Caça-Palavras Vivas

Desenvolvida por: Mauric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Construção de narrativas e trabalho em equipe

A atividade 'Caça-Palavras Vivas' é uma proposta lúdica e interativa, destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesse exercício, os estudantes serão agrupados e receberão cartões contendo palavras simples. A tarefa de cada grupo será engajar em uma Roda de Debate para discutir e elaborar uma história que conecte todas as palavras recebidas. Este processo incentiva não só a criatividade e a escrita compartilhada, mas também fomenta habilidades importantes como negociação, trabalho em equipe e tomada de decisão coletiva. Ao final da discussão, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história para a classe, demonstrando como conseguiram interligar as palavras. Esta não é apenas uma atividade de criação de histórias; é um exercício de construção coletiva, onde os alunos podem explorar diferentes perspectivas e chegar a um consenso criativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Caça-Palavras Vivas' é desenvolver nos alunos do 1º ano habilidades essenciais tanto na escrita quanto na comunicação oral, ao mesmo tempo em que promove a cooperação e a criatividade. Ao empregar a metodologia ativa da Roda de Debate, busca-se incentivar os estudantes a exercitar a escuta ativa, a argumentação construtiva e a negociação, guiando-os à construção coletiva de narrativas. Além disso, visa-se aprimorar o vocabulário e a capacidade de conectar ideias de maneira lógica e criativa, habilidades fundamentais para o desenvolvimento lingüístico e cognitivo nesta faixa etária.

  • Desenvolver a criatividade e a escrita compartilhada.
  • Fomentar habilidades de negociação e trabalho em equipe.
  • Aprimorar o vocabulário e a capacidade de conectar ideias.
  • Incentivar a escuta ativa e a argumentação construtiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03 - Escrever palavras e textos curtos de forma colaborativa, com ou sem apoio, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF01LP19 - Participar de situações de intercâmbio oral, formulando e respondendo perguntas, realizando e acolhendo intervenções nos momentos adequados.

Conteúdo Programático

A atividade integra conteúdos de Língua Portuguesa, com ênfase na construção de narrativas e no desenvolvimento de habilidades sociais e linguísticas. O plano inclui práticas colaborativas de escrita e oralidade, capacita os alunos a estabelecerem conexões entre palavras e ideias, além de promover o entendimento da importância do trabalho em equipe e da participação ativa em debates.

  • Construção de narrativas
  • Escrita compartilhada
  • Trabalho em equipe e negociação
  • Desenvolvimento de vocabulário e conexão de ideias

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada na participação ativa dos estudantes, através da utilização da Roda de Debate. Ao trabalharem em grupos, os alunos são estimulados a comunicarem-se, ouvirem e respeitarem as ideias alheias, além de negociarem para construir uma história coletiva. Esse processo é importante para que cada aluno contribua com suas ideias e perspectivas, promovendo um ambiente rico em diversidade criativa e cooperação.

  • Divisão dos alunos em grupos pequenos
  • Distribuição de cartões com palavras
  • Roda de Debate para discussão e criação de história
  • Apresentação das histórias pelos grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a divisão do grupo, a explicação da atividade e o início da criação das histórias. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas histórias e farão as apresentações para a classe.

  • Aula 1 - Divisão dos grupos e início da criação das histórias
  • Aula 2 - Finalização das histórias e apresentações

Avaliação

A avaliação se dará por meio da observação da participação dos alunos no processo de criação da história, sua contribuição para o trabalho em equipe, a criatividade e a habilidade de conexão das palavras na narrativa construída coletivamente. Será considerado também o engajamento dos alunos durante a Roda de Debate, a capacidade de escuta e de respeito pelas ideias alheias. Além disso, a coerência, a organização da narrativa e a correta utilização das palavras fornecidas serão critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões com palavras impressas, um espaço adequado para a condução da Roda de Debate e, opicionalmente, um quadro para anotações gerais. O uso de gravador pode ser interessante para capturar as ideias discutidas, além de materiais básicos de escrita para que os alunos possam esboçar suas histórias e contribuições.

  • Cartões com palavras impressas
  • Espaço para a Roda de Debate
  • Quadro para anotações
  • Materiais de escrita (lápis, borracha, papel)
  • Gravador (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo