Na atividade Caça-Palavras Divertido, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar em uma jornada de exploração e descoberta no ambiente de sala de aula. Eles receberão cartões com palavras correspondentes a objetos encontrados na sala. O desafio será buscar esses objetos e, ao encontrá-los, tentar escrever as palavras de forma espontânea ou por meio de ditado. Esta atividade visa fortalecer a conexão entre o mundo letrado e o cotidiano dos estudantes, promovendo a observação de escritas convencionais e incentivando a prática da escrita alfabética. Além disso, ao compararem suas próprias escritas com as dos cartões, eles aprenderão sobre a diversidade de formas de representar sons e palavras, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, conforme recomendado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O objetivo desta atividade é facilitar o processo de alfabetização dos alunos, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa. Ao engajarem na caça aos tesouros de palavras, eles desenvolverão habilidades de leitura e escrita, reconhecimento de palavras, e compreensão de que a escrita representa a fala. Além disso, o exercício de escrita espontânea ou por ditado visa fortalecer a capacidade de memória fonológica e a compreensão de que palavras são compostas por letras que representam sons, um passo crucial no processo de alfabetização.
O conteúdo programático desta atividade inclui a exploração de palavras e objetos presentes no ambiente escolar, a experimentação da escrita alfabética e a reflexão sobre as escritas convencionais. Os alunos serão encorajados a observar, identificar e reproduzir palavras, relacionando-as com objetos do seu entorno, e, deste modo, integrando conhecimentos linguísticos com a realidade prática e cotidiana.
Esta atividade será guiada pela metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos terão papel ativo em sua aprendizagem. Através da exploração do ambiente e da interação com objetos, eles aplicarão o conhecimento de forma prática. Eles serão incentivados a discutir, hipotetizar, testar e refletir sobre suas descobertas e escritas, promovendo um ambiente rico em diálogo e experimentação.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão instruções e iniciarão a caça aos tesouros de palavras. Na segunda aula, eles continuarão com a atividade e participarão de uma discussão sobre suas experiências e aprendizados.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, centrada na participação, engajamento e reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizado. Observaremos a capacidade dos alunos de identificar as palavras nos cartões, de encontrar os objetos correspondentes e de tentar replicar a escrita das palavras. A ênfase será dada ao esforço, à tentativa de escrita e à capacidade de comparar e refletir sobre suas próprias escritas em relação às convencionais. Exemplos concretos de participação ativa e de progresso na compreensão das relações entre fala e escrita serão valorizados.
Para esta atividade, utilizaremos cartões com palavras, objetos variados encontrados na sala de aula, papel, lápis ou canetas. Este conjunto de recursos visa criar um ambiente propício para a experimentação da escrita e a observação de palavras no contexto prático, contribuindo para uma experiência de aprendizado imersiva e significativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula