Diretores Globais: Criando um Documentário Sobre a Língua Inglesa no Mundo

Desenvolvida por: Milena… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Inglesa
Temática: Expansão global da língua inglesa

Nessa atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão encarregados de investigar e apresentar a expansão da língua inglesa ao redor do mundo, enfocando as regiões das Américas, África, Ásia e Oceania. Através da criação de curtos documentários, os estudantes explorarão as implicações culturais, políticas e econômicas da propagação do inglês decorrente do processo de colonização. Para isso, deverão realizar pesquisas abrangentes, incluindo entrevistas e análises históricas, e editar seus vídeos com ferramentas gratuitas disponíveis. Este projeto visa não apenas aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a influência global da língua inglesa, mas também desenvolver habilidades cruciais como trabalho em equipe, pesquisa, leitura crítica e capacidades audiovisuais.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre a disseminação e impacto da língua inglesa ao redor do mundo, destacando não apenas os efeitos linguísticos, mas também as consequências culturais, políticas e econômicas de tal expansão. Almejamos desenvolver no estudante a capacidade de trabalhar em equipe, aprimorar suas habilidades de pesquisa e análise crítica, bem como promover a fluência na utilização de tecnologias digitais para a criação de conteúdos audiovisuais. Através deste projeto, esperamos encorajar uma apreciação mais profunda pela interconectividade global e pelo papel da língua inglesa como um vetor de comunicação internacional.

  • Compreender a expansão global da língua inglesa e suas implicações
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação de informações
  • Promover o trabalho em equipe e a gestão de projetos
  • Aprimorar habilidades audiovisuais e de edição de vídeo
  • Valorizar a diversidade cultural e linguística

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LI17: Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.
  • EF09LI18: Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
  • EF09LI19: Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

Conteúdo Programático

Este projeto abordará temas importantes relacionados à globalização, colonização, e o papel da língua inglesa como instrumento de comunicação internacional. Serão exploradas as influências culturais, políticas e econômicas da dispersão do inglês pelo mundo, fornecendo aos alunos uma visão holística e crítica sobre as dinâmicas globais atuais e históricas.

  • História da expansão da língua inglesa
  • Impactos culturais da disseminação do inglês
  • Relações políticas e econômicas e sua influência na propagação do inglês
  • O inglês como língua franca na ciência, economia e política

Metodologia

Utilizando uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, combinada com a metodologia Atividade Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a assumir um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Eles trabalharão em equipes para pesquisar, planejar, filmar e editar seus documentários. Essa estratégia promove a colaboração, a autonomia e a aplicação prática de conhecimentos teóricos, resultando em um aprendizado mais significativo e engajador.

  • Formação de grupos e discussão inicial sobre o tema
  • Pesquisa e levantamento de dados históricos e culturais
  • Preparação e realização de entrevistas
  • Edição de vídeo utilizando ferramentas digitais gratuitas
  • Apresentação dos documentários à turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 9 aulas de 40 minutos, cobrindo desde a introdução ao projeto, passando pelo processo de pesquisa e produção, até a apresentação final dos documentários.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação de grupos
  • Aula 2-3: Pesquisa e planejamento dos documentários
  • Aula 4-6: Captação de imagens e realização de entrevistas
  • Aula 7-8: Edição dos documentários
  • Aula 9: Apresentação e discussão dos documentários

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, criatividade, trabalho em equipe, qualidade técnica do documentário e capacidade de comunicação das ideias. Será utilizado um rubrica como critério de avaliação, considerando a organização do conteúdo, qualidade do audiovisual, uso adequado das fontes de informação, e a reflexão crítica sobre os temas abordados. Os alunos também serão avaliados pelo seu envolvimento ao longo do processo e pela contribuição individual para o trabalho do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste projeto, serão necessárias ferramentas de edição de vídeo gratuitas, como o DaVinci Resolve ou Shotcut, acesso a internet para pesquisa, câmeras ou smartphones para gravação das entrevistas e imagens, além de materiais para a organização e planejamento das etapas do documentário (post-its, quadros brancos, etc.). Recursos adicionais incluem acesso a bibliotecas online e bases de dados para pesquisa acadêmica e histórica.

  • Ferramentas de edição de vídeo gratuitas
  • Câmeras ou smartphones para captação de imagens
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Materiais para planejamento e organização
  • Acesso a bibliotecas online e bases de dados

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo