A atividade 'Caça-Palavras Falantes' é uma proposta interativa e dinâmica direcionada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de fomentar o desenvolvimento das habilidades alfabetizadoras por meio da Aprendizagem Baseada em Jogos. Nela, cada estudante recebe um tabuleiro contendo um caça-palavras, repleto de palavras simples e previamente conhecidas por eles. Ao longo da atividade, o professor declara uma palavra em voz alta, e os alunos têm a tarefa de localizá-la em seus tabuleiros. Após a identificação da palavra, são incentivados a transcrevê-la em seus cadernos, praticando a habilidade de escrita alfabética. Esse exercício não apenas promove a distinção de letras, como também facilita o reconhecimento da formação de palavras a partir de sequências específicas de letras. Uma abordagem divertida e lúdica, significativa para a aprendizagem, que desenvolve a percepção visual e a escrita alfabética.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se em aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o alfabeto, melhorando suas capacidades de reconhecimento de letras e palavras, além de promover a prática da escrita de maneira divertida e envolvente. Visa-se estimular a capacidade de escuta ativa, quando precisam ouvir com atenção a palavra dita pelo professor, bem como desenvolver a habilidade de distinguir letras de outros sinais gráficos nos tabuleiros de caça-palavras. Através dessa abordagem integrada e lúdica, os alunos serão encorajados a segmentar oralmente palavras em sílabas, fortalecendo sua consciência fonológica, essencial para o aprendizado da leitura e escrita.
Este plano de aula aborda aspectos fundamentais do processo de alfabetização, concentrando-se na distinção de letras e sinais gráficos, reconhecimento de palavras e prática da escrita alfabética. Ao integrar a Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade oferece uma abordagem dinâmica e significativa para o desenvolvimento dessas habilidades, facilitando a participação e o engajamento dos alunos.
A metodologia adotada nesta atividade engloba o uso da Aprendizagem Baseada em Jogos, permitindo que os alunos aprendam de forma lúdica e interativa. A estratégia principal gira em torno do caça-palavras que, além de ser um recurso visual estimulante, promove a interação colaborativa entre os estudantes. O processo de encontrar as palavras mencionadas e transcrevê-las auxilia na solidificação das habilidades de reconhecimento de letras e de escrita.
A carga horária total para a realização desta atividade é de 4 horas, subdividida em 8 aulas de 50 minutos. Cada sessão será dedicada a uma etapa específica do jogo, permitindo um avanço progressivo no aprendizado e na habilidade de escrita dos alunos.
A avaliação desta atividade será realizada por meio da observação do envolvimento dos alunos em cada uma das etapas, verificando sua capacidade de identificar as palavras, a acurácia na escrita alfabética e a participação nas discussões e jogos de segmentação. Será valorizado, também, o progresso individual em relação ao reconhecimento das letras e à formação de palavras. O aspecto colaborativo e a capacidade de trabalhar em grupo igualmente comporão os critérios de avaliação, enfocando o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos estudantes.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem tabuleiros de caça-palavras personalizados para cada aluno, canetas ou lápis, cadernos para a escrita das palavras e materiais de apoio para segmentação oral de palavras, como imagens ilustrativas. Adicionalmente, pode-se utilizar recursos digitais, como aplicativos de caça-palavras, para enriquecer a experiência da aprendizagem.
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