Nessa atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão encarregados de investigar e apresentar a expansão da língua inglesa ao redor do mundo, enfocando as regiões das Américas, África, Ásia e Oceania. Através da criação de curtos documentários, os estudantes explorarão as implicações culturais, políticas e econômicas da propagação do inglês decorrente do processo de colonização. Para isso, deverão realizar pesquisas abrangentes, incluindo entrevistas e análises históricas, e editar seus vídeos com ferramentas gratuitas disponíveis. Este projeto visa não apenas aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a influência global da língua inglesa, mas também desenvolver habilidades cruciais como trabalho em equipe, pesquisa, leitura crítica e capacidades audiovisuais.
Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre a disseminação e impacto da língua inglesa ao redor do mundo, destacando não apenas os efeitos linguísticos, mas também as consequências culturais, políticas e econômicas de tal expansão. Almejamos desenvolver no estudante a capacidade de trabalhar em equipe, aprimorar suas habilidades de pesquisa e análise crítica, bem como promover a fluência na utilização de tecnologias digitais para a criação de conteúdos audiovisuais. Através deste projeto, esperamos encorajar uma apreciação mais profunda pela interconectividade global e pelo papel da língua inglesa como um vetor de comunicação internacional.
Este projeto abordará temas importantes relacionados à globalização, colonização, e o papel da língua inglesa como instrumento de comunicação internacional. Serão exploradas as influências culturais, políticas e econômicas da dispersão do inglês pelo mundo, fornecendo aos alunos uma visão holística e crítica sobre as dinâmicas globais atuais e históricas.
Utilizando uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, combinada com a metodologia Atividade Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a assumir um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Eles trabalharão em equipes para pesquisar, planejar, filmar e editar seus documentários. Essa estratégia promove a colaboração, a autonomia e a aplicação prática de conhecimentos teóricos, resultando em um aprendizado mais significativo e engajador.
A atividade será dividida em 9 aulas de 40 minutos, cobrindo desde a introdução ao projeto, passando pelo processo de pesquisa e produção, até a apresentação final dos documentários.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, criatividade, trabalho em equipe, qualidade técnica do documentário e capacidade de comunicação das ideias. Será utilizado um rubrica como critério de avaliação, considerando a organização do conteúdo, qualidade do audiovisual, uso adequado das fontes de informação, e a reflexão crítica sobre os temas abordados. Os alunos também serão avaliados pelo seu envolvimento ao longo do processo e pela contribuição individual para o trabalho do grupo.
Para a realização deste projeto, serão necessárias ferramentas de edição de vídeo gratuitas, como o DaVinci Resolve ou Shotcut, acesso a internet para pesquisa, câmeras ou smartphones para gravação das entrevistas e imagens, além de materiais para a organização e planejamento das etapas do documentário (post-its, quadros brancos, etc.). Recursos adicionais incluem acesso a bibliotecas online e bases de dados para pesquisa acadêmica e histórica.
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