Caça ao Tesouro das Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Anneli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Letra N / palavras com an, en, in, on, um

A atividade planeja integrar de forma lúdica e prática o reconhecimento de sílabas específicas e a construção de palavras, propiciando o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Na primeira aula, teremos a dinâmica de caça ao tesouro, onde os alunos, agrupados, irão buscar cartões escondidos pela sala que contêm palavras com as sílabas 'an', 'en', 'in', 'on', 'um'. As pistas auxiliarão os grupos a localizar os cartões e, ao encontrarem, precisarão ler em voz alta para obterem novas pistas. Esta prática incentiva a colaboração em grupo e o entendimento em equipe, além de fortalecer o reconhecimento do sistema alfabético. Na segunda aula, com as palavras descobertas, os alunos trabalharão na construção de frases curtas, desenvolvendo a escrita e organização de ideias. Cada grupo irá compartilhar suas frases com a turma, promovendo também a habilidade de comunicação oral.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão focalizados em promover a exploração das sílabas 'an', 'en', 'in', 'on', 'um', permitindo que os alunos reconheçam e distingam essas estruturas sonoras específicas no contexto das palavras. A atividade também busca engajar os alunos no processo colaborativo de construção de soluções em grupo, incentivando o protagonismo estudantil independentemente das habilidades preexistentes. Por meio de métodos dinâmicos e interativos, os alunos aprimorarão suas competências linguísticas e cognitivas, alinhando-se às diretrizes da BNCC que enfatizam o letramento inicial como base para o desenvolvimento contínuo na educação básica.

  • Identificar palavras que contenham as sílabas 'an', 'en', 'in', 'on', 'um'.
  • Fortalecer a leitura e escrita através de atividades lúdicas e colaborativas.
  • Promover o trabalho em grupo e a habilidade de leitura e escrita em voz alta.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é estruturado para promover uma compreensão ativa e aplicada das sílabas alvo, estimulando os alunos a interagirem com o material e com seus pares. As atividades práticas visam o engajamento através da descoberta e da construção colaborativa de conhecimento, promovendo não apenas capacidades técnicas de leitura e escrita, mas também capacidades sociais e emocionais através do trabalho em equipe e da expressão oral em ambiente seguro. Por meio da dinâmica lúdica, os alunos são desafiados a aplicar o conhecimento aprendido em tarefas práticas que exigem foco, cooperação e criatividade.

  • Reconhecimento das sílabas 'an', 'en', 'in', 'on', 'um'.
  • Leitura e escrita de palavras que contêm essas sílabas.
  • Construção de frases simples utilizando as palavras descobertas.

Metodologia

A metodologia proposta busca capitalizar na curiosidade natural dos alunos nessa faixa etária, implementando uma abordagem prática e colaborativa para a aprendizagem. O uso de uma caça ao tesouro educativa, onde os alunos exploram o ambiente escolar e trabalham em equipe, oferece uma experiência de aprendizagem rica e motivadora. Este formato permite que os alunos aprendam através de experiências ativas, gerando engajamento e absorção mais efetiva do conteúdo. Sem o uso de recursos digitais, a prática fortalece as habilidades motoras finas e a interação interpessoal em tempo real, fundamentais no desenvolvimento das competências previstas pela BNCC.

  • Dinâmica de Caça ao Tesouro com pistas para localizar palavras.
  • Leitura em voz alta para reforçar a associação de sons e grafias.
  • Construção coletiva de frases a partir das palavras encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é desenvolvido para acomodar duas sessões de 30 minutos cada, permitindo tempos claros e específicos para instrução, prática e revisão. Na primeira aula, os alunos mergulharão na dinâmica de caça ao tesouro, onde buscarão os cartões de palavras e as lerão em voz alta, apoiando-se em seu reconhecimento das sílabas abordadas. A segunda aula focará na construção de frases e compartilhamento com colegas, incentivando a escrita criativa e leitura em grupo. Este agendamento foi elaborado para maximizar a retenção e aplicação do que foi aprendido, mantendo a energia e o interesse dos alunos ao longo das sessões.

  • Aula 1: Caça ao tesouro para encontrar e ler as palavras com sílabas específicas.
  • Momento 1: Introdução e motivação (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles realizarão uma divertida caça ao tesouro para encontrar palavras mágicas. Descreva brevemente as regras e como a atividade funcionará. Diga que as palavras estão em cartões pela sala e que a missão deles é encontrar e ler em voz alta para o grupo. É importante que estabeleça regras de cooperação e respeito.

    Momento 2: Formação de grupos e distribuição das pistas (Estimativa: 5 minutos)
    Agrupe os alunos em pequenos grupos de 3 ou 4, garantindo que estejam equilibrados em termos de habilidades. Distribua a primeira pista para cada grupo. Explique que precisam trabalhar juntos para entender a pista e encontrar o próximo cartão. Permita que cada grupo leia a pista em voz alta e ouça ideias de todos. Oriente sobre a importância de cada membro participar da busca.

    Momento 3: Caça ao tesouro (Estimativa: 15 minutos)
    Dê início à caça ao tesouro. Os alunos devem procurar os cartões com palavras que contêm as sílabas 'an', 'en', 'in', 'on', 'um'. Enquanto os grupos procuram as palavras, circule pela sala, observando a dinâmica e oferecendo apoio ou dicas, se necessário. Estimule os alunos a lerem em voz alta as palavras encontradas, reforçando o som de cada sílaba.

    Momento 4: Compartilhamento e feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna todos os grupos e peça para eles compartilharem as palavras encontradas. Em cada compartilhamento, incentive a turma a participar com sugestões ou correções, se necessário. Ofereça feedback positivo para os esforços dos alunos. Finalize recaptulando as palavras e suas respectivas sílabas, reforçando os sons e a estrutura de cada uma.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    - Caso algum aluno tenha mais dificuldade em ler ou encontrar pistas, posicione-o estrategicamente em um grupo que favoreça a troca de apoio e motivação entre pares. - Confira se todos os alunos estão confortáveis em participar de movimentos pela sala e, quando necessário, permita ajustes no ritmo ou na abordagem para torná-la inclusiva. - Utilize cartões grandes e legíveis, que favoreçam alunos com dificuldades visuais, e considere o uso de cores vivas para atrair a atenção e facilitar o reconhecimento das palavras. - Mantenha um tom encorajador, destacando sempre o aprendizado colaborativo e destacando que cada aluno contribui para o sucesso do grupo.

  • Aula 2: Construção de frases e apresentação das mesmas para a turma.
  • Momento 1: Revisão das Palavras e Explicação da Atividade (Estimativa: 5 minutos)
    Comece a aula revisando as palavras encontradas na atividade anterior. Pergunte aos alunos se lembram das palavras e suas respectivas sílabas. É importante que o professor ofereça espaço para os alunos compartilharem suas memórias da atividade de caça ao tesouro. Em seguida, explique que o objetivo desta aula é usar essas palavras para criar frases curtas. Garanta que todos compreendam a tarefa antes de prosseguir.

    Momento 2: Criação de Frases em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma nos mesmos grupos do exercício anterior. Forneça papel e lápis para cada grupo e peça que usem as palavras descobertas para criar frases curtas. Oriente que cada grupo escolha pelo menos cinco palavras para compor uma ou duas frases, promovendo a colaboração e o diálogo. Circule pela sala para prestar assistência e incentivar a participação igualitária de todos os membros do grupo. Sugira que os alunos pratiquem a leitura das frases em voz alta para se prepararem para a apresentação.

    Momento 3: Apresentação das Frases e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar suas frases para toda a turma. Após cada apresentação, ofereça feedback positivo e convide os colegas a comentarem ou fazerem perguntas sobre as frases apresentadas. Isso ajuda a desenvolver a habilidade de comunicação oral e a confiança dos alunos. Avalie a coerência e criatividade das frases, dando observações construtivas quando necessário. Finalize reforçando a importância do trabalho em equipe e da prática de leitura e escrita.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Garanta que todos os alunos participem, promovendo um ambiente acolhedor onde todos se sintam confortáveis para compartilhar ideias. Se notar que algum aluno está tendo dificuldade em participar, incentive-o gentilmente a contribuir e elogie seus esforços. Utilize fichas visuais com ilustrações ao lado das palavras para auxiliar na compreensão e memorização, especialmente para alunos que necessitem de apoio visual. Lembre-se de manter uma abordagem encorajadora, focando nos progressos feitos pelos alunos.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada em feedbacks contínuos, focando tanto nas habilidades de leitura e escrita quanto no comportamento social durante a atividade. O professor poderá adotar uma abordagem observacional durante a caça ao tesouro, avaliando a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe, seguir instruções e participar ativamente. As construções de frases ajudarão a avaliar a compreensão e aplicação prática do conteúdo aprendido. Também é recomendável utilizar feedbacks formativos durante toda a atividade, permitindo que as crianças recebam orientação e correção gentil para promover um melhor crescimento educacional e emocional. Flexibilidade é importante, oferecendo adaptações necessárias para atender diferentes necessidades dos alunos em seu progresso.

  • Observação da participação e colaboração em grupo.
  • Avaliação da leitura em voz alta das palavras encontradas.
  • Análise das frases construídas em termos de criatividade e correção das sílabas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade enfatizam a simplicidade e eficácia, garantindo que as atividades sejam acessíveis sem recursos digitais. Serão utilizados cartões com palavras, material básico de escrita e elementos físicos dispostos na sala para estimular a imaginação e a descoberta. Esses materiais permitirão aos alunos um exercício prático das habilidades linguísticas sem a necessidade de tecnologia, focando em promover um aprendizado direto e lúdico. Materiais concretos como cartões são excelentes para praticar habilidades motoras finas e para facilitar a interação social entre os grupos durante a atividade.

  • Cartões com palavras específicas para a caça ao tesouro.
  • Materiais básicos de escrita (papéis, lápis).
  • Pistas impressas para orientar a busca dos alunos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a tarefa diária dos professores é árdua, contudo, a inclusão e acessibilidade devem sempre ser promovidas em sala de aula, mesmo em turmas sem condições específicas documentadas. A atividade privilegia a inclusão através de dinâmicas em grupo, garantindo a participação de todos os alunos de forma coletiva e equitativa. Em termos práticos, é sugerido agrupar os alunos de maneira que o suporte mútuo ocorra naturalmente, respeitando o ritmo distinto de aprendizado de cada um. Além disso, é valioso que o professor observe as interações para identificar dificuldades pontuais e auxiliar no desenvolvimento das competências sociais, com intervenções sempre que necessário, como por exemplo, reforçando regras de respeito e paciência entre os pares. As comunicações com as famílias podem ser previstas para garantir que o aprendizado continue fora da sala de aula, reforçando a importância do diálogo contínuo sobre o progresso das crianças.

  • Formação de grupos heterogêneos para equilíbrio de habilidades.
  • Observação das interações para ajustes de suporte conforme necessário.
  • Diálogo com as famílias para continuidade de suporte fora da escola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo