem a rotina docentes e que garantam a acessibilidade para alunos com TDAH, TEA nível 1 e transtornos de ansiedade. Sinais de alerta e intervenções específicas serão considerados para oferecer suporte individualizado durante as atividades e modificar o ambiente físico, se necessário. Será incentivada a colaboração familiar em comunicação contínua sobre o progresso do aluno.

  • Estratégias de foco e organização para alunos com TDAH.
  • Suporte leve de interação social para alunos com TEA.
  • Ambiente de debate seguro e encorajante para alunos com ansiedade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo