Aventura das Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Patríc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Composição de Histórias em Grupo

Na atividade Aventura das Palavras Mágicas, alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a trabalhar em equipe para construir narrativas criativas e coesas. Cada grupo, dividido previamente pelo professor, receberá um conjunto diverso de cartas contendo palavras de diferentes classes gramaticais, como substantivos, adjetivos e verbos. O objetivo principal é utilizar todas as palavras do conjunto na criação de uma história que faça sentido, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico, a colaboração entre os estudantes e o desenvolvimento da escrita. Após a composição das histórias, cada grupo fará a ilustração de uma cena que sintetize a essência de suas narrativas em um cartaz grande. Por fim, haverá uma apresentação para toda a turma, momento em que cada grupo explicará como foi possível integrar todas as palavras dadas na construção de seu conto. Esta atividade não apenas fomenta a prática da escrita colaborativa, mas também exercita a habilidade de realizar edições em grupo para alcançar um resultado compartilhado e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, o foco está em promover a criatividade, a colaboração e a capacidade de síntese dos estudantes. Almeja-se que, ao final, os alunos sejam capazes de articular ideias de forma coletiva para construir histórias consistentes e criativas, utilizando um vocabulário variado. Espera-se também que desenvolvam a habilidade de editar coletivamente o texto, aprimorando a escrita e a leitura através do exercício de integrar palavras de diferentes classes gramaticais em uma narrativa coesa. A atividade tem o propósito de fortalecer a comunicação em grupo, a resolução de problemas e a habilidade de apresentação, essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.

  • Estimular a criatividade e a imaginação para a criação de histórias.
  • Desenvolver habilidades de escrita e leitura compartilhadas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Exercitar a capacidade de edição de texto em grupo.
  • Aprimorar a habilidade de apresentação oral.

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada com os objetivos de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental, visando especialmente ao desenvolvimento da capacidade expressiva dos alunos através da escrita criativa e colaborativa. Serão trabalhadas as classes de palavras como substantivos, adjetivos e verbos, bem como a estrutura de uma narrativa, incluindo início, meio e fim. Além disso, a atividade enfatiza a edição e revisão de texto em grupo, habilidades fundamentais na construção coletiva do conhecimento.

  • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos.
  • Estrutura narrativa: início, meio e fim.
  • Colaboração e trabalho em equipe na construção de textos.
  • Edição e revisão de texto em grupo.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade envolve os alunos de maneira prática na construção do conhecimento. Através do uso de cartas com palavras, os estudantes são estimulados a pensar criativamente e a cooperar para compor histórias, promovendo um ambiente de aprendizado lúdico e dinâmico. A etapa de ilustração da história constituída e a apresentação final diante da turma também são componentes cruciais, pois permitem a expressão artística e a consolidação das habilidades de comunicação oral e de trabalho em equipe.

  • Distribuição de cartas com palavras aos grupos.
  • Criação coletiva de histórias utilizando as palavras das cartas.
  • Elaboração de cartazes ilustrando as histórias criadas.
  • Apresentação das histórias e cartazes à turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os grupos receberão as cartas e começarão a criação das histórias. A segunda sessão será dedicada à conclusão das histórias, elaboração dos cartazes e preparação das apresentações.

  • Aula 1: Distribuição das cartas, início da criação das histórias.
  • Aula 2: Elaboração dos cartazes e preparação/apresentação das histórias.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação, no engajamento com a atividade e na capacidade de colaboração entre os membros do grupo. Será avaliada a criatividade da história, a inclusão de todas as palavras dadas, a qualidade e criatividade do cartaz, bem como a clareza e a fluência da apresentação oral. Feedbacks construtivos serão providenciados após cada apresentação, focando no processo criativo, na colaboração e na comunicação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade pedagógica, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel, lápis de cor, marcadores e cartolinas para a confecção dos cartazes. Também serão utilizadas cartas previamente preparadas pelo professor, contendo variadas palavras. A sala de aula deverá ser organizada de maneira que facilite a interação entre os grupos.

  • Cartas com palavras (substantivos, adjetivos, verbos).
  • Cartolinas grandes para os cartazes.
  • Lápis de cor e marcadores.
  • Espaço adequado para a colaboração entre os grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo