Caça às Letras

Desenvolvida por: Polian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

Nesta atividade mão-na-massa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a emocionante tarefa de se tornarem detetives das letras ao explorar diferentes espaços do ambiente escolar. Munidos de cartões contendo letras do alfabeto, eles deverão buscar objetos, livros, cartazes e outros elementos que contenham as letras fornecidas. Ao encontrarem a letra correspondente, irão colar uma representação desta letra (pode ser recortável ou uma etiqueta adesiva) no seu cartão. Esta caçada não somente estimula a diferenciação entre letras e outros símbolos gráficos, como também incita o reconhecimento do sistema de escrita alfabética de maneira agradável e entusiasmante. O envolvimento dos alunos nesta busca interativa pelo conhecimento das letras do alfabeto visa não só a identificação visual, mas também a consciência fonológica, medida que segmentam oralmente palavras encontradas pelo caminho em sílabas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência imersiva no universo da alfabetização, onde eles poderão, de forma lúdica e interativa, distinguir letras de outros sinais gráficos na prática. Pretende-se também fortalecer o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, permitindo aos estudantes compreenderem melhor a segmentação das palavras em sílabas de modo natural durante a exploração. Esta abordagem dinâmica busca reforçar a familiarização com o alfabeto, enquanto desenvolve habilidades cognitivas e sociais mediante a colaboração e discussão em grupo.

  • Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética.
  • Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • Desenvolver trabalho em equipe e habilidades sociais.
  • Explorar o ambiente escolar de maneira lúdica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

A atividade está contida na disciplina de Língua Portuguesa, inserindo-se nos contextos de alfabetização e letramento. Através da exploração ativa do ambiente e do reconhecimento das letras no mundo ao redor do aluno, este plano de aula abraça os principais pilares da identificação e distinção de letras, reconhecimento fonético e percepção do caráter lúdico presente na aprendizagem da leitura e escrita.

  • Identificação de letras do alfabeto.
  • Reconhecimento de letras em diferentes contextos.
  • Colaboração e trabalho em equipe.
  • Consciência fonológica através da brincadeira.

Metodologia

Neste plano de aula, será adotada uma abordagem ativa de aprendizagem mediante a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos terão a oportunidade de explorar autonomamente o ambiente em busca de letras, experienciando a aprendizagem através da prática. Após a coleta, haverá um momento de compartilhamento em roda de debate, onde os estudantes poderão discutir suas descobertas, incentivando o pensamento crítico e a comunicação. Este método promove um ambiente de aprendizado colaborativo e apoia os alunos na construção significativa do conhecimento.

  • Exploração ativa do espaço escolar.
  • Atividade prática de identificação de letras.
  • Roda de debate para compartilhamento das descobertas.
  • Reflexão coletiva sobre o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade e a exploração do ambiente escolar. Na segunda aula, será realizada a roda de debate para discussão das descobertas e reflexões conjuntas.

  • Aula 1: Introdução e exploração do ambiente escolar.
  • Aula 2: Roda de debate e reflexão conjunta.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante a busca das letras e na contribuição individual e coletiva nas rodas de debate. Será valorizada a capacidade de identificar as letras em diferentes contextos, o engajamento com a atividade e a colaboração com os colegas. A reflexão compartilhada sobre o que foi aprendido também será um componente essencial da avaliação, direcionando o foco para o processo de aprendizagem e a construção conjunta do conhecimento, em vez de apenas resultados finais.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem cartões contendo letras do alfabeto, etiquetas adesivas ou recortes de letras para colagem, e objetos variados ao redor da escola que contenham letras. Este plano também sugere a utilização de câmeras ou tablets para registro das descobertas, facilitando a partilha na roda de debate, além de proporcionar um recurso visual para a reflexão posterior.

  • Cartões com letras do alfabeto.
  • Etiquetas adesivas ou recortes de letras.
  • Câmeras ou tablets para registro das descobertas.
  • Espaço escolar para exploração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo