Caça ao Tesouro das Letras

Desenvolvida por: Hellen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' é uma proposta lúdica e interativa para introduzir aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a distinção entre letras e outros símbolos gráficos. Por meio de um jogo de caça ao tesouro, os pequenos serão incentivados a trabalhar em equipe, utilizando mapas que contêm pistas sob a forma de letras ou símbolos. Estas pistas estarão escondidas tanto na sala de aula quanto em áreas externas, caso seja possível, guiando os alunos até a próxima localização. O objetivo final é encontrar um tesouro, que neste caso, será um conjunto de novos livros de imagens para a sala de aula, reforçando o prazer pela descoberta associado à aprendizagem das letras do alfabeto. Esta experiência pretende não apenas auxiliar no reconhecimento das letras, mas também promover o desenvolvimento de habilidades sociais e de resolução de problemas em um contexto lúdico e significativo para as crianças.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa dinâmica é possibilitar que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental desenvolvam habilidades de distinção entre letras do alfabeto e outros sinais gráficos de maneira prática e envolvente. Por meio desta caça ao tesouro, pretende-se promover o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala, ao passo que os alunos estarão engajados em uma atividade que estimula sua curiosidade, cooperação e habilidades de observação. Além disso, visa-se reforçar a percepção de que o aprendizado pode ser uma aventura empolgante, estabelecendo uma associação positiva com a leitura e a exploração do mundo letrado.

  • Distinguir letras do alfabeto de outros símbolos gráficos
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação
  • Incentivar a observação atenta e o pensamento crítico
  • Promover uma associação positiva com o aprendizado da leitura e da escrita

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi estrategicamente pensado para introduzir os alunos do 1º ano ao mundo das letras e símbolos gráficos de forma dinâmica e significativa. Tomando como base a ludicidade da caça ao tesouro, busca-se transpor o ensino das letras e da leitura para um cenário prático e animado, onde os alunos possam vivenciar a aprendizagem de forma ativa, interagindo com o ambiente e uns com os outros.

  • Letras do alfabeto
  • Diferenciação entre letras e símbolos
  • Leitura de pistas e mapas
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Associação entre jogos e aprendizado

Metodologia

A metodologia ativa será o coração desta atividade, enfatizando a aprendizagem por meio da prática efetiva e da resolução de problemas em um contexto real. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos para fomentar o trabalho em equipe e a interação social, enquanto decifram as pistas dadas em forma de letras e símbolos. A interatividade e o movimento são peças-chave, permitindo que a aquisição de conhecimento se dê de forma espontânea, através da experiência direta e do engajamento ativo na busca pelo tesouro.

  • Divisão da classe em pequenos grupos
  • Uso de mapas contendo pistas em forma de letras e símbolos
  • Exploração de espaços internos e externos (se possível)
  • Descobrimento guiado com supervisão do professor
  • Aplicação de conhecimento prático durante a atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Esta distribuição do tempo permite uma exploração adequada do espaço, bem como momentos de reflexão e discussão após a conclusão da caça ao tesouro.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da caça ao tesouro
  • Aula 2: Continuação da caça e descoberta do tesouro, seguida de reflexão e discussão

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' será processual e observacional, focando no engajamento dos alunos com a atividade, sua capacidade de trabalhar em equipe, a efetividade da comunicação entre os pares, assim como o reconhecimento correto das letras e distinção destas de outros símbolos. Observações sobre a participação individual e em grupo serão feitas, acompanhadas de feedback construtivo para estimular a reflexão sobre o aprendizado obtido. Será dada especial atenção à maneira como os alunos aplicam o conhecimento adquirido na prática, além de sua disposição para explorar e investigar as pistas dadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem: mapas customizados para a caça ao tesouro, contendo pistas em forma de letras e símbolos; livros de imagens que servirão como 'tesouro'; espaço de aula e áreas externas para o desenvolvimento da atividade. Além disso, serão utilizados materiais para a criação das pistas e marcadores de localização. A preparação dos mapas e pistas será essencial para o sucesso da atividade, requerendo atenção detalhada na seleção dos símbolos e letras que comporão as dicas.

  • Mapas com pistas em forma de letras e símbolos
  • Livros de imagens para o tesouro
  • Espaço físico (sala de aula e áreas externas)
  • Materiais para criação das pistas
  • Marcadores de localização

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo