Esta atividade, denominada 'Contadores de Histórias', objetiva fomentar o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e oralidade entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através de uma sessão inicial de contação de histórias realizada pelo professor, os alunos serão introduzidos ao universo narrativo, despertando sua imaginação e interesse pelo ato de contar e criar histórias. Posteriormente, divididos em pequenos grupos, receberão cartas contendo palavras, algumas das quais foram vistas na história contada e outras adicionais, apresentando-lhes o desafio de criar uma nova história que integre estas palavras. Cada grupo terá a oportunidade de contar oralmente a história que criou, permitindo que exerçam a oralidade de forma lúdica e colaborativa. Ao fim, tentarão escrever no quadro as palavras-chave de suas histórias, praticando a escrita espontânea e realizando uma comparação entre suas produções e as formas convencionais de escrita. Essa abordagem permite um envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe e a reflexão sobre a língua escrita.
O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento das competências de leitura, escrita e oralidade, fundamentais no início do processo educacional. Por meio da criação coletiva de histórias, os alunos exercitarão a imaginação, a capacidade de articulação de ideias e a habilidade de trabalhar em grupo. Ao escreverem as palavras-chave no quadro, eles praticarão a escrita espontânea, entrando em contato com as convenções da língua escrita e estimulando a reflexão sobre os usos diversos da escrita. Este exercício visa também aprimorar a habilidade de observar e comparar diferentes formas de representação escrita, incentivando o reconhecimento de padrões e a compreensão da importância das regras ortográficas.
O conteúdo programático desta atividade abrange a contação de histórias como ponto de partida para a exploração da linguagem escrita e falada. A integração de palavras-chave em novas narrativas incentiva a compreensão leitora e a capacidade de síntese dos alunos. A atividade propõe uma imersão na prática da escrita espontânea, destacando sua importância para o desenvolvimento das habilidades iniciais de escrita. O processo de criação coletiva ressalta a importância do trabalho colaborativo e da comunicação efetiva, essenciais para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos alunos.
A metodologia ativa da atividade 'Contadores de Histórias' incorpora a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Através de uma abordagem prática, os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem, construindo conhecimento de forma colaborativa. O diálogo e a troca de ideias são incentivados por meio da Roda de Debate, promovendo uma reflexão coletiva sobre as histórias criadas e suas estruturas. A aprendizagem baseada em jogos, realizada com as cartas de palavras, estimula a criatividade e a capacidade de resolver problemas em equipe.
A carga horária total para a realização desta atividade é de 1 hora, dividida em duas aulas de 50 minutos cada, permitindo a adequada imersão nas etapas propostas e o desenvolvimento integral das competências visadas.
A avaliação da atividade 'Contadores de Histórias' será baseada na participação ativa dos alunos, na criatividade e coesão da história criada em grupo, na capacidade de trabalhar em equipe, e na habilidade de refletir sobre a própria escrita comparando-a com as convenções da língua. Serão consideradas a expressão oral durante a apresentação das histórias e a tentativa de escrita das palavras-chave, observando o empenho em aplicar as regras ortográficas conhecidas. O processo de avaliação buscará reconhecer o esforço individual e coletivo, incentivando a autoavaliação e o feedback construtivo entre os pares.
Para a realização da atividade 'Contadores de Histórias', serão necessários recursos simples, como cartas com palavras impressas, quadro branco e marcadores, além de materiais para a contação de histórias, que podem incluir livros, figurinos ou outros objetos que ajudem a tornar a narração mais envolvente. A escolha por recursos acessíveis e estimulantes visa facilitar a implementação da atividade em diferentes contextos escolares, promovendo uma experiência de aprendizagem rica e inclusiva.
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