Caça às Letras e Palavras

Desenvolvida por: Mayanara (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Formação de Palavras

A atividade 'Caça às Letras e Palavras' é desenhada para ajudar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma lúdica e colaborativa. Iniciará com a divisão da classe em pequenos grupos. A cada grupo será entregue um conjunto de letras em pedaços de papel. O professor ditará palavras relacionadas a um tema predefinido, e os alunos, colaborativamente, terão que formar as palavras utilizando as letras disponíveis. Após esta etapa, cada grupo irá discutir e escrever frases utilizando as palavras formadas, fomentando não apenas a criatividade, mas também a capacidade de construir frases coerentes e contextualizadas. Posteriormente, uma Roda de Debate será organizada para que os grupos compartilhem e discutam suas frases, permitindo uma reflexão sobre as diferentes formas de escrita das mesmas palavras e promovendo a identificação de semelhanças e diferenças na escrita convencional. Esta atividade permite o engajamento prático dos alunos na formação de palavras e frases, estimula a colaboração e o debate crítico entre os pares, e facilita a compreensão das normas ortográficas da língua portuguesa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo deste plano de aula é fomentar o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura entre alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, através de uma abordagem lúdica e colaborativa. Visa-se estimular o reconhecimento e uso de letras para formar palavras e frases de forma espontânea ou por ditado, além de promover a capacidade dos alunos em observar e comparar suas produções escritas com a escrita convencional, identificando semelhanças e diferenças. Também tem como meta o desenvolvimento do trabalho em grupo, incentivando a discussão coletiva e a produção textual colaborativa de diversos gêneros do cotidiano escolar.

  • Desenvolver habilidades de escrita e leitura de forma lúdica e colaborativa
  • Estimular o reconhecimento e uso de letras para a formação de palavras e frases
  • Promover a observação, comparação e discussão sobre a escrita convencional
  • Incentivar a produção textual colaborativa e a discussão coletiva
  • Favorecer a compreensão das normas ortográficas da língua portuguesa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui reconhecimento de letras, formação de palavras e construção frasal, focando em atividades que promovam a aprendizagem de forma interativa e significativa. Além disso, o plano prevê a exploração da escrita convencional e a discussão acerca das variações linguísticas em um contexto colaborativo, estimulando a reflexão sobre a língua e suas regras.

  • Reconhecimento de letras do alfabeto
  • Formação de palavras e construção de frases
  • Discussão sobre escrita convencional e variações linguísticas
  • Produção colaborativa de textos simples

Metodologia

Utilizaremos metodologias ativas como Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida para envolver os alunos na construção do conhecimento de forma participativa. O foco estará na interação entre pares e na construção coletiva do saber, incentivando a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura e reflexão crítica.

  • Divisão da classe em pequenos grupos
  • Ditado de palavras pelo professor e formação das palavras pelos alunos
  • Discussão em grupo para a construção de frases
  • Roda de Debate para compartilhar e discutir as frases produzidas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade, a formação dos grupos e a etapa de formação de palavras. Na segunda aula, os alunos irão discutir e escrever as frases, seguindo-se a Roda de Debate para discutir as produções.

  • Aula 1: Introdução da atividade e formação de palavras (30 minutos)
  • Aula 2: Escrita e discussão de frases, Roda de Debate (30 minutos)

Avaliação

A avaliação será contínua, observando a participação dos alunos nas atividades propostas, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na formação de frases e o envolvimento na Roda de Debate. Será dada ênfase ao progresso dos alunos em relação à escrita de palavras e frases de forma coerente e criativa, bem como à sua habilidade de reflexão e discussão sobre as variações da escrita convencional. Feedback construtivo será fornecido para incentivar o desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de letras em pedaços de papel ou cartolina para cada grupo, quadro branco ou lousa para anotações e orientações gerais, e material de escrita (lápis, borrachas, papel) para os alunos utilizarem na produção das frases.

  • Letras impressas ou recortadas em papel/cartolina
  • Quadro branco ou lousa
  • Material de escrita (lápis, borrachas, papel)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo