Mapa Interativo das Línguas Coloniais

Desenvolvida por: Lorian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: A influência do inglês como língua colonial

Nesta atividade, os alunos irão desenvolver mapas interativos que destacam os países nas Américas, África, Ásia e Oceania onde o inglês se tornou uma língua oficial ou predominante devido ao processo de colonização. Utilizando painéis ou cartolinas, eles irão ilustrar a influência do inglês na cultura local e identificar aspectos culturais que foram impactados pela colonização britânica. Cada grupo de alunos será designado a um continente específico para realizar sua pesquisa e apresentação. Esta atividade não só promove a compreensão histórica e geográfica, mas também encoraja os alunos a trabalhar em equipe, aprimorar suas habilidades de pesquisa e comunicação, e desenvolver uma maior consciência cultural. Ao final, os grupos apresentarão os mapas e compartilharão curiosidades sobre o legado linguístico e cultural deixado pelas colônias britânicas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade incluem explorar o impacto da colonização britânica no espalhamento da língua inglesa pelo mundo, analisar criticamente essa influência nos diferentes continentes, e examinar as transformações culturais e linguísticas que ocorreram devido a esse contexto histórico. Além disso, pretende-se que os alunos desenvolvam suas capacidades de pesquisa, colaboração e apresentação em público, ao trabalharem em grupo para criar um mapa interativo e apresentarem suas descobertas.

  • Compreender o impacto da colonização britânica na disseminação da língua inglesa.
  • Analisar transformações culturais e linguísticas associadas à colonização.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LI17: Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo das consequências da colonização, com ênfase na disseminação da língua inglesa e suas implicações culturais. Os alunos irão explorar diversos aspectos históricos e contemporâneos da influência inglesa em diferentes regiões do mundo, reconhecendo como a colonização moldou não apenas as línguas faladas, mas também as práticas culturais locais.

  • História da colonização britânica.
  • Disseminação da língua inglesa.
  • Impactos culturais da colonização.

Metodologia

A metodologia dessa atividade será centrada na pesquisa ativa e na aprendizagem cooperativa. Os alunos serão divididos em grupos, cada um responsável por pesquisar um continente específico. Eles utilizarão recursos digitais e materiais impressos para adquirir informações relevantes sobre o tema e construir seus mapas interativos. As apresentações orais servirão para compartilhar o conhecimento adquirido com a turma, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e dialógica.

  • Pesquisa ativa.
  • Aprendizagem cooperativa.
  • Apresentação oral.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade, com duração total de 2 horas divididas em 2,4 aulas de 50 minutos, será estruturado de forma a proporcionar tempo suficiente para pesquisa, elaboração dos mapas e a apresentação final. A primeira aula será dedicada à introdução do tema e formação dos grupos, as próximas serão voltadas para a pesquisa e elaboração do mapa, e as aulas finais para a apresentação e discussão dos resultados.

  • Aula 1: Introdução e formação dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e elaboração do mapa.
  • Aula 3: Continuação da pesquisa e conclusão do mapa.
  • Aula 4: Apresentações e discussão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em três critérios principais: a qualidade e precisão do conteúdo pesquisado, a criatividade e clareza na apresentação dos mapas, e a participação efetiva de cada membro do grupo durante o projeto. O professor pode usar uma rubrica para garantir a consistência na avaliação, onde aspectos como originalidade, cumprimento das diretrizes da pesquisa, e habilidade de responder a perguntas durante a apresentação também serão considerados. Por exemplo, um grupo que demonstrar uma pesquisa consistente e apresentar seu mapa de forma criativa e coesa poderá alcançar um nível mais alto na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais que possibilitem a exploração visual e a pesquisa detalhada dos temas propostos. Esses materiais auxiliam na concretização dos mapas interativos e na comunicação visual, essencial para que os alunos consigam transmitir de forma efetiva os resultados de suas pesquisas durante as apresentações.

  • Painéis ou cartolinas.
  • Canetas coloridas e marcadores.
  • Acesso a internet para pesquisa.
  • Materiais de pesquisa impressos (livros, artigos, revistas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo