Ciranda das Parlendas

Desenvolvida por: Nilcéi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade e expressão em público

A atividade 'Ciranda das Parlendas' tem como foco promover o desenvolvimento das habilidades de fala, audição e interpretação de textos ritmados e rimados entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao escolherem suas parlendas favoritas para recitar, os alunos praticarão não só a memorização, mas também a entonação, ritmo e articulação das palavras. A grande roda formada no centro da sala cria um ambiente acolhedor e de interação, onde cada aluno terá o seu momento de ser o centro das atenções ao recitar sua parlenda escolhida. Seguindo cada apresentação, haverá uma Roda de Debate coordenada pelo professor, que guiará a turma através de discussões construtivas sobre os aspectos linguísticos utilizados, como entonação, ritmo, e as rimas, além de discutir a importância da clareza e objetividade na expressão oral. Esta atividade incentiva a expressão individual e a atenção coletiva, além de estimular a confiança ao falar em público.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam não apenas a capacidade de recitar parlendas com clareza, observando ritmo e rima, mas também que ampliem suas habilidades de escuta ativa e participação em discussões orais. O foco estará em promover a expressão oral eficaz, encorajando os alunos a se expressarem de forma clara e objetiva e a escutarem atentamente as falas de seus colegas e professores, formulando perguntas pertinentes e solicitando esclarecimentos quando necessário. Além disso, almeja-se fomentar um ambiente de aprendizado cooperativo, no qual cada aluno possa sentir-se seguro para expressar suas ideias e respeitar as dos outros.

  • Desenvolver habilidades de fala através da recitação de parlendas
  • Promover escuta ativa e entendimento do ritmo e rima na linguagem
  • Estimular a confiança ao falar em público
  • Incentivar o respeito mútuo e a cooperação durante a participação na grande roda
  • Fomentar a habilidade de análise e discussão sobre linguagem oral

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP19: Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Conteúdo Programático

A base teórica desta atividade gira em torno do estímulo à oralidade e à capacidade auditiva, utilizando as parlendas como meio. Discute-se a importância das características específicas da linguagem oral -- como entonação, ritmo e rima -- na expressão e comunicação eficazes. Por meio da Roda de Debate, os alunos também aprenderão sobre o papel do feedback construtivo e da escuta ativa em contextos de comunicação, além de práticas de fala pública.

  • Recitação de parlendas e características da linguagem oral
  • Roda de Debate como prática de escuta ativa e expressão oral
  • Dinâmicas de grupo para comunicação eficaz e feedback construtivo

Metodologia

Esta atividade utiliza a metodologia ativa 'Roda de Debate' para encorajar a interação e participação dos alunos. Ao recitar parlendas e participar da Roda de Debate posterior, os alunos estarão ativamente envolvidos em um processo de aprendizagem colaborativa. A dinâmica da grande roda possibilita que todos tenham igualdade de participação, garantindo que as vozes de todos os alunos sejam ouvidas. A discussão guiada pelo professor após cada apresentação permite um feedback construtivo e o desenvolvimento de habilidades de análise crítica e escuta ativa.

  • Recitação individual de parlendas pelos alunos
  • Discussão coletiva na Roda de Debate
  • Feedback construtivo guiado pelo professor sobre apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está planejada para ser realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade e começarão as recitações de parlendas. A segunda aula continuará com as apresentações restantes e será concluída com uma Roda de Debate abrangente sobre as apresentações e os aprendizados da atividade.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início das recitações de parlendas
  • Aula 2: Conclusão das recitações e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação, expressão oral e habilidades de escuta. Será dada atenção especial à clareza da fala, uso correto de entonação, ritmo e rima, além da qualidade da participação na Roda de Debate. Feedbacks construtivos serão fornecidos após cada apresentação, permitindo um processo de aprendizagem reflexivo. Os alunos também serão incentivados a autoavaliarem suas apresentações e participações, promovendo a autoconsciência e o desenvolvimento pessoal.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como um espaço amplo para formação da roda, uma caixa com parlendas impressas para que os alunos possam escolher suas preferências, caso não tenham uma em mente, e um quadro branco para anotações durante a Roda de Debate. Esses recursos simples, porém eficazes, garantem o sucesso da atividade ao promover um ambiente de aprendizagem dinâmica e interativa.

  • Espaço amplo para formação da roda
  • Caixa com parlendas impressas
  • Quadro branco e marcadores

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo