Nesta atividade mão-na-massa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a emocionante tarefa de se tornarem detetives das letras ao explorar diferentes espaços do ambiente escolar. Munidos de cartões contendo letras do alfabeto, eles deverão buscar objetos, livros, cartazes e outros elementos que contenham as letras fornecidas. Ao encontrarem a letra correspondente, irão colar uma representação desta letra (pode ser recortável ou uma etiqueta adesiva) no seu cartão. Esta caçada não somente estimula a diferenciação entre letras e outros símbolos gráficos, como também incita o reconhecimento do sistema de escrita alfabética de maneira agradável e entusiasmante. O envolvimento dos alunos nesta busca interativa pelo conhecimento das letras do alfabeto visa não só a identificação visual, mas também a consciência fonológica, medida que segmentam oralmente palavras encontradas pelo caminho em sílabas.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência imersiva no universo da alfabetização, onde eles poderão, de forma lúdica e interativa, distinguir letras de outros sinais gráficos na prática. Pretende-se também fortalecer o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, permitindo aos estudantes compreenderem melhor a segmentação das palavras em sílabas de modo natural durante a exploração. Esta abordagem dinâmica busca reforçar a familiarização com o alfabeto, enquanto desenvolve habilidades cognitivas e sociais mediante a colaboração e discussão em grupo.
A atividade está contida na disciplina de Língua Portuguesa, inserindo-se nos contextos de alfabetização e letramento. Através da exploração ativa do ambiente e do reconhecimento das letras no mundo ao redor do aluno, este plano de aula abraça os principais pilares da identificação e distinção de letras, reconhecimento fonético e percepção do caráter lúdico presente na aprendizagem da leitura e escrita.
Neste plano de aula, será adotada uma abordagem ativa de aprendizagem mediante a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos terão a oportunidade de explorar autonomamente o ambiente em busca de letras, experienciando a aprendizagem através da prática. Após a coleta, haverá um momento de compartilhamento em roda de debate, onde os estudantes poderão discutir suas descobertas, incentivando o pensamento crítico e a comunicação. Este método promove um ambiente de aprendizado colaborativo e apoia os alunos na construção significativa do conhecimento.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade e a exploração do ambiente escolar. Na segunda aula, será realizada a roda de debate para discussão das descobertas e reflexões conjuntas.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante a busca das letras e na contribuição individual e coletiva nas rodas de debate. Será valorizada a capacidade de identificar as letras em diferentes contextos, o engajamento com a atividade e a colaboração com os colegas. A reflexão compartilhada sobre o que foi aprendido também será um componente essencial da avaliação, direcionando o foco para o processo de aprendizagem e a construção conjunta do conhecimento, em vez de apenas resultados finais.
Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem cartões contendo letras do alfabeto, etiquetas adesivas ou recortes de letras para colagem, e objetos variados ao redor da escola que contenham letras. Este plano também sugere a utilização de câmeras ou tablets para registro das descobertas, facilitando a partilha na roda de debate, além de proporcionar um recurso visual para a reflexão posterior.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula