Caça ao Tesouro das Letras

Desenvolvida por: Rosâng… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade Caça ao Tesouro das Letras é uma proposta lúdica e dinâmica voltada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que utiliza o ambiente da escola como cenário para uma aventura educativa. Nessa atividade, as letras do alfabeto são escondidas pelo pátio da escola ou sala de aula, e os alunos, individualmente ou em pequenos grupos, são desafiados a encontrá-las usando um mapa. Ao localizar uma letra, deverão identificar se ela faz parte do alfabeto ou se trata de um símbolo gráfico não alfabético. Essa dinâmica estimula a observação, a diferenciação entre letras e símbolos, promove a interação social e o desenvolvimento da linguagem oral ao compartilharem suas descobertas em um debate estruturado. A atividade culmina com uma discussão em grupo, onde os alunos têm a oportunidade de expressar suas experiências, aprender com os colegas e reforçar o conhecimento adquirido sobre as letras do alfabeto, proporcionando uma aprendizagem significativa por intermédio do jogo e da exploração.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o reconhecimento das letras do alfabeto, diferenciando-as de outros símbolos gráficos, em um contexto prático e divertido. As crianças terão a chance de explorar o ambiente escolar de maneira ativa, trabalhando habilidades de leitura inicial, observação, e construção do conhecimento de forma colaborativa. Ao envolver os alunos em uma caça ao tesouro, busca-se estimular a curiosidade, a motivação e o engajamento no processo de aprendizagem, além de desenvolver competências sociais importantes, como o trabalho em equipe, a comunicação efetiva e o respeito mútuo.

  • Identificar as letras do alfabeto em diferentes contextos.
  • Diferenciar letras de outros símbolos gráficos.
  • Desenvolver habilidades de observação e atenção.
  • Promover a interação social e o trabalho em equipe.
  • Estimular a expressão oral e o debate entre os pares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04": "Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos."}, {"EF01LP05": "Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala."}, {"EF01LP07": Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

A introdução à leitura e à escrita é um processo fundamental no primeiro ano do ensino fundamental, e atividades como a Caça ao Tesouro das Letras contribuem significativamente para esse aprendizado. Explorando conceitos de alfabetização de maneira lúdica e interativa, a atividade é projetada para ajudar os alunos a compreender a natureza alfabética da língua escrita, a reconhecer letras em diferentes formatos e contextos e a distinguir símbolos alfabéticos de não alfabéticos.

  • Alfabeto: reconhecimento e diferenciação de letras.
  • Sistemas de escrita alfabética e não alfabética.
  • Leitura inicial e reconhecimento de palavras.
  • Trabalho em equipe e habilidades sociais.
  • Expressão oral e comunicação.

Metodologia

Adotaremos metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, que permitem aos alunos serem os principais agentes do seu processo de aprendizagem. Na Caça ao Tesouro das Letras, os alunos exploram o ambiente, participam ativamente da busca pelas letras e, posteriormente, engajam-se em uma discussão coletiva para compartilhar descobertas, aplicando o conhecimento de forma prática e reflexiva.

  • Atividade Mão-na-massa: alunos realizando a caça ao tesouro.
  • Roda de Debate: discussão guiada sobre as letras encontradas.
  • Sala de Aula Invertida: alunos preparados previamente sobre o alfabeto.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos: o jogo como principal ferramenta de aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totaliza 4 horas, divididas em quatro aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, haverá uma introdução e preparação; depois, a execução da Caça ao Tesouro em si; seguida por um período de debate das descobertas; e, finalmente, uma revisão e reflexão sobre a atividade.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração inicial do alfabeto.
  • Aula 2: Realização da Caça ao Tesouro.
  • Aula 3: Roda de Debate para compartilhar descobertas.
  • Aula 4: Reflexão e reforço do aprendizado.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, com foco no engajamento dos alunos, sua participação nas discussões e a capacidade de distinguir letras de outros símbolos gráficos. Observações durante a Caça ao Tesouro e contribuições individuais no debate serão consideradas. A expressão oral, a capacidade de trabalhar em equipe e o envolvimento na atividade prática também serão avaliados. Exemplos práticos de contribuições positivas e áreas para melhorias serão compartilhados, visando estimular o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, utilizaremos mapas simples, impressos com os locais a serem explorados, letras do alfabeto impressas em cartões ou pequenos objetos, e diferentes símbolos gráficos. Adicionalmente, espaço adequado para a execução da caça ao tesouro, seja no pátio da escola ou em sala de aula, além de materiais para o registro das descobertas, como pranchetas, papéis e lápis, serão necessários.

  • Mapas do tesouro impressos.
  • Letras do alfabeto e símbolos gráficos em cartões.
  • Espaço físico adequado (pátio ou sala de aula).
  • Materiais de escrita (pranchetas, papéis, lápis).
  • Roda de debate preparada com espaço para todos os participantes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo