Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Claris… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos

Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo mágico da literatura por meio de uma envolvente caça ao tesouro. Divididos em equipes, eles embarcarão em uma aventura pela sala de aula à procura de pistas cuidadosamente escondidas, que os guiarão até o encantado Baú da Leitura. Cada pista encontrada conexa a um livro ou texto selecionado da biblioteca da classe, promovendo um estimulante desafio de busca, seleção e leitura de trechos. Este jogo é estruturado para encorajar a colaboração, a interpretação textual e a capacidade de pesquisa dos estudantes de forma lúdica e educativa. Concluindo a caçada, as equipes escolherão um livro para ler juntas, seguido de roda de debates sobre suas narrativas prediletas e as lições assimiladas durante a jornada. Esta estratégia pedagógica não apenas promove o desenvolvimento de habilidades leitoras, mas também valoriza os textos literários como um tesouro valioso de aprendizado, imaginação e diversão.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito principal dessa atividade é instigar a curiosidade, o gosto pela leitura e a capacidade interpretativa dos alunos de maneira divertida e estimulante. Buscamos desenvolver a habilidade de leitura compartilhada, aprimorando a fluência leitora, a interpretação de texto e a capacidade de discussão em grupo. Almeja-se também incentivar a pesquisa e a exploração literária, familiarizando os alunos com o acervo bibliográfico disponível e promovendo o respeito pela diversidade de gêneros literários. Dessa forma, pretendemos formar leitores autônomos, críticos e apaixonados pela literatura.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Promover a leitura compartilhada como prática social.
  • Estimular a cooperação e trabalho em equipe.
  • Familiarizar os alunos com a diversidade literária.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

Através desta atividade, abordaremos conceitos fundamentais da língua portuguesa, enfatizando a leitura e interpretação de texto. Dedicaremos uma atenção especial à diversidade literária, explorando diferentes gêneros e autores. A capacidade de relacionar imagens e textos, além de habilidades críticas de seleção de informações, será também fomentada. O papel da literatura no mundo do imaginário e seu valor cultural entrarão em destaque, estimulando nos alunos uma apreciação profunda do universo literário.

  • Leitura e interpretação de texto
  • Diversidade literária
  • Relação entre texto e imagem
  • Pesquisa e seleção de informações
  • Valor cultural da literatura

Metodologia

Para esta atividade, utilizaremos uma metodologia ativa, com aprendizagem baseada em jogos e rodas de debate, estimulando os alunos a serem os protagonistas do seu processo de aprendizagem. O jogo de caça ao tesouro proporciona uma interação lúdica com o conteúdo, enquanto a leitura compartilhada e as discussões em grupo promovem a colaboração e o pensamento crítico. Este método visa criar uma experiência de aprendizagem dinâmica, participativa e profundamente envolvente.

  • Jogo de caça ao tesouro
  • Leitura compartilhada em equipe
  • Rodas de debate sobre as histórias lidas
  • Pesquisa e seleção de informações em livros
  • Atividades de interpretação de texto e imagem

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 4 aulas de 50 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Iniciaremos com uma introdução e explicação do jogo, seguida pela caça ao tesouro. Na sequência, as equipes realizarão leituras compartilhadas e prepararão suas discussões. Por fim, realizaremos as rodas de debate, onde cada equipe apresentará suas descobertas e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e início da caça ao tesouro
  • Aula 2 e 3: Continuação da caça e leitura compartilhada
  • Aula 4: Rodas de debate e reflexão sobre o aprendizado

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, observando o engajamento dos alunos, a participação nas discussões, a habilidade de trabalhar em equipe, e a capacidade de articulação e argumentação durante os debates. Será dada especial atenção ao progresso no desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação. Consideraremos também a qualidade das seleções de texto feitas durante a busca, refletindo sobre as razões dessas escolhas em um diálogo reflexivo com os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, será necessário um baú ou caixa decorada para abrigar os livros selecionados (Baú da Leitura), cópias das pistas relacionadas aos textos, diversos livros e textos literários de diferentes gêneros, e materiais para anotação e organização das ideias (papel, lápis, marcadores). As pistas serão preparadas pelo professor, garantindo que estejam alinhadas aos objetivos pedagógicos e ao nível de compreensão dos alunos.

  • Baú ou caixa decorada (Baú da Leitura)
  • Cópias das pistas
  • Livros e textos literários de diversos gêneros
  • Materiais de anotação (papel, lápis, marcadores)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo