A atividade 'Caça às Curiosidades do Papai' é projetada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma experiência de aprendizagem prática, dialógica e investigativa, celebrando o Dia dos Pais. Iniciando com uma introdução sobre o que são entrevistas e como realizá-las, os alunos serão orientados a formar duplas e elaborar perguntas criativas relacionadas a hobbies, trabalho e gostos pessoais dos pais ou responsáveis. Com o auxílio de tecnologias simples, como gravadores de áudio ou câmeras de vídeo disponíveis em celulares, sob supervisão do professor, cada dupla irá entrevistar outros colegas e também professores, fiscalizando suas experiências e opiniões sobre paternidade e as relações familiares. Posteriormente, os alunos compartilharão suas descobertas em uma roda de debate, fomentando uma rica discussão sobre as diversidades de vivências e a importância dos pais em suas vidas e na sociedade. Esta atividade não apenas comemora o Dia dos Pais, mas também promove o desenvolvimento de habilidades essenciais como pesquisa, escuta ativa, letramento digital e apresentação oral.
O objetivo principal desta atividade é capacitar os alunos a reconhecer e valorizar as múltiplas funções sociais e emocionais dos pais na sociedade, além de desenvolver habilidades de comunicação, como a fala e a escuta ativa. Pretende-se ainda promover o letramento digital ao introduzir ferramentas de gravação e vídeo, fomentando a responsabilidade e a criatividade no uso de tais recursos. Outro ponto fundamental é o fortalecimento das capacidades investigativas dos alunos, preparando-os para realizar perguntas significativas e interpretar as respostas de maneira crítica, sempre em um contexto de respeito pela diversidade das experiências familiares.
A atividade incorpora práticas de entrevista e investigação, fundamentais para a formação de alunos questionadores e atentos à diversidade cultural e familiar presente em nossa sociedade. Ela está alinhada ao desenvolvimento da comunicação oral e do pensamento crítico, habilidades essenciais para a participação ativa e consciente dos alunos nos mais diversos cenários sociais.
A metodologia empregada é ativa e participativa, engajando os alunos em Atividades Mão-na-massa, através de entrevistas e uso de tecnologias digitais, Roda de Debate, para compartilhar e discutir as informações coletadas, e Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizando a gamificação para incentivar a participação. Esta abordagem propõe uma aprendizagem dinâmica, onde os alunos são os protagonistas de seu processo de aprendizado.
A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, dividida em três partes: introdução e planejamento das entrevistas (20 minutos), realização das entrevistas (20 minutos) e roda de debate para compartilhamento das experiências (20 minutos).
Para avaliar os alunos nesta atividade, será observado o envolvimento e a participação ativa durante todas as etapas do projeto, desde a elaboração das perguntas até a participação na roda de debate. A capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade nas perguntas e o respeito pelas opiniões alheias também serão critérios importantes. Comentários construtivos e observações específicas sobre o desempenho individual e coletivo ajudarão a fornecer um feedback significativo para os alunos.
Para a realização desta atividade será necessária a disponibilidade de pelo menos um dispositivo com capacidade de gravação de áudio e vídeo para cada dupla, além de acesso à internet, caso seja necessário pesquisar ou compartilhar informações online. Materiais simples, como papel e caneta para anotar as perguntas e ideias, também serão utilizados. Recursos como chapéus ou adereços podem ser utilizados durante as entrevistas para tornar o processo mais lúdico e interessante.
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