Esta atividade visa desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio de jogos lúdicos que estimulam a compreensão e utilização do sistema alfabético de escrita. Inicialmente, os alunos participarão de uma atividade mão-na-massa com o 'Caça-Palavras Sonoro', onde devem encontrar palavras dentro de uma matriz de letras que correspondam aos sons apresentados pelo professor. Em seguida, na atividade 'Histórias em Pedaços', os alunos, organizados em pequenos grupos, receberão pedaços de histórias com palavras faltantes e deverão completá-las. Por fim, o 'Bingo de Palavras' consolidará o aprendizado, utilizando cartelas com palavras estudadas. Todas as atividades serão intercaladas com rodas de debate para partilha de estratégias e aprendizados.
Os objetivos incluem o reconhecimento da relação fonema-grafema, facilidade em decodificar palavras pelo som, desenvolvimento da escrita espontânea e comparação entre a escrita convencional e a escrita própria. Estas habilidades são fundamentais para a alfabetização inicial, pois promovem não só a compreensão do sistema de escrita como também impulsionam a autoconfiança dos educandos na leitura e escrita.
Ao trabalhar com esse conjunto de atividades, abarcamos um conteúdo programático rico, que vai do reconhecimento de letras e sons à formação de palavras e frases. Este é um passo essencial no processo de alfabetização, pois constrói a base para que os alunos possam desenvolver habilidades mais complexas de leitura e escrita, aprimorando progressivamente seu domínio sobre o idioma.
A metodologia ativa escolhida para esta atividade inclui 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', favorecendo uma participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento. Essas abordagens propiciam um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo, onde os alunos podem explorar, questionar e construir saberes coletivamente.
A atividade será desenvolvida ao longo de seis aulas de 40 minutos, totalizando 4 horas de carga horária. Esta divisão permite uma exploração aprofundada de cada jogo e método, facilitando a assimilação dos conteúdos pelos alunos.
A avaliação será formativa e processual, considerando a participação, engajamento e progresso dos alunos durante as atividades. Através da observação direta, o professor poderá avaliar o desenvolvimento das competências de leitura e escrita, além de promover momentos de autoavaliação e reflexão com os alunos sobre suas aprendizagens. Exemplos de atividades avaliativas incluem: desempenho no Caça-Palavras Sonoro, participação nas rodas de debate e acertos no Bingo de Palavras.
Os recursos necessários para esta atividade incluem: cartazes com letras grandes para o caça-palavras, pedaços de papéis com trechos de histórias, cartelas de bingo com palavras, marcadores coloridos e um espaço adequado para a realização de rodas de debate. Estes materiais apoiam o desenvolvimento das atividades de forma lúdica e interativa, contribuindo para uma melhor assimilação dos conteúdos pelo aluno.
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