Construtores de Palavras Estacionais

Desenvolvida por: Taiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estações do ano e alfabetização

A atividade 'Construtores de Palavras Estacionais' é uma proposta pedagógica inovadora pensada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de combinar o aprendizado da leitura e escrita à compreensão das características distintas das estações do ano. Utilizando uma metodologia ativa, especificamente a 'Atividade Mão-na-massa', os alunos serão estimulados a trabalhar em pequenos grupos, onde receberão cartões com letras e imagens que remetem às quatro estações - primavera, verão, outono e inverno. O principal desafio será associar sons e imagens às letras correspondentes, com o intuito de formarem palavras que descrevam elementos típicos de cada estação, como 'calor' ao se depararem com uma imagem ilustrativa do sol de verão. Esta atividade favorece o desenvolvimento da habilidade de distinguir letras de outros sinais gráficos, reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, e conectar os fonemas às suas letras. Por meio dessa experiência interativa, espera-se não apenas aprimorar a alfabetização dos estudantes, mas também enriquecer seu conhecimento sobre o mundo natural e suas mudanças cíclicas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são facilitar o reconhecimento das letras do alfabeto, promover o entendimento do sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala e permitir aos alunos identificar fonemas e conectá-los às suas respectivas letras. Através da associação visual de imagens representativas das estações e a correspondente seleção de letras para formar palavras, os alunos desenvolverão habilidades de leitura e escrita de forma lúdica e significativa. Este método também visa a fomentar o trabalho em equipe e aprimorar habilidades sociais, como a comunicação e colaboração, enquanto os alunos negociam entre si para decidir quais letras são necessárias para formar as palavras corretas.

  • Facilitar o reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Promover o entendimento do sistema de escrita alfabética.
  • Permitir a identificação de fonemas e sua conexão com as letras.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Fomentar o trabalho em equipe e aprimorar habilidades sociais.

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada ao conteúdo programático de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental, abrangendo desde a alfabetização e letramento até a compreensão dos fenômenos naturais, como as estações do ano. Através de uma abordagem interdisciplinar, os alunos terão a oportunidade de explorar letras, sons e palavras, enquanto refletem sobre como o clima influencia o ambiente ao seu redor e a vida das pessoas. Além disso, a dinâmica de trabalho em grupo visa desenvolver competências socioemocionais importantes, preparando os alunos para um aprendizado colaborativo e eficaz.

  • Alfabetização e letramento.
  • Sistema de escrita alfabética.
  • Reconhecimento de letras e fonemas.
  • Compreensão das estações do ano.
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos serão divididos em pequenos grupos para maximizar a interação e o engajamento. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com letras e imagens relacionadas às estações do ano. A partir daí, o desafio será montar palavras que descrevam os elementos característicos de cada estação, promovendo uma experiência de aprendizado colaborativa e imersiva. A escolha dessa metodologia visa estimular não apenas o aprendizado acadêmico, mas também habilidades de problematização, criatividade e cooperação, fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Atividade Mão-na-massa.
  • Trabalho em pequenos grupos.
  • Uso de cartões com letras e imagens.
  • Montagem colaborativa de palavras.
  • Reflexão sobre as estações do ano.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total prevista para a atividade é de 12 horas, distribuídas em 7.2 aulas de 100 minutos cada. As aulas serão estruturadas de forma a permitir uma imersão gradual no conteúdo, começando pela apresentação do projeto e das estações do ano, seguindo com a exploração dos cartões de letras e imagens, prática da montagem de palavras, e culminando com uma reflexão conjunta sobre o aprendizado realizado.

  • Aula 1: Introdução à atividade e ao tema das estações do ano.
  • Aula 2-3: Exploração dos cartões de letras e imagens.
  • Aula 4-5: Prática de montagem de palavras em grupos.
  • Aula 6-7: Continuação da prática e início da preparação para a apresentação dos grupos.
  • Momento 1: Continuação da prática (40 minutos)
    No momento 1, os alunos continuarão a prática de formar palavras em grupos, utilizando os cartões com letras e imagens relacionadas às estações do ano. O professor irá circular pelas equipes, fornecendo orientações individualizadas e tirando dúvidas. Será um momento de aprofundamento na atividade, visando consolidar o aprendizado e desenvolver a autonomia dos alunos na construção das palavras.

    Momento 2: Início da preparação para a apresentação dos grupos (20 minutos)
    Neste momento, os alunos serão orientados a começar a preparar a apresentação dos grupos. Eles receberão instruções sobre como organizar a apresentação, destacando as palavras formadas e explicando a relação com as estações do ano. Será uma oportunidade para praticar habilidades de comunicação e trabalho em equipe, além de reforçar o conteúdo aprendido na atividade.

  • Aula 7.2: Reflexão sobre o aprendizado e apresentação dos grupos.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e processual, levando em consideração a participação individual e coletiva dos alunos, a capacidade de trabalhar em equipe, o envolvimento com a tarefa de montar as palavras e a habilidade de fazer conexões entre as letras, os sons e as imagens. Será incentivado um ambiente de feedback constante, onde os alunos poderão refletir sobre seus erros e acertos de forma construtiva. Além da avaliação contínua durante as aulas, haverá um momento de compartilhamento das palavras construídas por cada grupo, permitindo que todos demonstrem o que aprenderam e recebam reconhecimento pelo seu esforço e criatividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões de papelão ou material resistente com letras do alfabeto impressas em uma face e imagens representativas das estações do ano na outra. Será crucial dispor de uma variedade de imagens que estimulem os alunos a pensar em diferentes palavras que descrevam cada estação. Além disso, a sala de aula deverá ser organizada de forma a facilitar o trabalho em grupo, com uma disposição circular ou em pequenas ilhas para incentivar a interação e colaboração entre os alunos.

  • Cartões de papelão com letras e imagens.
  • Espaço de sala de aula adequado para trabalho em grupo.
  • Quadro branco ou flip chart para anotações coletivas.
  • Caixa ou envelope para guardar os cartões quando não estiverem em uso.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo