Caça-Palavras Sonoro, Histórias em Pedaços, Bingo de Palavras

Desenvolvida por: Indian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

Esta atividade visa desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio de jogos lúdicos que estimulam a compreensão e utilização do sistema alfabético de escrita. Inicialmente, os alunos participarão de uma atividade mão-na-massa com o 'Caça-Palavras Sonoro', onde devem encontrar palavras dentro de uma matriz de letras que correspondam aos sons apresentados pelo professor. Em seguida, na atividade 'Histórias em Pedaços', os alunos, organizados em pequenos grupos, receberão pedaços de histórias com palavras faltantes e deverão completá-las. Por fim, o 'Bingo de Palavras' consolidará o aprendizado, utilizando cartelas com palavras estudadas. Todas as atividades serão intercaladas com rodas de debate para partilha de estratégias e aprendizados.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos incluem o reconhecimento da relação fonema-grafema, facilidade em decodificar palavras pelo som, desenvolvimento da escrita espontânea e comparação entre a escrita convencional e a escrita própria. Estas habilidades são fundamentais para a alfabetização inicial, pois promovem não só a compreensão do sistema de escrita como também impulsionam a autoconfiança dos educandos na leitura e escrita.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma divertida e interativa.
  • Estimular o reconhecimento dos sons das letras e suas combinações.
  • Promover a compreensão e práxis do sistema alfabético de escrita.
  • Incentivar a participação do aluno em sua própria aprendizagem com metodologias ativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

Ao trabalhar com esse conjunto de atividades, abarcamos um conteúdo programático rico, que vai do reconhecimento de letras e sons à formação de palavras e frases. Este é um passo essencial no processo de alfabetização, pois constrói a base para que os alunos possam desenvolver habilidades mais complexas de leitura e escrita, aprimorando progressivamente seu domínio sobre o idioma.

  • Sistema alfabético de escrita.
  • Relação entre fonemas e grafemas.
  • Estratégias de leitura e escrita.

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade inclui 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', favorecendo uma participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento. Essas abordagens propiciam um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo, onde os alunos podem explorar, questionar e construir saberes coletivamente.

  • Caça-Palavras Sonoro com atividade mão-na-massa.
  • Histórias em Pedaços e discussão em Roda de Debate.
  • Bingo de Palavras como exemplo de Aprendizagem Baseada em Jogos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de seis aulas de 40 minutos, totalizando 4 horas de carga horária. Esta divisão permite uma exploração aprofundada de cada jogo e método, facilitando a assimilação dos conteúdos pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos jogos e explicações iniciais.
  • Aula 2: Caça-Palavras Sonoro.
  • Aula 3: Roda de Debate sobre o Caça-Palavras Sonoro.
  • Aula 4: Histórias em Pedaços - Leitura e escrita criativa.
  • Aula 5: Continuação de Histórias em Pedaços e preparação para o Bingo.
  • Aula 6: Bingo de Palavras e conclusão das atividades.

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, considerando a participação, engajamento e progresso dos alunos durante as atividades. Através da observação direta, o professor poderá avaliar o desenvolvimento das competências de leitura e escrita, além de promover momentos de autoavaliação e reflexão com os alunos sobre suas aprendizagens. Exemplos de atividades avaliativas incluem: desempenho no Caça-Palavras Sonoro, participação nas rodas de debate e acertos no Bingo de Palavras.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem: cartazes com letras grandes para o caça-palavras, pedaços de papéis com trechos de histórias, cartelas de bingo com palavras, marcadores coloridos e um espaço adequado para a realização de rodas de debate. Estes materiais apoiam o desenvolvimento das atividades de forma lúdica e interativa, contribuindo para uma melhor assimilação dos conteúdos pelo aluno.

  • Cartazes com letras do alfabeto.
  • Tirinhas com trechos de histórias.
  • Cartelas e marcadores para o bingo.
  • Espaço para realização das rodas de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo