Brincando de Formar Palavras com Imagens

Desenvolvida por: Luci J… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica, Alfabetização

Nesta atividade, os alunos terão um conjunto de cartas com imagens e letras. Eles precisarão associar cada imagem à letra inicial correspondente e, em seguida, juntar as letras para formar palavras. Isso ajudará a reconhecer o som inicial de cada letra e a relacionar com a imagem correspondente, solidificando o entendimento da formação de palavras, enquanto desenvolvem habilidades de reconhecimento de sons e escrita alfabética. Esta abordagem não apenas favorece a associação entre imagem e som, mas também reforça o processo inicial de alfabetização, promovendo uma vivência dinâmica e lúdica do processo ensino-aprendizagem. Durante a atividade, os alunos trabalham colaborativamente em pares ou pequenos grupos, promovendo habilidades sociais, como compartilhar e esperar sua vez, enquanto praticam o respeito às regras e interagem ativamente com os materiais fornecidos.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da atividade é amplamente voltado para desenvolver a compreensão dos alunos sobre a correspondência entre imagem e fonema inicial, facilitando a formação de palavras a partir da junção de letras. Ao final da atividade, espera-se que os alunos consigam identificar e formar palavras de maneira autônoma, aprimorando suas habilidades de leitura inicial e de escrita. Esto não só promove a alfabetização no sentido técnico, mas também reforça o uso do som e da imagem como ferramental para a comunicação efetiva em ambientes escolares. Assim, a atividade fomenta o desenvolvimento de competências linguísticas fundamentais para o progresso acadêmico no ensino fundamental.

  • Desenvolver a capacidade de associar imagens aos respectivos sons iniciais das letras.
  • Promover a habilidade de formar palavras através da junção de letras.
  • Incentivar a prática da leitura e escrita inicial com ênfase em regras ortográficas básicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP09: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Conteúdo Programático

A atividade prevê um mergulho no reconhecimento de letras e imagens, aspecto essencial para a alfabetização dos alunos do primeiro ano. O conteúdo programático abrange o reconhecimento dos fonemas básicos associados a imagens concretas, de forma que os alunos possam ter uma conexão visível e auditiva ao escrever as palavras formadas. Esta abordagem lúdica dentro do contexto da Língua Portuguesa é crucial, pois associa diretamente o som e a forma de cada letra com a sua aplicação nas frases e palavras do cotidiano, facilitando o aprendizado por meio da experiência prática e active learning.

  • Reconhecimento de letras do alfabeto.
  • Associação de letras a palavras e imagens.
  • Formação de palavras simples a partir de fonemas.

Metodologia

A atividade será realizada utilizando cartas ilustrativas que permitirão aos alunos a associação entre o som inicial das letras e as imagens. Essa metodologia explora uma abordagem interativa, onde as crianças poderão manipular os materiais, facilitando a codificação da informação de forma prática e divertida. O aprendizado por meio da manipulação estimula os sentidos, promove a retenção do conhecimento e torna a atividade mais atrativa para os alunos, respeitando suas capacidades cognitivas e foco do ensino fundamental.

  • Utilização de cartas ilustrativas de imagens e letras para associação.
  • Aprendizagem prática e interativa por meio de jogos.
  • Trabalhos em equipe para estimular a colaboração e participação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a execução da atividade foi planejado dentro de um único período escolar com duração de 30 minutos. Esta dinâmica respeita o tempo de concentração dos alunos de 6 a 7 anos, possibilitando que a prática aconteça de forma eficaz sem sobrecarregá-los. Dentro desse prazo, serão designadas cinco minutos para explicação, vinte minutos para a prática em si, e cinco minutos finais para revisão e discussão conclusiva sobre a experiência obtida.

  • Aula 1: Descrição da atividade, execução prática e feedback imediato dos alunos.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 5 minutos)
    Apresente a atividade aos alunos com entusiasmo, explicando que hoje irão Brincar de Formar Palavras com Imagens. Mostre algumas cartas de imagens e letras, destacando como elas podem ser combinadas para criar palavras. Explique as regras básicas de como associar a imagem à letra inicial e formar palavras inteiras. É importante que você reitere a colaboração entre pares, incentivando-os a ajudar uns aos outros durante a atividade.

    Momento 2: Distribuição das Cartas e Formação de Grupos (Estimativa: 5 minutos)
    Organize os alunos em pares ou pequenos grupos, de acordo com o tamanho da turma. Distribua as cartas de imagens e letras igualmente entre os grupos. Explique que eles precisarão trabalhar juntos para associar as imagens às letras iniciais e formar palavras. Orientar que cada criança terá a chance de colaborar nos grupos, promovendo uma prática compartilhada e participativa.

    Momento 3: Execução Prática da Atividade (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos iniciem a atividade, observando atentamente o progresso de cada grupo. Intervenha apenas quando perceber que algum aluno ou grupo está com dificuldade em associar corretamente as letras às imagens. Sugira o uso de pistas sonoras, perguntando Qual o som que essa imagem faz?\

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada, considerando as diferentes maneiras de medir o desempenho e garantir o avanço dos alunos em seus objetivos de aprendizagem. Primeiramente, teremos uma avaliação observacional que visa identificar como cada aluno associa as letras às imagens. A observação permitirá ao professor perceber rapidamente as dificuldades ou acertos dos alunos, facilitando intervenções pedagógicas imediatas. Em seguida, cada aluno poderá ser convidado a explicar o raciocínio por trás da formação de uma palavra específica, promovendo um feedback mais imediato e específico. Outra opção é o diário de aprendizagem, onde os alunos registram suas percepções e descobertas sobre a atividade. Esta abordagem não só avalia, mas também promove o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem, possibilitando ajustes e reflexões constantes.

  • Avaliação observacional das associações feitas pelos alunos.
  • Debates curtos sobre raciocínios usados na formação das palavras.
  • Diário de aprendizagem para reflexões e registros dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais para essa atividade foram escolhidos com base em sua efetividade para a faixa etária, capacidade de promover a interação e alinhamento com os objetivos específicos. Usaremos cartas educativas que representam tanto imagens quanto letras do alfabeto, garantindo que os alunos tenham um ponto de referência visual e tátil durante a prática. Estes recursos são eficazes não só por sua simplicidade e acessibilidade, mas também por incentivar a participação ativa durante o aprendizado, sendo ferramentas que promovem um ambiente colaborativo e focado na formação inicial.

  • Cartas de imagens associadas a letras.
  • Quadro branco e pincéis para visualização coletiva de palavras formadas.
  • Material de papelaria básica como lápis e cadernos para anotações esporádicas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os profissionais de educação estão sempre em busca de oferecer as melhores experiências de aprendizado para cada aluno. Embora essa turma específica não tenha alunos com necessidades especiais, sugerimos algumas práticas inclusivas que podem ser facilmente aplicadas. Estas estratégias incluem a modificação do ambiente da sala de aula para melhorar o acesso aos materiais e permitir a livre circulação durante a atividade. A cooperação entre pares também é encorajada, promovendo, além de habilidades cognitivas, a inclusão social. Estratégias como o uso de palavras simples e claras para a explicação do exercício garantem que todos compreendam o objetivo pedagógico.

  • Posicionar mesas e cadeiras de forma que os alunos possam circular e acessar facilmente todos os materiais.
  • Criar um sistema de rodízio para que todos tenham a chance de participar ativamente do manuseio dos materiais educativos.
  • Adotar linguagem clara e direta para instruções e feedbacks.

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