Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Lenize… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de texto

Nesta atividade pedagógica do 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos serão convidados a participar de um caça ao tesouro emocionante e educativo, que facilitará o desenvolvimento de habilidades essenciais de leitura, interpretação e colaboração. O jogo começa com pistas escondidas pelo ambiente escolar. Cada pista consistirá de instruções simples acompanhadas de ilustrações relativas. Os alunos, divididos em equipes, precisarão ler e interpretar as pistas para entender a direção - da esquerda para a direita e de cima para baixo - a fim de encontrar a próxima pista. O objetivo final é localizar o tesouro escondido, que será uma caixa de livros infantis ilustrados, promovendo assim a leitura autônoma e o hábito de compartilhar histórias. Esta atividade não apenas estimula a prática de leitura, como também enfatiza a importância do trabalho em equipe e do pensamento crítico ao seguir instruções e resolver enigmas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver competências de leitura e interpretação textual em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando uma abordagem lúdica e interativa. Através do caça ao tesouro, os alunos poderão praticar a leitura de instruções simples de esquerda para a direita e de cima para baixo, além de associar textos com elementos gráficos correspondentes. Um objetivo secundário é cultivar habilidades sociais e de trabalho em equipe, uma vez que a atividade requer colaboração para a resolução de problemas e busca do tesouro final. Esta metodologia ativa promove não só o interesse e engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, mas também reforça conceitos essenciais de leitura e interpretação de uma forma divertida e significativa.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto
  • Praticar a sequência de leitura da esquerda para a direita e de cima para baixo
  • Associar textos a elementos gráficos
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração
  • Promover o interesse pela leitura autônoma e compartilhada

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda a leitura e interpretação de texto através de uma atividade dinâmica de caça ao tesouro, evidenciando a importância da direção da leitura e da associação entre texto e imagem. Ao participar desta atividade, os alunos trabalharão aspectos fundamentais da linguagem escrita, tais como a compreensão de instruções simples e a habilidade de correlacionar as palavras às suas representações gráficas no contexto de situações práticas.

  • Leitura e interpretação de texto
  • Direcionalidade da escrita e da leitura
  • Relação texto-imagem
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Leitura autônoma e compartilhada

Metodologia

A metodologia utilizada nesse plano de aula é centrada em experiências práticas de aprendizado, combinando Atividades Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta abordagem promove a interação direta dos alunos com o conteúdo, permitindo uma imersão significativa no processo de aprendizagem, onde eles podem aplicar conceitos de leitura e interpretação de texto de forma lúdica e colaborativa.

  • Preparação e organização do caça ao tesouro
  • Leitura compartilhada de instruções
  • Associação de pistas textuais com elementos gráficos
  • Trabalho em equipe para solução de problemas
  • Reflexão coletiva sobre o processo de busca e descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A dinâmica desta atividade será distribuída ao longo de quatro aulas, cada uma com a duração de 60 minutos. Iniciará com a introdução ao jogo e suas regras, seguido pela execução do caça ao tesouro, e finalizará com a revelação do tesouro e a discussão das experiências vividas pelo grupo.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão em equipes
  • Aula 2: Início do caça ao tesouro com leitura e interpretação das primeiras pistas
  • Aula 3: Continuação do caça ao tesouro e busca pelas pistas restantes
  • Aula 4: Descoberta do tesouro e reflexão sobre a atividade

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma formativa, observando a participação e engajamento dos alunos durante o jogo, sua capacidade de leitura e interpretação das pistas, bem como a eficácia do trabalho em equipe. Será empregado um sistema de pontos baseado nas etapas completadas com êxito, levando em consideração também a reflexão coletiva final, onde os estudantes poderão expressar o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como pistas impressas com textos e imagens, caixas para esconder o tesouro, e livros infantis ilustrados para o prêmio. Além disso, será imprescindível o uso dos espaços da escola para esconder as pistas, proporcionando uma experiência de exploração e aventura.

  • Pistas impressas com textos e ilustrações
  • Caixa decorada para o tesouro
  • Livros infantis ilustrados para o tesouro
  • Mapas simples para auxiliar na busca, se necessário

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo