Caça-Palavras Divertido

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

Na atividade Caça-Palavras Divertido, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar em uma jornada de exploração e descoberta no ambiente de sala de aula. Eles receberão cartões com palavras correspondentes a objetos encontrados na sala. O desafio será buscar esses objetos e, ao encontrá-los, tentar escrever as palavras de forma espontânea ou por meio de ditado. Esta atividade visa fortalecer a conexão entre o mundo letrado e o cotidiano dos estudantes, promovendo a observação de escritas convencionais e incentivando a prática da escrita alfabética. Além disso, ao compararem suas próprias escritas com as dos cartões, eles aprenderão sobre a diversidade de formas de representar sons e palavras, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, conforme recomendado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é facilitar o processo de alfabetização dos alunos, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa. Ao engajarem na caça aos tesouros de palavras, eles desenvolverão habilidades de leitura e escrita, reconhecimento de palavras, e compreensão de que a escrita representa a fala. Além disso, o exercício de escrita espontânea ou por ditado visa fortalecer a capacidade de memória fonológica e a compreensão de que palavras são compostas por letras que representam sons, um passo crucial no processo de alfabetização.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Promover o reconhecimento visual de palavras.
  • Fortalecer a memória fonológica e a representação gráfica dos sons.
  • Incentivar a escrita alfabética por meio da prática espontânea ou ditado.
  • Favorecer a comparação e reflexão sobre as diferentes formas de representação escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a exploração de palavras e objetos presentes no ambiente escolar, a experimentação da escrita alfabética e a reflexão sobre as escritas convencionais. Os alunos serão encorajados a observar, identificar e reproduzir palavras, relacionando-as com objetos do seu entorno, e, deste modo, integrando conhecimentos linguísticos com a realidade prática e cotidiana.

  • Reconhecimento de palavras
  • Escrita alfabética
  • Relação entre fala e escrita
  • Observação de escritas convencionais

Metodologia

Esta atividade será guiada pela metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos terão papel ativo em sua aprendizagem. Através da exploração do ambiente e da interação com objetos, eles aplicarão o conhecimento de forma prática. Eles serão incentivados a discutir, hipotetizar, testar e refletir sobre suas descobertas e escritas, promovendo um ambiente rico em diálogo e experimentação.

  • Distribuição de cartões com palavras
  • Caça aos tesouros de palavras na sala de aula
  • Tentativa de escrita espontânea ou por ditado
  • Comparação das escritas dos alunos com os cartões
  • Discussão em grupo sobre as descobertas e dificuldades

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão instruções e iniciarão a caça aos tesouros de palavras. Na segunda aula, eles continuarão com a atividade e participarão de uma discussão sobre suas experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da caça aos tesouros de palavras.
  • Aula 2: Continuação da atividade e discussão sobre os aprendizados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, centrada na participação, engajamento e reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizado. Observaremos a capacidade dos alunos de identificar as palavras nos cartões, de encontrar os objetos correspondentes e de tentar replicar a escrita das palavras. A ênfase será dada ao esforço, à tentativa de escrita e à capacidade de comparar e refletir sobre suas próprias escritas em relação às convencionais. Exemplos concretos de participação ativa e de progresso na compreensão das relações entre fala e escrita serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, utilizaremos cartões com palavras, objetos variados encontrados na sala de aula, papel, lápis ou canetas. Este conjunto de recursos visa criar um ambiente propício para a experimentação da escrita e a observação de palavras no contexto prático, contribuindo para uma experiência de aprendizado imersiva e significativa.

  • Cartões com palavras
  • Objetos da sala de aula correspondentes às palavras dos cartões
  • Papel
  • Lápis ou canetas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo