Caça ao Tesouro das Letras

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Animais ou Frutas

Nesta emocionante aventura pedagógica, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a embarcar em uma viagem por um mapa do tesouro, situado no pátio da escola ou numa sala de aula especialmente decorada para a ocasião. Com mapas nas mãos, as crianças partirão em busca de pistas escondidas, cada uma contendo letras. Ao longo desta jornada, os pequenos exploradores deverão coletar todas as pistas para, posteriormente, organizarem-se em grupos e trabalharem juntos na formação de palavras que estejam alinhadas a um tema proposto com antecedência pelo professor, podendo ser 'Animais' ou 'Frutas'. Esta atividade interativa tem como objetivo fomentar não apenas o reconhecimento e a análise das letras em suas diversas formas e sons, mas também promover a escrita coletiva de palavras simples. Além disso, visa comparar as escritas convencionais com as produções dos alunos, oferecendo um rico contexto para a observação de semelhanças e diferenças entre ambas, enfatizando a aprendizagem colaborativa e a reflexão sobre a língua.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo deste projeto é o envolvimento dos alunos no reconhecimento das letras, compreendendo seus diferentes formatos e sons, e na habilidade de formar palavras de acordo com um tema definido, visando estimular o trabalho em equipe e a criatividade. Pretende-se, portanto, incentivar nos estudantes a capacidade de associação das letras com as palavras, favorecendo o desenvolvimento da leitura e da escrita, e promover uma reflexão comparativa entre as escritas individuais e as convencionais, de modo a aperfeiçoar suas competências linguísticas de maneira divertida e significativa.

  • Reconhecimento e análise das letras.
  • Formação de palavras simples e relevantes ao tema.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF01LP25: Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nessa atividade se foca predominantemente no recohecimento de letras, sua forma, som e na sua combinação para a formação de palavras. Busca-se, por meio de uma dinâmica lúdica e colaborativa, introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental aos princípios básicos da composição de palavras, observando as convenções da língua escrita. Esse percurso formativo é também uma excelente oportunidade para promover a reflexão sobre a própria escrita dos alunos e suas comparações com as formas convencionais, engajando-os em uma rica experiência de aprendizado sobre escrita.

  • Reconhecimento de letras
  • Sons das letras
  • Formação de palavras
  • Escrita colaborativa
  • Comparação de diferentes formas de escrita

Metodologia

A atividade proposta é fundamentada em metodologias ativas, com especial destaque para a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Essas abordagens foram escolhidas por favorecerem a autonomia dos alunos, a colaboração e o engajamento direto com o processo de aprendizagem. Os alunos estarão diretamente envolvidos na resolução de problemas reais, trabalhando em equipe para encontrar as letras e formar palavras, além de participarem ativamente de rodas de debate para compartilhar descobertas e conclusões. Essa combinação metodológica promove um ambiente dinâmico onde o conhecimento é construído de maneira colaborativa.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total é de 4 horas, divididas em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e organizarão as equipes. Nas duas aulas seguintes, ocorrerá a busca pelas pistas e a formação das palavras. Na última aula, haverá uma discussão coletiva sobre as palavras formadas e a comparação com as escritas convencionais.

  • Aula 1: Introdução e organização de equipes
  • Aula 2 e 3: Caça às letras e formação de palavras
  • Aula 4: Discussão e análise das palavras formadas

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio da observação contínua do engajamento dos alunos no processo de busca e na formação de palavras, valorizando tanto o desempenho individual quanto o coletivo. Serão avaliadas a participação, a colaboração entre os membros da equipe e a capacidade de articular suas descobertas com os conceitos de letras e palavras. A discussão final servirá também como uma avaliação formativa, onde os alunos terão a oportunidade de refletirem sobre suas aprendizagens, comparar suas escritas às convencionais e apresentar feedbacks sobre o processo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papel, canetas coloridas para a escrita das pistas, um espaço físico adequado (pátio da escola ou sala de aula ampla), além de recursos para decoração que remetam ao tema da aventura. É essencial o uso de elementos visuais para tornar o ambiente mais imersivo e atraente para os alunos, incentivando sua participação e interesse pela atividade proposta.

  • Mapas do tesouro
  • Pistas escondidas (letras)
  • Canetas coloridas
  • Decoração temática
  • Espaço físico adequado

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo