Caça-palavras Falantes

Desenvolvida por: Loiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Reconhecimento de palavras e incentivo à leitura

A atividade 'Caça-palavras Falantes' é uma proposta lúdica e educativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura, reconhecimento de palavras e interpretação básica. A atividade se iniciará com uma Roda de Debate, onde os alunos serão incentivados a falar sobre palavras comuns do seu dia a dia, como 'sol', 'lua', 'casa', entre outras, permitindo que compartilhem conhecimentos prévios e curiosidades. Após esta etapa, a classe participará de uma Aprendizagem Baseada em Jogos através de um caça-palavras gigante posicionado no quadro ou no chão da sala. As palavras inseridas no jogo serão as discutidas anteriormente na Roda de Debate, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Os alunos serão chamados em turnos para encontrar e ler as palavras, o que estimulará não apenas a leitura autônoma, mas também o reconhecimento de letras e a formação de palavras, contribuindo assim para a sondagem das hipóteses de escrita e interpretativas de cada estudante.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a compreensão e o reconhecimento de palavras simples dentro do universo vocabular dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, estimulando habilidades de leitura e interpretação de texto de forma lúdica e participativa. Procura-se, também, fomentar a autonomia dos estudantes mediante o reconhecimento de letras e sons, além de facilitar a identificação de palavras por meio de estratégias de decodificação. Ao integrar a metodologia ativa, como a Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Jogos, espera-se despertar o interesse e a motivação dos alunos, constituindo um ambiente propício tanto para a aprendizagem colaborativa quanto para a valorização do conhecimento prévio dos estudantes. Essa atividade, portanto, embasa-se no desenvolvimento progressivo de competências linguísticas essenciais, fundamentais para o aprimoramento da leitura e da escrita.

  • Desenvolver habilidades de leitura e reconhecimento de palavras
  • Estimular a análise linguística e decodificação de letras e sons
  • Promover a leitura autônoma e interpretação de texto
  • Fomentar a aprendizagem colaborativa e o compartilhamento de conhecimentos
  • Avaliar e contribuir para o desenvolvimento das hipóteses de escrita dos alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01 - Reconhecer letras do alfabeto
  • EF01LP02 - Associar letras às suas respectivas formas sonoras (fonemas)
  • EF01LP04 - Ler palavras de uso frequente no contexto escolar
  • EF01LP05 - Ler e compreender frases simples, com ou sem apoio de imagens
  • EF01LP26 - Participar de situações de interlocução oral para se expressar e compartilhar experiências

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o reconhecimento de letras do alfabeto, a formação de palavras a partir das letras, e a leitura e interpretação de palavras e frases simples. Pelo método da Roda de Debate, os alunos serão incentivados a explorar e compartilhar seus conhecimentos prévios sobre palavras comuns de seu cotidiano, desenvolvendo a expressão oral e a capacidade de ouvir o outro. Na sequência, a Aprendizagem Baseada em Jogos, por meio do caça-palavras, propiciará a prática de leitura e a familiarização com a ortografia de palavras frequentes, enfatizando a correlação entre sons e letras, bem como a capacidade de interpretação textual básica.

  • Reconhecimento e identificação de letras do alfabeto
  • Associação entre letras e sons (fonemas)
  • Leitura e interpretação de palavras e frases simples
  • Expressão e compreensão oral através da participação na Roda de Debate
  • Familiarização com o jogo caça-palavras e estratégias de busca de palavras

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade será interativa e participativa, dividindo-se em duas etapas principais: a Roda de Debate e o caça-palavras gigante. Inicialmente, na Roda de Debate, os alunos serão estimulados a expressar seus pensamentos e conhecimentos prévios sobre as palavras selecionadas, promovendo a escuta ativa e o respeito pelas contribuições de cada um. Em seguida, a Aprendizagem Baseada em Jogos entra como ferramenta de consolidação do aprendizado, onde, por meio do caça-palavras, os alunos terão a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido, identificando e lendo palavras, numa atividade que mescla diversão com aprendizado.

  • Condução de Roda de Debate para exploração de conhecimentos prévios
  • Realização de caça-palavras gigante no quadro ou no chão como prática de leitura
  • Turnos para cada aluno encontrar e ler palavras, estimulando participação igualitária
  • Incentivo à dedução de palavras através do reconhecimento de letras e formação de palavras

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, a atenção será voltada para a Roda de Debate, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre as palavras comuns. Na segunda aula, o foco será na realização do caça-palavras gigante, promovendo a prática de leitura de forma lúdica e colaborativa.

  • Aula 1: Roda de Debate sobre palavras comuns (1h)
  • Aula 2: Caça-palavras gigante e leitura participativa (1h)

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça-palavras Falantes' será processual e observacional, levando em conta a participação, o interesse e o envolvimento dos alunos durante as duas etapas. Será observada a capacidade de identificar as letras, formar palavras e realizar leituras autônomas durante o jogo de caça-palavras. A habilidade de se expressar oralmente, compartilhar ideias e respeitar as falas dos colegas durante a Roda de Debate também será considerada. Feedbacks construtivos serão oferecidos estimulando a autoconfiança e a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários alguns recursos básicos, como giz e quadro negro (ou marcadores e quadro branco), fita adesiva para demarcar o caça-palavras no chão, no caso de preferir esta modalidade, além de cópias impressas do caça-palavras para referência. Também será importante disponibilizar um ambiente acolhedor e organizado que favoreça a interação entre os alunos e a execução das atividades propostas.

  • Giz e quadro negro ou marcadores e quadro branco
  • Fita adesiva para demarcação do caça-palavras no chão
  • Cópias impressas do caça-palavras
  • Espaço de sala de aula organizado para Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo