A Fábrica de Histórias

Desenvolvida por: Karen … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual colaborativa

Esta atividade, denominada 'A Fábrica de Histórias', é projetada para estimular a criatividade, colaboração e habilidades de escrita em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Iniciando com todos os alunos formando um grande círculo, cada um receberá uma folha de papel e um lápis. O professor dará o pontapé inicial na atividade escrevendo no quadro uma frase simples, servindo de introdução para uma narrativa coletiva. Posteriormente, cada aluno terá a oportunidade de adicionar sua própria frase à história, contribuindo assim para o desenvolvimento do enredo. Esta sequência seguirá até que todos tenham tido a chance de participar. Ao final, o grupo se reunirá para a leitura em voz alta da história criada, permitindo que todos apreciem como suas contribuições individuais se entrelaçam em uma trama compartilhada. Além de promover a imaginação e a prática de escrita, esta atividade visa reforçar a importância da escuta ativa e da colaboração, à medida que os alunos trabalham juntos na construção de um enredo coletivo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade de escrita criativa dos alunos, promovendo também a colaboração entre eles. Será uma oportunidade para praticar a construção de frases e narrativas dentro de um contexto coletivo, incentivando a criatividade e a imaginação. Além disso, buscará aprimorar a capacidade dos estudantes de escutar ativamente e respeitar a vez e a voz dos colegas, fundamentais para a construção de um ambiente de aprendizado colaborativo. Esta atividade se propõe igualmente a estimular a capacidade das crianças de acrescentar ideias a uma história já iniciada, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades narrativas e de pensamento crítico.

  • Estimular a criatividade e a imaginação por meio da escrita colaborativa.
  • Desenvolver habilidades de escrita e construção de narrativas.
  • Promover a capacidade de contribuição construtiva dentro de um grupo.
  • Aprimorar a escuta ativa entre os participantes.
  • Fomentar o respeito e a valorização das ideias dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03 - Utilizar procedimentos de escrita alfabética.
  • EF15LP05 - Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF01LP12 - Reconhecer a finalidade de diferentes gêneros textuais.
  • EF01LP26 - Planejar e produzir textos escritos (bilhetes, listas, registros de experimentações e observações, receitas, regras de jogos e brincadeiras, etc.), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP04 - Planejar e produzir relatos de experiências vividas e textos narrativos (reais e de fantasia), com desenhos e letras, letramento e/ou organização adequada do texto, revisando-o segundo critérios estabelecidos.

Conteúdo Programático

A atividade integra as práticas de linguagem, focando especialmente na produção textual colaborativa como meio de desenvolvimento da habilidade escrita. Ao conduzir os alunos através do processo de criação coletiva de uma história, este plano de aula se alinha às expectativas curriculares de fomentar a capacidade narrativa, a criatividade e a colaboração. Abordando elementos fundamentais da narrativa, como personagem, cenário, conflito e resolução, os alunos aprenderão a organizar ideias e desenvolver um enredo coerente e criativo em conjunto.

  • Escrita colaborativa
  • Elementos da narrativa
  • Criação de personagens
  • Desenvolvimento de enredo
  • Revisão e feedback coletivo

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa', aplicada nesta atividade, favorece a aprendizagem ativa por meio da participação direta dos alunos na construção da história. Esta abordagem prática incentiva o engajamento por permitir que os estudantes coloquem em prática as habilidades de escrita de forma lúdica e colaborativa. Empregaremos estratégias como escrita colaborativa no quadro, leitura compartilhada e revisão coletiva, possibilitando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo onde todos têm voz ativa no processo criativo.

  • Escrita colaborativa no quadro
  • Participação sequencial dos alunos na construção da história
  • Leitura em grupo da história criada
  • Discussão sobre o enredo e personagens
  • Revisão coletiva do texto

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, a introdução à atividade, formação do círculo e início da construção da história ocuparão o tempo, com intervalo para discussão e reflexões preliminares sobre o enredo e personagens. A segunda aula será dedicada à continuação e conclusão da escrita, leitura coletiva da história e discussão final sobre o processo e os resultados alcançados.

  • Aula 1: Introdução e início da escrita colaborativa
  • Aula 2: Conclusão da história e reflexão sobre a atividade

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e processual, considerando o engajamento dos alunos e a qualidade da participação individual no esforço coletivo de escrita da história. O foco estará na capacidade de colaborar, criatividade nas contribuições, respeito pelas ideias dos outros e na capacidade de construção narrativa. Além disso, será dada atenção especial à habilidade de cada aluno em escutar e incorporar as ideias dos colegas, fomentando um ambiente de aprendizado cooperativo e positivo. Exemplos de critérios específicos incluem a clareza da escrita, a criatividade nas sugestões para o enredo e a disposição para trabalhar em equipe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem folhas de papel e lápis para cada aluno, além do acesso a um quadro em que será possível escrever e visualizar a construção coletiva da história. Sugere-se também a utilização de imagens ou cards temáticos como estímulos visuais para inspirar a criatividade dos alunos durante o processo de criação da história. Tais materiais auxiliarão no desenvolvimento da narrativa e na motivação dos estudantes.

  • Folhas de papel A4
  • Lápis
  • Quadro branco
  • Marcadores para quadro
  • Imagens ou cards temáticos para inspiração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo