Construtores de Histórias

Desenvolvida por: Luana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade 'Construtores de Histórias' busca fomentar o desenvolvimento da leitura, escrita, criatividade, trabalho em equipe e análise linguística entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Neste exercício, divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão um conjunto de cartões contendo palavras e imagens. A tarefa de cada grupo será criar coletivamente uma história que integre todas as palavras fornecidas nos cartões. Após a construção das histórias, cada grupo terá o desafio de apresentar sua narrativa para o resto da classe, praticando assim a leitura das palavras e realizando uma reflexão sobre a estrutura das frases e as palavras utilizadas. Este exercício não só estimula a imaginação e a cooperação entre os alunos mas também oferece a eles a oportunidade de praticar a segmentação de palavras em sílabas, relacionar os sons das palavras com suas representações escritas e reconhecer as letras do alfabeto, habilidades essenciais no processo inicial de alfabetização.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é ampliar a capacidade dos alunos de reconhecer a estrutura das palavras e frases, além de praticar a leitura e a escrita de modo criativo e colaborativo. A meta é que, ao final da atividade, os alunos tenham melhorado sua habilidade de segmentar palavras em sílabas, estabelecer conexões entre sons e suas representações gráficas e reconhecer e recitar o alfabeto na ordem correta. Essas competências são cruciais para o desenvolvimento da leitura e escrita fluente, facilitando o aprendizado em todas as áreas do conhecimento.

  • Promover a leitura fluente
  • Estimular a criatividade na construção de narrativas
  • Praticar a segmentação de palavras em sílabas
  • Relacionar os sons das palavras às suas representações gráficas
  • Reconhecer e recitar o alfabeto na ordem correta

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o reconhecimento das letras do alfabeto, a prática de leitura de palavras e pequenas frases, a construção coletiva de narrativas orais e escritas, além da análise das estruturas básicas da língua portuguesa, como sílabas e fonemas. As habilidades trabalhadas são fundamentais na etapa inicial do processo de alfabetização, servindo de base para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.

  • Reconhecimento das letras do alfabeto
  • Prática de leitura de palavras e frases
  • Construção coletiva de narrativas
  • Análise de sílabas e fonemas

Metodologia

A metodologia aplicada será ativa, envolvendo Atividade Mão-na-massa e Roda de Debate. Inicialmente, os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão cartões com palavras para que construam uma história. Essa dinâmica Mão-na-massa estimula a criatividade e colaboração. Após a criação das histórias, realizar-se-á uma Roda de Debate onde cada grupo apresentará sua história e discutirá sobre as estruturas das palavras e frases utilizadas, promovendo a reflexão e o aprendizado ativo.

  • Atividade Mão-na-massa para construção das histórias em grupo
  • Roda de Debate para apresentação e análise das histórias criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 1 hora, dividida em uma única aula de 60 minutos. Esta aula será suficiente para realizar tanto a construção das histórias quanto a apresentação e discussão das mesmas.

  • Aula 1 - Construção e apresentação das histórias

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de maneira formativa, observando a participação individual dentro do grupo, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na construção da história, a fluidez na leitura das palavras e a compreensão da estrutura das frases e palavras utilizadas. Feedbacks construtivos serão oferecidos após cada apresentação, incentivando a melhoria contínua no processo de aprendizagem. A avaliação considerará a evolução dos alunos ao longo da atividade, mais do que a produção final em si.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários cartões com palavras e imagens correspondentes, papéis para anotação das histórias criadas pelos grupos, marcadores ou lápis de cor para as anotações e um espaço adequado que favoreça a interação entre os alunos e a apresentação das histórias.

  • Cartões com palavras e imagens
  • Papéis para anotação
  • Marcadores ou lápis de cor
  • Espaço adequado para interação e apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo