Aventuras das Palavras no Baú de Emoções

Desenvolvida por: Christ… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Emoção, oralidade e produção de texto

A atividade Aventuras das Palavras no Baú de Emoções é projetada para promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao longo de uma série de aulas, as crianças serão incentivadas a explorar e expressar emoções através de desenhos, narrativas orais e escritas. A atividade tem início com os alunos desenhando rostos que representem expressões emocionais variadas, como alegria, tristeza e surpresa. Nas aulas subsequentes, essas expressões são utilizadas como base para que as crianças criem histórias curtas, compartilhando suas narrativas oralmente antes de escrevê-las em frases simples. Esta prática não só auxilia no reconhecimento e representação das emoções, promovendo a empatia e o entendimento social, mas também incentiva o uso de novas palavras e a construção de frases, essencial para o desenvolvimento da competência linguística fundamental. O plano é desenhado para promover a interação entre os alunos, respeitar turnos de fala, e criar um ambiente inclusivo onde todos possam expressar suas emoções e histórias de forma igualitária.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados no desenvolvimento das competências de escrita e compreensão do sistema alfabético, alinhados com as diretrizes da BNCC para o 1º ano. Os alunos terão a oportunidade de escrever palavras e frases curtas a partir de suas próprias narrativas emocionais, promovendo a ortografia correta e a separação de palavras. Além disso, o uso de desenhos para ilustrar emoções estimula o reconhecimento intuitivo e a verbalização dessas emoções em palavras e frases. A atividade também busca desenvolver a habilidade de contar histórias e interagir em grupo, elevando a prática da oralidade e da escrita a partir de experiências pessoais. Através de metodologias ativas e práticas interativas, os alunos não apenas reconhecerão o valor do alfabeto e das palavras como ferramentas de comunicação, mas também como expressões de suas vivências emocionais, estimulando um aprendizado significativo e engajado.

  • Reconhecer e escrever palavras e frases curtas utilizando o alfabeto.
  • Relacionar expressões emocionais a palavras e desenhos.
  • Desenvolver a oralidade através da apresentação de histórias em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP12: Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade Aventuras das Palavras no Baú de Emoções abarca uma abordagem interdisciplinar ao integrar prática linguística com desenvolvimento emocional. Inicialmente, os alunos se concentram em desenhar rostos emotivos, o que abre caminho para discussões sobre as diferentes emoções que experimentamos. A seguir, a atividade progride para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, onde as crianças aprendem a associar palavras às emoções desenhadas e a criar narrativas orais que descrevam situações emocionais vividas ou imaginadas. Por fim, os alunos são incentivados a escrever frases curtas sobre as histórias criadas, consolidando o entendimento de como as emoções se traduzem em palavras e frases. Tal currículo proporciona uma compreensão rica e contextual das habilidades de comunicação, ao mesmo tempo que promove a consciência emocional e social.

  • Desenho de expressões emocionais.
  • Relação entre imagens e palavras simples.
  • Criação e contação de histórias narrativas orais.
  • Escrita de frases curtas representando emoções.

Metodologia

A metodologia adotada consiste em práticas pedagógicas que promovem a interação ativa dos alunos com o material de aprendizado, utilizando metodologias ativas e atividades práticas. Inicia-se com a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), onde os alunos criam desenhos das emoções que servirão como base para as atividades subsequentes. Esta abordagem estimula o pensamento crítico e a criatividade, permitindo que os alunos façam conexões entre suas expressões artísticas e o aprendizado linguístico. A progressão para a oralidade e a escrita de histórias fortalece os laços entre a expressão visual e verbal, engajando os alunos em práticas que propiciam um domínio da língua de forma significativa e conectada ao seu universo emocional. Este enfoque interativo é complementado por atividades de grupo que incentivam a colaboração, a escuta ativa e o respeito às ideias alheias.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para representação visual de emoções.
  • Conteúdos práticos integrados para desenvolvimento da oralidade.
  • Atividades colaborativas e interativas para o desenvolvimento da escrita e oralidade.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade é estruturado em cinco aulas de 60 minutos cada, organizadas para proporcionar uma progressão lógica e eficaz das fases do aprendizado. Começamos com uma introdução lúdica às emoções através de desenhos na primeira aula, utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos para estabelecer um fundamento criativo. Nas aulas subsequentes, os alunos são guiados pela exploração de sua capacidade narrativa e linguística, primeiro através da oralidade e posteriormente, na escrita. Durante o desenvolvimento das histórias, os alunos são estimulados a compartilhar e cooperar, enriquecendo suas habilidades sociais e emocionais ao mesmo tempo em que aprofundam seu conhecimento da língua portuguesa. Combinando aspectos teóricos e práticos, o cronograma facilita um aprendizado coeso e orientado para resultados efetivos, encerrando com uma atividade de revisão e reflexão sobre o aprendizado adquirido.

  • Aula 1: Desenho de expressões emocionais com base na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Momento 1: Introdução ao Tema das Emoções (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando brevemente o que são emoções, dando exemplos como alegria, tristeza e surpresa. É importante que os alunos se sintam à vontade para compartilhar exemplos de situações em que sentiram essas emoções. Utilize cartões ilustrativos de emoções para estímulo visual. Permita que cada aluno diga uma emoção que conhece e, se possível, relacione a situações do seu cotidiano.

    Momento 2: Apresentação do Projeto de Desenho (Estimativa: 15 minutos)
    Explique para as crianças que elas irão trabalhar em um projeto para desenhar rostos que representam expressões emocionais. Destaque que cada desenho será uma ferramenta para contar suas histórias nas próximas aulas. Mostre exemplos de expressões emocionais em personagens conhecidos de desenhos animados e discuta com a turma como essas expressões são representadas graficamente. Observe se todos entendem o conceito de emoções e suas representações visuais.

    Momento 3: Mão na Massa: Desenho das Emoções (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua papéis de desenho e lápis de cor para cada aluno e oriente-os a desenharem rostos que representem pelo menos duas emoções. Circule pela sala enquanto eles trabalham, fornecendo apoio e sugestões de melhoria nos desenhos, como adicionar traços para mostrar sobrancelhas franzidas ou sorrisos grandes. É importante que os alunos tenham liberdade de criação, mas ofereça auxílio para aqueles que parecem indecisos ou em dúvida. Avalie o engajamento e a participação dos alunos durante a atividade.

    Momento 4: Compartilhamento de Desenhos e Observações (Estimativa: 10 minutos)
    Reserve os minutos finais para que os alunos compartilhem seus desenhos com a turma, explicando as emoções que representaram. Estimule o respeito pela participação de cada colega, reforçando a importância de ouvir e esperar a vez de falar. Pergunte o que eles sentiram ao fazer os desenhos e como representaram as emoções. Acompanhe a participação e observe a capacidade de cada um em explicar suas escolhas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para ampliar a inclusão e acessibilidade, disponibilize materiais com texturas diferentes, como papéis com relevo, para alunos com dificuldades visuais. Use descrições verbais detalhadas quando apresentar exemplos de expressões emocionais. Considere ter cartões ilustrativos com legendas em braille se necessário. Esteja sempre atento e ofereça apoio individualizado para alunos que possam ter dificuldades adicionais, incentivando a participação ativa. Lembre-se de que cada aluno tem seu tempo e necessitam de estímulo positivo e acolhimento.

  • Aula 2: Discussão sobre as emoções desenhadas e criação de narrativas orais a partir dessas expressões.
  • Momento 1: Revisão das Emoções Desenhadas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo que os alunos mostrem novamente seus desenhos de emoções criados na aula anterior. Peça que eles nomeiem as emoções representadas. É importante que o professor reforce o respeito pelas diferentes interpretações e estimule os alunos a recordarem os sentimentos por trás de cada expressão.

    Momento 2: Discussão Coletiva sobre Emoções (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma discussão coletiva sobre cada emoção representada nos desenhos. Questione os alunos sobre quando ou por que poderiam sentir determinada emoção. É importante que o professor esteja atento para garantir que todos participem. Sugira conexões com experiências que os alunos compartilharam anteriormente. Avalie a capacidade dos alunos de se expressarem e de ouvirem seus colegas com atenção.

    Momento 3: Criação de Narrativas em Duplas (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em duplas e peça que cada dupla escolha um desenho para criar uma pequena narrativa oral sobre a emoção representada. É importante que o professor promova um ambiente colaborativo e ajude as duplas a iniciarem suas histórias, fazendo perguntas estimulantes, como 'O que aconteceu com esse personagem para ele se sentir assim?'. Avalie a criatividade e a cooperação nas duplas.

    Momento 4: Apresentação das Narrativas (Estimativa: 15 minutos)
    Convide as duplas a compartilharem suas histórias com a turma. Assegure-se de que todos tenham a chance de apresentar e que a turma ouça ativamente. Após cada apresentação, faça perguntas que incentivem os alunos a pensar sobre as histórias e as emoções envolvidas. Avalie a participação e a clareza das narrativas apresentadas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Ofereça materiais visuais adicionais ou histórias de apoio para alunos que tenham dificuldade em se expressar oralmente ou entender certas emoções. Disponibilize apoio em pares para incentivar interações e ajudar alunos que precisam de mais suporte. Esteja disponível para orientar discretamente alunos que possam sentir dificuldades na criação das narrativas. Lembre-se de que valorizar as diferentes formas de expressão e incentivar a confiança dos alunos é fundamental para o sucesso das atividades.

  • Aula 3: Introdução à escrita de histórias, ajudando alunos a criarem frases curtas baseadas em suas narrativas emocionais.
  • Momento 1: Revisão das Narrativas Orais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo que os alunos relembrem as narrativas orais criadas anteriormente em duplas. Permita que algumas duplas compartilhem brevemente suas histórias para a turma. Reforce a importância de recordar os detalhes antes da escrita, pois isso ajudará na construção das frases.

    Momento 2: Introdução à Escrita (Estimativa: 10 minutos)
    Explique que eles irão traduzir as histórias orais em frases escritas. Utilize exemplos simples no quadro, mostrando como transformar uma ideia em frases curtas. Mostre o uso correto de letras maiúsculas no início de frases e pontos finais.

    Momento 3: Construção de Frases Simples (Estimativa: 25 minutos)
    Incentive os alunos a pegarem seus cadernos e começarem a escrever frases baseadas em suas histórias emocionais. Circulando pela sala, ofereça apoio individualizado, sugerindo palavras e estruturas simples quando necessário. Assegure-se de que cada frase esteja de acordo com a narrativa original do aluno. Avalie a coerência e a correção das frases enquanto oferece feedback imediato.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos compartilhem um exemplo de frase escrita com a turma. Ao ouvirem seus colegas, incentive que prestem atenção às ideias relacionadas às emoções. Forneça feedback positivo e construtivo, destacando a clareza e a criatividade das frases. Aproveite para reforçar boas práticas, como uso da pontuação e a escolha de palavras adequadas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos que possam ter dificuldades com a escrita, ofereça apoio extra, tais como moldes de frases ou possibilidade de ditarem suas ideias para um professor ou colega. Utilize materiais de apoio visual, como imagens relacionadas às histórias, para estimular a escrita. Assegure que o ambiente seja acolhedor e que toda tentativa de escrita seja valorizada, incentivando a participação de todos, independentemente do resultado final. Certifique-se que tenham o tempo necessário e a segurança para expressar suas ideias, reforçando sempre a diversidade de narrativas e estilos de escrita.

  • Aula 4: Finalização das histórias e prática de leitura em voz alta para compartilhar com os colegas.
  • Momento 1: Revisão das Histórias Escritas (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula pedindo que os alunos revisem as frases que escreveram na aula anterior sobre suas histórias emocionais. Peça que releiam as frases em silenciamento para lembrar da sequência dos acontecimentos. É importante que os alunos se sintam seguros com sua escrita antes de compartilhá-la.

    Momento 2: Preparação para a Leitura em Voz Alta (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que eles irão ler suas histórias em voz alta na frente da turma. Instrua-os a praticarem a clareza e a projeção de sua voz. Exemplifique uma leitura em voz alta, destacando a importância de falar pausadamente e audivelmente. Ofereça a oportunidade de praticarem em duplas antes da apresentação para refinarem suas leituras.

    Momento 3: Leitura em Voz Alta (Estimativa: 25 minutos)
    Organize a turma para que cada aluno tenha a chance de ler sua história em voz alta. Garanta um ambiente respeitoso e encorajador onde todos os ouvintes prestem atenção a cada leitura. Após cada apresentação, permita breves comentários dos colegas, destacando o que gostaram na história ou como se sentiram em relação às emoções descritas. É importante que você observe e avalie a clareza de expressão e a confiança dos alunos durante a leitura.

    Momento 4: Feedback de Grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma discussão final perguntando aos alunos sobre suas experiências de ler para os colegas. Incentive-os a compartilhar o que acharam mais desafiador ou divertido no processo. Conclua oferecendo feedback positivo e sugerindo melhorias para futuras apresentações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos que têm desafios de leitura ou que podem se sentir intimidados pela leitura em voz alta, ofereça a opção de lerem para você separadamente ou em pequenos grupos em vez de na frente de toda a turma. Utilize recursos adicionais como cartões de apoio com palavras-chave para ajudar a lembrar seus textos. Reforce a natureza encorajadora da atividade e assegure que os alunos estão sendo tratados com gentileza e paciência durante as apresentações. Se for necessário suporte adicional, envolva colegas que possam ajudar durante as práticas em dupla, reforçando um ambiente colaborativo e acolhedor.

  • Aula 5: Revisão e reflexão sobre as histórias desenvolvidas, destacando aprendizado linguístico e emocional.
  • Momento 1: Revisão das Histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo que os alunos se reúnam em pequenos grupos e compartilhem as histórias que escreveram ao longo das aulas anteriores. Oriente os alunos a lerem suas histórias em voz alta dentro do grupo. Circule pela sala para acompanhar as leituras e observe as reações dos alunos, destacando aspectos positivos das histórias e incentivando a confiança dos alunos.

    Momento 2: Reflexão sobre Emoções e Aprendizado (Estimativa: 15 minutos)
    Promova uma discussão coletiva sobre as emoções representadas nas histórias. Pergunte aos alunos quais emoções acharam mais fáceis e mais difíceis de descrever, e por quê. Incentive-os a refletir sobre o que aprenderam sobre suas próprias emoções e as dos colegas durante o processo. Registre no quadro as diferentes emoções mencionadas, destacando o vocabulário utilizado.

    Momento 3: Discussão sobre Aprendizado Linguístico (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma discussão sobre o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura ao longo das atividades. Pergunte aos alunos quais palavras novas aprenderam e como se sentiram ao escrever e ler suas histórias. Destaque a importância de reconhecer letras e palavras e de formular frases coerentes. Estimule a troca de ideias entre os alunos e observe se conseguem perceber o próprio progresso.

    Momento 4: Aplicação Prática - Revisão de Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que cada aluno escolha uma frase da própria história que gostaria de melhorar. Orientá-los a revisarem essa frase, oferecendo alternativas de palavras ou estrutura, quando necessário. Ajude individualmente conforme circula pela sala, elogiando as melhorias feitas. Avalie a capacidade dos alunos de identificar aspectos que podem ser melhorados em suas escritas.

    Momento 5: Conclusão e Feedback Positivo (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula convidando os alunos a compartilharem uma coisa que gostaram de aprender sobre si mesmos ou sobre os colegas durante o projeto. Reforce a importância da troca de experiências e parabenize a turma pelo empenho e pela criatividade. Ofereça feedback positivo destacando o esforço e as conquistas dos alunos nas atividades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, ofereça recursos de apoio, como cartões de dicas de emoções para facilitar a reflexão e discussão. Promova um ambiente seguro e encorajador durante as discussões, permitindo que os alunos participem no seu próprio ritmo e estilo. Considere oportunidades para os alunos que se sintam mais confortáveis em pequenos grupos ou com colegas de confiança para o compartilhamento de suas histórias, garantindo que todos sejam ouvidos e respeitados. Estimule o auxílio entre pares para alunos que precisam de apoio na leitura e escrita, promovendo um ambiente colaborativo e acolhedor.

Avaliação

A avaliação do aprendizado será realizada através de diversas metodologias, considerando tanto aspectos formais quanto informais do desenvolvimento das habilidades dos alunos. Para o objetivo de escrita e criação de frases, a avaliação formativa será aplicada, observando o uso correto das letras e espaços entre palavras. Essa forma inclui feedback contínuo e construtivo, encorajando melhorias progressivas. Adicionalmente, uma avaliação somativa pode ser utilizada ao final para aferir a capacidade dos alunos em combinar palavras em frases coerentes, usando seu vocabulário aprendido. O processo de avaliação também integra um componente socioemocional, onde a capacidade dos alunos para discutir e expressar emoções oralmente será observada, efetivando o aprendizado socioemocional. Assim, são oferecidas opções flexíveis e inclusivas que garantem uma avaliação justa e abrangente do progresso dos alunos em consonância com os objetivos definidos para a atividade.

  • Avaliação formativa contínua na construção de frases e uso do alfabeto.
  • Feedback individualizado para melhorias progressivas nos aspectos da escrita.
  • Observação de habilidades orais na expressão de emoções e cooperação em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais e recursos que incentivem a criatividade e engajem os alunos em múltiplas formas de expressão. Desenhos e arte farão uso de papel de desenho e lápis de cor, enquanto o desenvolvimento da escrita exigirá cadernos e lápis. Recursos educacionais, como cartões ilustrativos de emoções e histórias ilustradas, podem ser utilizados para auxiliar na visualização e inspiração dos alunos. Infraestrutura para apresentação, como um quadro branco, auxiliará na organização das ideias e no compartilhamento das histórias dos alunos perante a turma. Adicionalmente, o professor pode utilizar dispositivos tecnológicos, como tablets ou computadores, para reforçar as atividades de forma mais interativa e acessível. Esses recursos foram selecionados por seu impacto positivo no aprendizado e pelo custo acessível, assegurando que cada aluno tenha a oportunidade de participar plenamente da atividade proposta.

  • Papéis de desenho e lápis de cor para desenhos de emoções.
  • Cadernos e lápis para escrita de histórias.
  • Cartões ilustrativos de emoções para estímulo visual.
  • Quadro branco para apresentação e organização de ideias.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da sobrecarga de trabalho enfrentada por muitos professores no ambiente escolar, portanto as recomendações aqui visam facilitar a execução da atividade de maneira inclusiva e acessível para todos os alunos. Com o propósito de assegurar uma participação equitativa, algumas práticas podem ser empregadas: por exemplo, o uso de material visual facilmente compreensível, como cartões ilustrativos, ajuda todos os alunos a se conectarem emocionalmente e linguísticamente com o conteúdo. A metodologia de ensino, por sua vez, pode incluir tempos de resposta ajustáveis para garantir que cada aluno tenha a oportunidade de processar a informação e responder de maneira confortável. A disposição dos assentos em círculo pode incrementar a interação social e promover um senso de comunidade e inclusão no contexto de aprendizagem. Tais medidas oferecem um ambiente de aprendizado seguro e acolhedor, respeitando a diversidade e promovendo a equidade e o acesso universal ao aprendizado.

  • Uso de cartões ilustrativos para suporte visual acessível a todos os alunos.
  • Disposição estratégica dos lugares para maximizar a interação entre os alunos.
  • Adaptação do tempo destinado às respostas para atender diferentes ritmos de aprendizagem.

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